Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47935| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7714-1467 |
| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | A dialética do Brasil no espetáculo Brasileirinho de Maria Bethânia: performance, memória e cultura afro-brasileira |
| Alternate title (s): | The dialectic of Brazil in Maria Bethânia's show Brasileirinho: performance, memory and afro-brazilian culture |
| Author: | Silva Junior, Isley Borges da |
| First Advisor: | Sousa, Gerson de |
| First member of the Committee: | Silva, Christiane Pitanga Serafim da |
| Second member of the Committee: | Maia, Marta Regina |
| Summary: | Este trabalho de pesquisa, fundamentado nos Estudos Culturais (WILLIANS, 2011; HALL, 2003, 2016) e na Análise Cultural, olha para o Brasil de agora com as lentes do espetáculo Brasileirinho (2004), apresentado pela intérprete Maria Bethânia. Os conceitos de performance, memória e cultura afro-brasileira atravessam a análise, que se desdobra em capítulos que mobilizam o tempo espiralar (MARTINS, 2021). Neste sentido, a performance opera como um modo de inscrição de discursos que ultrapassam o momento de sua enunciação: o acontecimento performático não se esgota em sua ocorrência temporal, pois convoca repertórios de significados que são continuamente retomados, reelaborados e reinscritos em novos contextos, permanecendo como camadas interpretativas que interpelam o presente. O trabalho revisita, tomando como referência performances do show, fatos históricos, como: a escravização e a existência do racismo estrutural; os sincretismos a que foi submetida a cultura afro-brasileira para a manutenção de sua fé e de suas tradições; a compreensão da importância da natureza para um processo de reencantamento do país que desejamos. A pesquisa conclui que Brasileirinho é memória em movimento, anelando tempos distintos por meio de performances que discutem questões brasileiras contemporâneas, problemáticas que orbitam no Brasil de 2004 e, também, no Brasil de hoje. |
| Abstract: | This research work, based in Cultural Studies (WILLIAMS, 2011; HALL, 2003, 2016) and Cultural Analysis, examines contemporary Brazil through the lens of the spectacle Brasileirinho (2004), performed by Maria Bethânia. The concepts of performance, memory, and afro-brazilian culture crosses the analysis, which unfolds in chapters that mobilize the notion of spiral time (MARTINS, 2021). In this regard, performance operates as a mode of inscription of discourses that transcend the moment of their enunciation: the performative event does not exhaust itself within its temporal occurrence, as it evokes ranges of meanings that are continuously revisited, re-elaborated, and rewrote in new contexts, thus persisting as interpretive layers that interpellate the present. This work revisits, taking as reference performances from the show, historical facts such as: enslavement and the existence of structural racism; the syncretisms to which afro-brazilian culture was subjected in order to maintain its faith and traditions; and the understanding of the importance of nature for a process of re-enchantment of the desired country. The research concludes that Brasileirinho represents memory in motion, linking distinct temporalities through performances that address contemporary Brazilian issues, problems that hovered over Brazil in 2004 and continue to do so in present-day Brazil. |
| Keywords: | Maria Bethânia Performance Memória Cultura Afro-Brasileira Brasileirinho |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
| Subject: | Educação |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
| Quote: | SILVA JUNIOR, Isley Borges da. A dialética do Brasil no espetáculo Brasileirinho de Maria Bethânia: performance, memória e cultura afro-brasileira. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.441. |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.441 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47935 |
| Date of defense: | 30-Jul-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DialeticaBrasilEspetaculo.pdf | Dissertação | 5.06 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
