Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47935
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7714-1467
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A dialética do Brasil no espetáculo Brasileirinho de Maria Bethânia: performance, memória e cultura afro-brasileira
Alternate title (s): The dialectic of Brazil in Maria Bethânia's show Brasileirinho: performance, memory and afro-brazilian culture
Author: Silva Junior, Isley Borges da
First Advisor: Sousa, Gerson de
First member of the Committee: Silva, Christiane Pitanga Serafim da
Second member of the Committee: Maia, Marta Regina
Summary: Este trabalho de pesquisa, fundamentado nos Estudos Culturais (WILLIANS, 2011; HALL, 2003, 2016) e na Análise Cultural, olha para o Brasil de agora com as lentes do espetáculo Brasileirinho (2004), apresentado pela intérprete Maria Bethânia. Os conceitos de performance, memória e cultura afro-brasileira atravessam a análise, que se desdobra em capítulos que mobilizam o tempo espiralar (MARTINS, 2021). Neste sentido, a performance opera como um modo de inscrição de discursos que ultrapassam o momento de sua enunciação: o acontecimento performático não se esgota em sua ocorrência temporal, pois convoca repertórios de significados que são continuamente retomados, reelaborados e reinscritos em novos contextos, permanecendo como camadas interpretativas que interpelam o presente. O trabalho revisita, tomando como referência performances do show, fatos históricos, como: a escravização e a existência do racismo estrutural; os sincretismos a que foi submetida a cultura afro-brasileira para a manutenção de sua fé e de suas tradições; a compreensão da importância da natureza para um processo de reencantamento do país que desejamos. A pesquisa conclui que Brasileirinho é memória em movimento, anelando tempos distintos por meio de performances que discutem questões brasileiras contemporâneas, problemáticas que orbitam no Brasil de 2004 e, também, no Brasil de hoje.
Abstract: This research work, based in Cultural Studies (WILLIAMS, 2011; HALL, 2003, 2016) and Cultural Analysis, examines contemporary Brazil through the lens of the spectacle Brasileirinho (2004), performed by Maria Bethânia. The concepts of performance, memory, and afro-brazilian culture crosses the analysis, which unfolds in chapters that mobilize the notion of spiral time (MARTINS, 2021). In this regard, performance operates as a mode of inscription of discourses that transcend the moment of their enunciation: the performative event does not exhaust itself within its temporal occurrence, as it evokes ranges of meanings that are continuously revisited, re-elaborated, and rewrote in new contexts, thus persisting as interpretive layers that interpellate the present. This work revisits, taking as reference performances from the show, historical facts such as: enslavement and the existence of structural racism; the syncretisms to which afro-brazilian culture was subjected in order to maintain its faith and traditions; and the understanding of the importance of nature for a process of re-enchantment of the desired country. The research concludes that Brasileirinho represents memory in motion, linking distinct temporalities through performances that address contemporary Brazilian issues, problems that hovered over Brazil in 2004 and continue to do so in present-day Brazil.
Keywords: Maria Bethânia
Performance
Memória
Cultura Afro-Brasileira
Brasileirinho
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Quote: SILVA JUNIOR, Isley Borges da. A dialética do Brasil no espetáculo Brasileirinho de Maria Bethânia: performance, memória e cultura afro-brasileira. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.441.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.441
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47935
Date of defense: 30-Jul-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DialeticaBrasilEspetaculo.pdfDissertação5.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons