Histórico

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tornou-se membro institucional do ORCID em 13 de março de 2019. Assim, foi possível realizar a integração com o Ducere - Repositório Institucional, esta integração permite aos usuários que submetem trabalhos no RI-UFU alimente automaticamente seu ORCID.

O que é

ORCID (Open Researcher and Contributor ID) em português ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor é um identificador persistente único e gratuito para os pesquisadores, analistas e acadêmicos. Ele permite e facilita a identificação no âmbito nacional e internacional do histórico de produção científica do pesquisador, e lhe permite controlar quais dados que serão vinculados ao seu identificador e como esses dados se tornarão públicos e compartilhados. O ORCID pode ser comparado com curriculum Lattes, porém em uma escala internacional, pois pode ser pesquisado por qualquer usuário ou instituição, como editores, repositórios, associações profissionais, universidades, agências de fomento e outros financiadores.
O responsável pelo ORCID é uma Organização homônima sem fins lucrativos

Como funciona

O ORCID é composto de 16 dígitos numéricos "0000-0002-0000-0510", que consegue unificar várias informações que possibilite localizar e identificar o pesquisador, como por exemplo, o nome do autor que pode sofrer alterações ao longo se sua carreira, podendo ser citado de diferentes formas, usando abreviaturas, ambiguidades, na integra enfim. Essa identidade permite que o pesquisador informe toda a sua produção ao longo de sua carreira, mesmo que se desvincule de alguma instituição ou pesquisa, o registro continuará sobre em seu ORCID, como também a alimentação automática através de integração do Ducere- Repositório Institucional com o ORCID.

Quem pode usar

Toda a comunidade UFU: discentes, docentes e servidores técnico- administrativos.

Para a integração é necessário somente sua autorização aos editores internacionais na submissão dos artigos.

Benefícios

A disponibilização da produção acadêmica científica da UFU, através da integração do Ducere – Repositório Institucional com o ORCID, além do mesmo já está integrados com outras plataformas como o DOI - Digital Object Identifier, ResearcherID, Scopus ID, Web of Science e Curriculum Lattes.