Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48501
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Objetivos globais, perspectivas locais: a produção científica sobre os ODS no Brasil
Autor(es): BAHDUR, Isabella
Primeiro orientador: Oliveira Neto, Odilon José de
Primeiro membro da banca: da Silva, Josilene Barbosa
Segundo membro da banca: Silva, Edson Arlindo
Resumo: O presente estudo objetivou descrever e analisar os indicadores bibliométricos da produção científica brasileira sobre os ODS disponível em periódicos com acesso livre online. Com intuito de atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliométrica quantitativa e descritiva, embasada nas leis bibliométricas de Lotka, de Bradford e de Zipf. Foram analisados os artigos publicados em periódicos científicos com acesso livre disponíveis online nos portais da CAPES e Google Acadêmico. Constatou-se, segundo a Lei de Bradford, que há significativa concentração de citações em um número reduzido de artigos, embora essas citações estejam distribuídas em periódicos distintos, o que evidencia que o interesse pela temática não se limita a revistas científicas específicas, mas reflete a relevância intrínseca do assunto. Pela Lei de Lotka, observou-se que a produção científica brasileira sobre os ODS não apresentou uma forte concentração em poucos autores, diferindo do padrão esperado em outras áreas, ainda que alguns pesquisadores tenham se destacado pela maior visibilidade e impacto de suas publicações. Já a análise da Lei de Zipf revelou predominância de termos centrais, como “ODS” e “Agenda 2030”, demonstrando o enfoque holístico da academia, que tende a tratar os objetivos de forma integrada, mais do que em perspectivas isoladas. Esses resultados contribuem para compreender padrões de impacto, produtividade e visibilidade, bem como a articulação institucional que sustenta a produção sobre os ODS. Para estudos futuros, recomenda-se investigações específicas sobre as metas associadas a cada objetivo, ampliando indicadores e metodologias que possam fortalecer o acompanhamento científico dos ODS no Brasil.
Palavras-chave: Bibliometria
Indicadores Bibliométricos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BAHDUR, Isabella.Objetivos globais, perspectivas locais: a produção científica sobre os ODS no Brasil. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48501
Data de defesa: 17-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ObjetivosGlobaisPerspectivas.pdfTCC358.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.