Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48292
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação da conduta cirúrgica de neoplasias cutâneas malignas de cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(es): Moreira, Luciano de Paulo
Primeiro orientador: Fagundes, Aracelle Alves de Avila
Primeiro membro da banca: Mota, Francisco Cláudio Dantas
Segundo membro da banca: Horr, Mônica
Resumo: A escolha da conduta cirúrgica para neoplasias malignas exerce impacto sobre o controle local do tumor, a probabilidade de metástases e, consequentemente, a sobrevida, sobretudo quando fatores como margens histológicas, invasão linfovascular e envolvimento nodal influenciam o prognóstico clínico. O estudo avaliou os casos oncológicos submetidos à remoção cirúrgica no HV-UFU, identificando a proporção de tumores benignos, malignos e procedimentos sem laudo histopatológico. Entre as neoplasias malignas, foram analisadas margens cirúrgicas, invasão linfovascular, metástases nodais e remoção de linfonodo sentinela, correlacionando esses achados às condutas dos cirurgiões por meio de questionário individual. Os dados permitiram avaliar as práticas atuais e subsidiar aprimoramentos no manejo clínico-cirúrgico de pacientes oncológicos. Foram analisadas as fichas clínicas cirúrgicas de 337 pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos realizados entre janeiro e outubro de 2025, dos quais 161 possuíam diagnóstico por laudo histopatológico anexado aos documentos. Foram identificadas 196 neoplasias malignas, distribuídas entre neoplasias mamárias, mastocitomas, carcinomas cutâneos, sarcomas de tecidos moles, hemangiossarcomas, melanomas, CCE e outros grupos. Observou-se que 62,76% dos casos apresentaram margens histológicas livres, enquanto 37,24% exibiram margens comprometidas. A invasão linfovascular esteve presente em 11,7% dos tumores, e 28,6% dos linfonodos avaliados apresentaram metástases, embora 78 laudos não contivessem informações sobre avaliação linfonodal. As análises estatísticas (Teste t e Qui- quadrado) demonstraram associação significativa entre tipo tumoral, estado das margens, invasão linfovascular e metástase linfonodal. A partir do questionário aplicado aos cirurgiões, verificou-se consenso quanto à relevância das margens, invasão vascular e metástase nodal na decisão terapêutica, embora houvesse heterogeneidade, na prática de remoção preventiva de linfonodos (50% removem o linfonodo inalterado preventivamente). Os achados reforçam a importância da avaliação histopatológica completa e do estadiamento linfonodal adequado, destacando lacunas na submissão de amostras e na padronização de condutas cirúrgicas.
Palavras-chave: margens cirúrgicas
invasão linfovascular
metástase linfonodal
histológico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA::CLINICA E CIRURGIA ANIMAL::CLINICA CIRURGICA ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MOREIRA, Luciano de Paulo. Avaliação da conduta cirúrgica de neoplasias cutâneas malignas de cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48292
Data de defesa: 11-Dez-2025
Aparece nas coleções:COREMU - TCR - RESIDÊNCIA UNIPROFISSIONAL EM SAÚDE - CIÊNCIAS VETERINÁRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoCondutaCirúrgica.pdf350.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.