Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47930
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Sequência didática para alfabetização de crianças com baixa visão e surdas a partir de atividades lúdicas e manuais.
Author: Silva, Jane Cleia Campos da
Reis, Aline de Jesus Farias dos
First Advisor: Silva, Lázara Cristina da
First member of the Committee: silva, Lazara Cristina da
Second member of the Committee: Cardoso, Priscila Alvarenga
Summary: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de intervenção pedagógica realizada com crianças com deficiências sensoriais (baixa visão e surdez) no processo de alfabetização. A proposta consistiu na aplicação de uma sequência didática com 10 atividades para cada aluno, considerando suas condições sensoriais e cognitivas. Foram utilizadas metodologias inclusivas e recursos manuais, visuais e táteis como instrumentos de apoio no processo de alfabetização. Os resultados evidenciam a relevância da comunicação acessível, da mediação pedagógica adaptada e da ludicidade no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A avaliação diagnostica e formativa demonstraram os avanços significativos alcançados nos aspectos motores, linguísticos e atitudinais dos alunos. Conclui-se que a sequência didática, pode ser um importante recurso de inclusão e aprendizagem.
Abstract: This article aims to present the results of a pedagogical intervention carried out with children with sensory impairments (low vision and deafness) during the literacy process. The proposal consisted of implementing a teaching sequence with 10 activities for each student, considering their sensory and cognitive conditions. Inclusive methodologies and manual, visual, and tactile resources were used as support tools in the literacy process. The results highlight the importance of accessible communication, adapted pedagogical mediation, and playfulness in the development of reading and writing skills. The diagnostic and formative assessment demonstrated significant progress in the students' motor, linguistic, and attitudinal aspects. It is concluded that the teaching sequence can be an important resource for inclusion and learning.
Keywords: Alfabetização
Literacy
Deficiência sensorial
Inclusão
Ludicidade
Baixa visão
Surdez
Atividades manuais
Sensory impairmen
Playfulness
Playfulness
t. Low vision
Deafness
Inclusion
Inclusion
Manual activities
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Jane Cleia Campos da. REIS, Aline de Jesus Farias dos. Sequência didática para alfabetização de crianças com baixa visão e surdas a partir de atividades lúdicas e manuais. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão curso ( Curso de especialização em educação especial : alfabetização e AEE em deficiência sensoriais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47930
Date of defense: 4-Aug-2025
Appears in Collections:TCC - Especialização Lato Sensu

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequênciaDidáticaAlfabetização.pdf977.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.