Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11793
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPassos, Simone Aparecida dos
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:53Z-
dc.date.available2009-04-07
dc.date.available2016-06-22T18:29:53Z-
dc.date.issued2009-02-18
dc.identifier.citationPASSOS, Simone Aparecida dos. Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de García Lorca. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11793-
dc.description.abstractMujer, deseo y muerte: dramaturgia y sociedad en lo inseparable triángulo de Federico García Lorca investiga los textos Bodas de Sangre (1933), Yerma (1934) y La Casa de Bernarda Alba (1936) como exponentes de un discurso social e individual del autor. Esa dramaturgia retoma la forma mítica de pensar el mundo, el conocimiento de lo sagrado primitivo y la experiencia cíclica de la naturaleza que el hombre lleva consigo, aunque reglas se sobrepongan a las experiencias humanas. La mujer presentada en sus vivencias, sensaciones y pensamientos es tomada como sujeto. El dramaturgo vuelve la mirada hacia el cuerpo femenino y da voz a esa mujer que siente, vive y quiere ser amada, libre de las imposiciones ajenas, regida por sus propios impulsos. Sin embargo, dentro de la comunidad andaluza de que trata el texto, ese derecho le é negado. En esa organización, la mujer es confinada y al mismo tiempo desprovista de espacio donde pueda realizarse en plenitud. La muerte, entonces, se revelas como una forma de libertación de las amarras sociales y morales que las aprisionan y paradojalmente sofoca ese espíritu de revuelta dentro de la obra. Palabra-llavespa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGarcia Lorca, Frederico, 1898-1936 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectPoesia espanhola - História e críticapor
dc.subjectAmor na literaturapor
dc.subjectMulheres na literaturapor
dc.subjectMorte na literaturapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectFemininopor
dc.subjectDesejopor
dc.subjectMortepor
dc.subjectFemeninospa
dc.subjectDeseospa
dc.subjectMuertespa
dc.titleMulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de García Lorcapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Machado, Irlei Margarete Cruz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728H4por
dc.contributor.referee1Arantes, Luiz Humberto Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7por
dc.contributor.referee2Feix, Tânia Alice
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711588H9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746580D8por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoMulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de Federico García Lorca investiga os textos Bodas de Sangre (1933), Yerma (1934) e La Casa de Bernarda Alba (1936) como expoentes de um discurso social e individual do autor. Essa dramaturgia retoma a forma mítica de pensar o mundo, o conhecimento do sagrado primitivo e a experiência cíclica da natureza que o homem carrega consigo, ainda que regras venham se sobrepor a essas experiências. A mulher apresentada em suas vivências, sensações e pensamentos é tomada como sujeito. O dramaturgo volta o olhar para o corpo feminino e dá voz a essa mulher que sente, vive e quer ser amada, livre das imposições alheias, regida por seus próprios impulsos. Contudo, dentro da comunidade andaluza de que trata o texto, esse direito lhe é negado. Nessa organização, a mulher é confinada e ao mesmo tempo desprovida de espaço onde possa realizar-se em plenitude. A morte, então, revela-se como uma forma de libertação das amarras sociais e morais que a aprisionam e paradoxalmente sufoca esse espírito de revolta dentro da obra.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765799-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.