Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48278
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-1165-8728
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise dos desfechos das gestações em mulheres com lúpus eritematoso sistêmico a longo prazo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Título(s) alternativo(s): Analysis of long-term pregnancy outcomes in women with systemic lupus erythematosus at the University Hospital of the Federal University of Uberlândia
Autor(es): Porto, Carolina Borborema
Primeiro orientador: Cecconi, Mariana
Primeiro membro da banca: Markus , Juliana
Segundo membro da banca: Souza , Elziane da Cruz Ribeiro e
Resumo: O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune crônica que acomete predominantemente mulheres em idade reprodutiva, tornando a gestação um período de alto risco. Apesar do amplo estudo dos desfechos obstétricos, ainda são limitados os dados sobre a evolução clínica no período pós-gestacional tardio, especialmente em populações brasileiras. O objetivo deste estudo foi descrever os desfechos maternos e fetais, a atividade da doença, a ocorrência de flares, o dano orgânico cumulativo e o manejo terapêutico no período pós-gestacional tardio de mulheres com LES acompanhadas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Trata-se de um estudo longitudinal de coorte retrospectiva, que incluiu 27 mulheres com LES que tiveram gestações entre 2017 e 2023. Observou-se elevada frequência de prematuridade, histórico de abortamentos e flares pós-gestacionais, apesar da baixa ocorrência de óbito fetal e neonatal. A maioria das pacientes apresentou baixa atividade de doença no momento da avaliação, segundo o SLEDAI, e 55,6% alcançaram status de remissão de acordo com a estratégia DORIS. O uso de corticosteroides associou-se à ocorrência de flares no período pós-gestacional, enquanto a hidroxicloroquina e a azatioprina não se associaram a desfechos maternos ou neonatais desfavoráveis. Conclui-se que o acompanhamento longitudinal e individualizado no período pós-gestacional é fundamental para o controle da atividade da doença em mulheres com LES.
Palavras-chave: Lúpus eritematoso sistêmico
Gestação de alto risco
Pós-gestação
Atividade da doença
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PORTO, Carolina Borborema. Análise dos desfechos das gestações em mulheres com lúpus eritematoso sistêmico a longo prazo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2026. 33 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência Médica em Reumatologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48278
Data de defesa: 11-Fev-2026
Aparece nas coleções:COREME - TCRM - Trabalho de Conclusão de Residência Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseDesfechosGestações_versão 1.pdf757.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons