Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11793
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Passos, Simone Aparecida dos | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:29:53Z | - |
dc.date.available | 2009-04-07 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:29:53Z | - |
dc.date.issued | 2009-02-18 | |
dc.identifier.citation | PASSOS, Simone Aparecida dos. Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de García Lorca. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11793 | - |
dc.description.abstract | Mujer, deseo y muerte: dramaturgia y sociedad en lo inseparable triángulo de Federico García Lorca investiga los textos Bodas de Sangre (1933), Yerma (1934) y La Casa de Bernarda Alba (1936) como exponentes de un discurso social e individual del autor. Esa dramaturgia retoma la forma mítica de pensar el mundo, el conocimiento de lo sagrado primitivo y la experiencia cíclica de la naturaleza que el hombre lleva consigo, aunque reglas se sobrepongan a las experiencias humanas. La mujer presentada en sus vivencias, sensaciones y pensamientos es tomada como sujeto. El dramaturgo vuelve la mirada hacia el cuerpo femenino y da voz a esa mujer que siente, vive y quiere ser amada, libre de las imposiciones ajenas, regida por sus propios impulsos. Sin embargo, dentro de la comunidad andaluza de que trata el texto, ese derecho le é negado. En esa organización, la mujer es confinada y al mismo tiempo desprovista de espacio donde pueda realizarse en plenitud. La muerte, entonces, se revelas como una forma de libertación de las amarras sociales y morales que las aprisionan y paradojalmente sofoca ese espíritu de revuelta dentro de la obra. Palabra-llave | spa |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Garcia Lorca, Frederico, 1898-1936 - Crítica e interpretação | por |
dc.subject | Poesia espanhola - História e crítica | por |
dc.subject | Amor na literatura | por |
dc.subject | Mulheres na literatura | por |
dc.subject | Morte na literatura | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Feminino | por |
dc.subject | Desejo | por |
dc.subject | Morte | por |
dc.subject | Femenino | spa |
dc.subject | Deseo | spa |
dc.subject | Muerte | spa |
dc.title | Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de García Lorca | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Irlei Margarete Cruz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728H4 | por |
dc.contributor.referee1 | Arantes, Luiz Humberto Martins | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7 | por |
dc.contributor.referee2 | Feix, Tânia Alice | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711588H9 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746580D8 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Teoria Literária | por |
dc.description.resumo | Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de Federico García Lorca investiga os textos Bodas de Sangre (1933), Yerma (1934) e La Casa de Bernarda Alba (1936) como expoentes de um discurso social e individual do autor. Essa dramaturgia retoma a forma mítica de pensar o mundo, o conhecimento do sagrado primitivo e a experiência cíclica da natureza que o homem carrega consigo, ainda que regras venham se sobrepor a essas experiências. A mulher apresentada em suas vivências, sensações e pensamentos é tomada como sujeito. O dramaturgo volta o olhar para o corpo feminino e dá voz a essa mulher que sente, vive e quer ser amada, livre das imposições alheias, regida por seus próprios impulsos. Contudo, dentro da comunidade andaluza de que trata o texto, esse direito lhe é negado. Nessa organização, a mulher é confinada e ao mesmo tempo desprovida de espaço onde possa realizar-se em plenitude. A morte, então, revela-se como uma forma de libertação das amarras sociais e morais que a aprisionam e paradoxalmente sufoca esse espírito de revolta dentro da obra. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81765799 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Simone.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.