Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48133
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Concordância entre critério glim e mis no diagnóstico de desnutrição e associação com força muscular em pacientes em hemodiálise crônica
Autor(es): Santos, Valdelice Ribeiro Barbosa
Primeiro orientador: Vogt, Barbara Perez
Primeiro membro da banca: Cunha, Nayara Bernardes da
Segundo membro da banca: Trombim, Isadora Cordeiro
Resumo: Introdução: Malnutrition-Inflammation Score (MIS) é uma ferramenta validada e amplamente utilizada para diagnóstico de desnutrição em pacientes em hemodiálise. Por outro lado, o critério Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM), uma ferramenta proposta recentemente, carece de validação nessa população. No mesmo cenário, a força muscular é associada com desnutrição avaliada pelo MIS, mostrando-se sensível para identificar prejuízo nutricional. No entanto, sua associação com desnutrição pelo critério GLIM ainda não foi avaliada. O objetivo desse trabalho foi avaliar a concordância do diagnóstico de desnutrição por GLIM e MIS e a associação destes com força muscular em pacientes em hemodiálise crônica. Metodologia: Estudo transversal que incluiu pacientes adultos (>18 anos) em hemodiálise. Foram aplicados os critérios GLIM e MIS para avaliação da desnutrição na população. Força muscular foi avaliada pela força de preensão manual (FPM). A concordância entre GLIM e MIS foi avaliada pelo coeficiente Kappa, e o poder discriminatório do GLIM, usando MIS como referência, foi determinado pela área sob a curva ROC. O ponto de corte foi definido pelo índice de Youden. A associação entre desnutrição e força muscular foi examinada por regressão linear múltipla, ajustada por sexo e idade. Resultados: Foram incluídos 54 pacientes, 59,3% do sexo masculino, idade média de 57,6 ± 13,0 anos. O GLIM identificou prevalência de 18,5% de pacientes desnutridos, enquanto o MIS identificou em 11%. Não houve concordância (Κ=0,196; p=0,142) e associação significativa (AUC=0,662; p=0,068) entre os métodos. O ponto de corte de MIS que prediz desnutrição pelo GLIM com maior especificidade e sensibilidade foi de 4 (66,7% de especificidade e 60% de sensibilidade). Desnutrição diagnosticada por GLIM apresentou associação negativa com FPM. Desnutrição por MIS não foi associada com FPM. Conclusão: Não houve concordância entre GLIM e MIS no diagnóstico de desnutrição em pacientes em hemodiálise. Desnutrição diagnosticada por GLIM mostrou associação com força muscular.
Palavras-chave: hemodiálise
desnutrição
Global Leadership Initiative on Malnutrition
malnutrition-inflammation score
avaliação nutricional
hemodialysis
malnutrition
Global Leadership Initiative on Malnutrition
nutritional assessment
malnutrition-inflammation score
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Valdelice Ribeiro. Concordância entre critério GLIM e MIS no diagnóstico de desnutrição e associação com força muscular em pacientes em hemodiálise crônica. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48133
Data de defesa: 12-Dez-2025
Aparece nas coleções:COREMU - TCR - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConcordanciaCriterioGlim.pdfTCR321.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons