Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48268
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tecendo saberes com a arte: neurodiversidade e inclusão escolar na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Weaving knowledge through art: neurodiversity and inclusive education in early childhood
Autor(es): Silva, Kátia Raquel da
Primeiro orientador: Oliveira, Felipe Henrique Monteiro
Primeiro membro da banca: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Segundo membro da banca: Posca, Luís Müller
Resumo: A presente dissertação de mestrado estabelece um diálogo entre arte, neurodiversidade e educação inclusiva, investigando o desenvolvimento de práticas pedagógicas na Educação Infantil de uma escola da rede municipal de Uberlândia com estudantes do agrupamento de 3 anos. A pesquisa perpassa por uma breve descrição da trajetória pessoal da autora observando em quais aspectos a arte e as questões relacionadas à inclusão se fizeram presente no processo de escolha pela profissão docente. O trabalho convida à reflexão sobre a neurodiversidade e a inclusão, posicionando a arte como um campo do conhecimento essencial para a aprendizagem e expressão humana, onde as crianças são compreendidas como autoras de suas produções, e a arte percebida como um processo de criação autônomo, tendo o educador o papel fundamental de instigar, mediar e dialogar com os estudantes, estimulando a construção de conhecimentos. Ademais, o estudo analisa a evolução da educação inclusiva no Brasil, abordando os períodos de segregação, integração e a atual fase de inclusão, destacando tanto os avanços quanto os desafios que ainda permeiam o ambiente educacional. Metodologicamente, a pesquisa se fundamenta em um ambiente de práticas coletivas em artes, priorizando a exploração, a sensibilidade e a aprendizagem em um espaço que acolhe as diferenças, respeitando as particularidades e as distintas possibilidades de desenvolvimento em um contexto de neurodiversidade.
Abstract: This Master's dissertation establishes a dialogue among Art, Neurodiversity, and Inclusive Education, investigating the development of pedagogical practices in Early Childhood Education within a municipal school in Uberlândia, involving students from the 3-year-old group. The research includes a brief description of the author’s personal trajectory, observing how Art and issues related to inclusion influenced the choice of the teaching profession. The work invites reflection on neurodiversity and inclusion, positioning Art as an essential field of knowledge for human learning and expression. In this context, children are understood as authors of their own creations, and Art is perceived as a process of autonomous creation, with the educator playing the fundamental role of instigating, mediating, and engaging in dialogue with the students, thus stimulating the construction of knowledge. Furthermore, the study analyzes the evolution of inclusive education in Brazil, addressing the periods of segregation, integration, and the current phase of inclusion, highlighting both the advancements and the challenges that still permeate the educational environment. Methodologically, the research is grounded in an environment of collective art practices, prioritizing exploration, sensitivity, and learning in a space that welcomes differences, respecting the particularities and distinct possibilities of development within a context of neurodiversity.
Palavras-chave: Arte/educação
Art/education
neurodiversidade
neurodiversity
educação inclusiva
inclusive education
educação infantil
early childhood education
práticas pedagógicas
pedagogical practices
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: SILVA, Kátia Raquel da. Tecendo saberes com a arte: neurodiversidade e inclusão escolar na educação infantil. 2026. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2026.5006.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2026.5006
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48268
Data de defesa: 1-Dez-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TecendoSaberesArte.pdfDissertação4.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.