Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/50090
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0244-5873
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Projeto de migração de SAP S/4HANA on-premise para cloud em contexto de aquisição empresarial
Autor(es): Souza, Vinicius Freitas Venunes de
Primeiro orientador: Paulino, Alessandra Aparecida
Primeiro membro da banca: Oliveira, Ronaldo Castro de
Segundo membro da banca: Theodoro, Luiz Claúdio
Resumo: Este relatório técnico profissional visa descrever o processo de aquisição empresarial da CJ Selecta, multinacional sul-coreana, pela Bunge, multinacional americana, analisando toda a cadeia de migração do sistema Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)/ System Analysis Program Development, Análise de Sistemas e Desenvolvimento de Programas (SAP), com foco principal no planejamento e preparo da migração, na execução de testes e nas lições aprendidas. Como situação-problema, destaca-se a migração do sistema SAP Business Suite 4 SAP HANA (S/4HANA) OnPremise da empresa adquirida para o ambiente Cloud da empresa adquirente, um projeto de longa duração que demandou o envolvimento de mais da metade dos colaboradores da empresa. Como solução, foram conduzidas diversas fases dentro do projeto de migração: mapeamento de tecnologias, cenários, fluxos de trabalho e configurações; definição da ordem de execução; planejamento das etapas de cutover (virada técnica oficial em que o sistema novo substitui o antigo em produção); e ensaio de implementação. Os resultados esperados do projeto consistiam na mitigação de erros durante a migração, na otimização do tempo de implementação do novo sistema, na garantia do correto funcionamento de todos os processos tal como operavam anteriormente e, por fim, na transição segura entre sistemas.
Palavras-chave: SAP S/4HANA
Migração de sistemas
Aquisição empresarial
ERP
Computação em nuvem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Vinicius Freitas Venunes de. Projeto de Migração de SAP S/4HANA On-Premise para Cloud em Contexto de Aquisição Empresarial. 2026. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/50090
Data de defesa: 9-Jun-2026
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProjetoMigracaoSAPS4HANA (1).pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons