Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48243
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-5258-4253
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2028-02-09
Título: Avaliação da funcionalidade na admissão e alta de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica até a alta hospitalar através da Functional Status Scale
Título(s) alternativo(s): Functional assessment at picu admission, picu discharge, and hospital discharge using the functional status scale
Autor(es): Paiva, Sara Assunção
Primeiro orientador: Bacci, Suzi Laine Longo dos Santos
Primeiro coorientador: Silva, Antônio Carlos Lima e
Primeiro membro da banca: Luszczynski, Valéria Cabral Neves
Segundo membro da banca: Pafume, Maria Teresa de Mendonça Biasi
Terceiro membro da banca: Bacci, Suzi Laine Longo dos Santos
Resumo: Objetivo: Este estudo objetivou analisar o estado funcional de pacientes pediátricos internados na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia e acompanhados até a alta hospitalar, utilizando a Escala de Estado Funcional. Métodos: Trata-se de uma coorte retrospectiva observacional com 166 pacientes internados de janeiro a dezembro de 2024, avaliados em três momentos: admissão na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (condição funcional pré internação), alta da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e alta hospitalar. Resultados: A maioria dos pacientes eram lactentes (37,35%), com predomínio de distúrbios respiratórios (33,13%) na admissão. 29,52% apresentaram piora funcional na alta da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, reduzindo para 14,46% na alta hospitalar. Nova morbidade foi identificada em 24,7% dos pacientes na Unidade de Terapia Intensiva e 5,42% na alta hospitalar. Pacientes com nova morbidade tiveram maior tempo de internação, de ventilação mecânica e escore de mortalidade na terapia intensiva. O domínio alimentação foi mais acometido na alta da terapia intensiva, enquanto o domínio motor foi mais comprometido na alta hospitalar. Conclusão: Os domínios motor e alimentação foram os mais comprometidos. Maior tempo de internação e de ventilação mecânica na terapia intensiva foram observados em crianças com disfunção moderada e que adquiriram nova morbidade. A Escala de Estado Funcional mostrou-se adequada para monitorar a funcionalidade durante a hospitalização pediátrica.
Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica
Criança hospitalizada
Morbidade
Estado funcional
Intensive Care Units
Pediatric
Child
Hospitalized
Morbidity
Functional Status
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PAIVA, Sara Assunção. Avaliação da funcionalidade na admissão e alta de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica até a alta hospitalar através da Functional Status Scale. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48243
Data de defesa: 11-Dez-2025
Aparece nas coleções:COREMU - TCR - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoFuncionalidadeAdmissão.pdf
  Até 2028-02-09
TCR530.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.