Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26912
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3208-2480
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Utilização de rádio definido por software e metodologias ativas no ensino em engenharia elétrica
Alternate title (s): Software-defined radio utilization and active learning in electrical engineering teaching
Author: Diniz, Priscila Crisfir Almeida
First Advisor: Veiga, Antônio Cláudio Paschoarelli
First member of the Committee: Carrijo, Gilberto Arantes
Second member of the Committee: Mateus, Alexandre Coutinho
Third member of the Committee: Ogashawara, Osmar
Fourth member of the Committee: Santos, Daniel Moraes
Summary: Um dos grandes desafios do ensino em engenharia é aproximar a teoria das aplicações práticas. O Team Based Learning (TBL) é uma metodologia ativa centrada no aluno, que utiliza o conceito de sala de aula invertida, de tal maneira que os alunos estudam de forma independente um material conceitual antes de ser tratado em sala de aula e posteriormente, em sala, passa um tempo considerável trabalhando em equipes resolvendo problemas com aplicações conceituais baseado no material estudado. A última etapa do TBL é a aplicação dos conceitos do curso, contudo, na área de telecomunicações uma grande barreira presente nas instituições de ensino é o elevado custo dos equipamentos para desenvolvimento prático. Além disso, tradicionalmente são usados equipamentos com funções dedicadas a uma única atividade. Para solucionar este problema e aplicar a etapa prática do TBL na engenharia elétrica e de telecomunicações este trabalho apresenta uma proposta de adaptação do TBL utilizando um conjunto de rádio definido por software (SDR), usando o hardware USRP e o software GNU Radio, esse conjunto possui funcionalidades flexíveis e de baixo custo. Para finalizar, é mostrado a aplicação do TBL na componente curricular de instalações elétrica e ainda, é apresentado a proposta de aplicação da etapa prática do TBL utilizando o SDR no aprendizado de componentes curriculares da engenharia de telecomunicações.
Abstract: One of the great challenges of engineering education is bringing theory closer to practical applications. The Team Based Learning (TBL) methodology, which uses the flipped classroom concept, is actively centred on the student. The students study a conceptual material independently before it is covered in the classroom. After that, they spend a considerable amount of time working in groups in the classroom solving problems with conceptual application of the material studied. The last stage of TBL is the application of course concepts. However, in the telecommunications field, the high cost of equipment for practical development in educational institutions is a big barrier. Moreover, the equipment used is traditionally dedicated to a single activity. In order to solve this problem and apply all the TBL stages in telecommunications and electrical engineering teaching, this report presents a proposal of an adaptation of this methodology using a software defined radio set using the USRP hardware and the GNU Radio software. This set offers flexible functionalities and low cost. Finally, we show the application for each TBL stage in electrical installations and also, the proposal of application of the TBL practical stage using SDR in learning process a module of each of the telecommunication engineering curriculum components shown as an example.
Keywords: Rádio Definido por Software
USRP
GNU Radio
Metodologia ativa
Sala de aula invertida
Aprendizado baseado em equipes
Software Defined Radio
Active Learning
Flipped Classroom
Team Based Learning
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Quote: DINIZ, Priscila Crisfir Almeida. Utilização de rádio definido por software e metodologias ativas no ensino em engenharia elétrica. 2019. 110 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2096
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2096
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26912
Date of defense: 9-Jul-2019
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
utilizacaoradiodefinido.pdf5.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons