Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Jane Cleia Campos da-
dc.creatorReis, Aline de Jesus Farias dos-
dc.date.accessioned2025-12-22T14:26:58Z-
dc.date.available2025-12-22T14:26:58Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.identifier.citationSILVA, Jane Cleia Campos da. REIS, Aline de Jesus Farias dos. Sequência didática para alfabetização de crianças com baixa visão e surdas a partir de atividades lúdicas e manuais. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão curso ( Curso de especialização em educação especial : alfabetização e AEE em deficiência sensoriais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47930-
dc.description.abstractThis article aims to present the results of a pedagogical intervention carried out with children with sensory impairments (low vision and deafness) during the literacy process. The proposal consisted of implementing a teaching sequence with 10 activities for each student, considering their sensory and cognitive conditions. Inclusive methodologies and manual, visual, and tactile resources were used as support tools in the literacy process. The results highlight the importance of accessible communication, adapted pedagogical mediation, and playfulness in the development of reading and writing skills. The diagnostic and formative assessment demonstrated significant progress in the students' motor, linguistic, and attitudinal aspects. It is concluded that the teaching sequence can be an important resource for inclusion and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectDeficiência sensorialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectAtividades manuaispt_BR
dc.subjectSensory impairmenpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectt. Low visionpt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectManual activitiespt_BR
dc.titleSequência didática para alfabetização de crianças com baixa visão e surdas a partir de atividades lúdicas e manuais.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lázara Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1silva, Lazara Cristina da-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Priscila Alvarenga-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de intervenção pedagógica realizada com crianças com deficiências sensoriais (baixa visão e surdez) no processo de alfabetização. A proposta consistiu na aplicação de uma sequência didática com 10 atividades para cada aluno, considerando suas condições sensoriais e cognitivas. Foram utilizadas metodologias inclusivas e recursos manuais, visuais e táteis como instrumentos de apoio no processo de alfabetização. Os resultados evidenciam a relevância da comunicação acessível, da mediação pedagógica adaptada e da ludicidade no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A avaliação diagnostica e formativa demonstraram os avanços significativos alcançados nos aspectos motores, linguísticos e atitudinais dos alunos. Conclui-se que a sequência didática, pode ser um importante recurso de inclusão e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Especialização Lato Sensu

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequênciaDidáticaAlfabetização.pdf977.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.