Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47928Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Rodrigues, Mikhael Martins | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-22T14:17:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-22T14:17:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-05 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Mikhael Martins. Navegando por experiências de um estudante de Letras/Inglês e professor em (trans)formação: uma pesquisa autobiográfica. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47928 | - |
| dc.description.abstract | This autobiographical narrative research was motivated by my desire to understand my transformations based on my experiences as a distance learning student of English Language and Literature, in my professional daily life, and in my teacher training through practicum. My research objective was to narrate and discuss the experiences of an English Language and Literature student and teacher in transformation. I sought to follow the theoreticalmethodological path of narrative research to conduct this autobiographical investigation. In a retrospective movement, I revisited my memories and wrote the following narratives: (1) The pandemic and remote work, (2) Transcription tools supporting my studies, (3) Resorting to ChatGPT, (4) Artificial intelligence (AI) from my perspective, (5) Moodle in my distance learning experiences, (6) Graduation and practicum. By sharing the six narratives, in the process of composing meanings, I identified three emerging themes for which I mobilized a theoretical framework and related them to the narratives: (1) digital tools, (2) teaching, and (3) gender issues. My autobiographical research shows that my experiences constitute me as a student and teaching professional in constant (trans)formation. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | pesquisa autobiográfica | pt_BR |
| dc.subject | narrativas | pt_BR |
| dc.subject | ferramentas digitais | pt_BR |
| dc.subject | docência | pt_BR |
| dc.subject | gênero | pt_BR |
| dc.subject | autobiographical research | pt_BR |
| dc.subject | narratives | pt_BR |
| dc.subject | digital tools | pt_BR |
| dc.subject | teaching | pt_BR |
| dc.subject | gender | pt_BR |
| dc.title | Navegando por experiências de um estudante de letras/inglês e professor em (trans)formação: uma pesquisa autobiográfica | pt_BR |
| dc.title.alternative | Navigating the experiences of an english language student and teacher in (trans)formation: an autobiographical inquiry | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Valeska Virgínia Soares | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9322570955527591 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Pontes, Marco Aurélio Costa | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4658400509712692 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Fernandes, Gilmar Martins de Freitas | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7084200082633948 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa narrativa autobiográfica justificou-se pelo meu desejo de compreender minhas transformações a partir de experiências como estudante de Letras/inglês na modalidade a distância, no meu cotidiano profissional e na minha formação docente vivenciada nas práticas de estágio. Meu objetivo de pesquisa foi narrar e discutir experiências de um estudante de Letras/Inglês e professor em transformação. Busquei seguir o caminho teórico-metodológico da pesquisa narrativa para conduzir esta investigação autobiográfica. Em um movimento retrospectivo, visitei minhas memórias e redigi as seguintes narrativas: (1) A pandemia e o trabalho remoto, (2) Ferramentas de transcrição apoiando meus estudos, (3) Recorrendo ao ChatGPT, (4) A inteligência Artificial (IA) na minha perspectiva, (5) O Moodle nas minhas experiências de Educação a Distância (EaD), (6) A graduação e o estágio. Ao compartilhar as seis narrativas, no processo de composição de sentidos, identifiquei três temas emergentes para os quais mobilizei arcabouço teórico e relacionei com as narrativas: (1) ferramentas digitais, (2) docência e (3) questões de gênero. Minha pesquisa autobiográfica mostra que minhas experiências me constituem um estudante e um profissional docente em constante (trans)formação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 200561961 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| NavegandoExperienciasEstudante.pdf | TCC | 338.56 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
