Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47928
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Mikhael Martins-
dc.date.accessioned2025-12-22T14:17:11Z-
dc.date.available2025-12-22T14:17:11Z-
dc.date.issued2025-12-05-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mikhael Martins. Navegando por experiências de um estudante de Letras/Inglês e professor em (trans)formação: uma pesquisa autobiográfica. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47928-
dc.description.abstractThis autobiographical narrative research was motivated by my desire to understand my transformations based on my experiences as a distance learning student of English Language and Literature, in my professional daily life, and in my teacher training through practicum. My research objective was to narrate and discuss the experiences of an English Language and Literature student and teacher in transformation. I sought to follow the theoreticalmethodological path of narrative research to conduct this autobiographical investigation. In a retrospective movement, I revisited my memories and wrote the following narratives: (1) The pandemic and remote work, (2) Transcription tools supporting my studies, (3) Resorting to ChatGPT, (4) Artificial intelligence (AI) from my perspective, (5) Moodle in my distance learning experiences, (6) Graduation and practicum. By sharing the six narratives, in the process of composing meanings, I identified three emerging themes for which I mobilized a theoretical framework and related them to the narratives: (1) digital tools, (2) teaching, and (3) gender issues. My autobiographical research shows that my experiences constitute me as a student and teaching professional in constant (trans)formation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpesquisa autobiográficapt_BR
dc.subjectnarrativaspt_BR
dc.subjectferramentas digitaispt_BR
dc.subjectdocênciapt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjectautobiographical researchpt_BR
dc.subjectnarrativespt_BR
dc.subjectdigital toolspt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.subjectgenderpt_BR
dc.titleNavegando por experiências de um estudante de letras/inglês e professor em (trans)formação: uma pesquisa autobiográficapt_BR
dc.title.alternativeNavigating the experiences of an english language student and teacher in (trans)formation: an autobiographical inquirypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Valeska Virgínia Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9322570955527591pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Marco Aurélio Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4658400509712692pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Gilmar Martins de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084200082633948pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa narrativa autobiográfica justificou-se pelo meu desejo de compreender minhas transformações a partir de experiências como estudante de Letras/inglês na modalidade a distância, no meu cotidiano profissional e na minha formação docente vivenciada nas práticas de estágio. Meu objetivo de pesquisa foi narrar e discutir experiências de um estudante de Letras/Inglês e professor em transformação. Busquei seguir o caminho teórico-metodológico da pesquisa narrativa para conduzir esta investigação autobiográfica. Em um movimento retrospectivo, visitei minhas memórias e redigi as seguintes narrativas: (1) A pandemia e o trabalho remoto, (2) Ferramentas de transcrição apoiando meus estudos, (3) Recorrendo ao ChatGPT, (4) A inteligência Artificial (IA) na minha perspectiva, (5) O Moodle nas minhas experiências de Educação a Distância (EaD), (6) A graduação e o estágio. Ao compartilhar as seis narrativas, no processo de composição de sentidos, identifiquei três temas emergentes para os quais mobilizei arcabouço teórico e relacionei com as narrativas: (1) ferramentas digitais, (2) docência e (3) questões de gênero. Minha pesquisa autobiográfica mostra que minhas experiências me constituem um estudante e um profissional docente em constante (trans)formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.orcid.putcode200561961-
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NavegandoExperienciasEstudante.pdfTCC338.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.