Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47923
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorPereira, Felipe Goulart-
dc.date.accessioned2025-12-22T13:16:20Z-
dc.date.available2025-12-22T13:16:20Z-
dc.date.issued2025-11-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Felipe Goulart. Plataformas informatizadas para a gestão do programa municipal de alimentação escolar em Uberlândia: um estudo de caso. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47923-
dc.description.abstractThe management of the National School Feeding Program (PNAE) in large municipalities faces significant operational challenges. In Uberlândia, many key processes in the management of the Municipal School Feeding Program (PMAE), such as menu planning and stock control, remain dependent on manual methods or fragmented spreadsheets, generating risks of errors, rework, and low transparency. The objective of this work was to analyze the feasibility of the tools currently used and to assess the need for computerization of PMAE management in Uberlândia. The methodology adopted a qualitative-quantitative approach, configured as a case study. A structured questionnaire was administered to the entire technical staff (n=20) of the program's nutritionists, yielding a 100% response rate. The instrument used the Technology Acceptance Model (TAM) to measure receptivity to innovation. The quantitative results confirm the operational bottlenecks: the perception of integration between sectors is low (mean 2.5/5), and the frequency of rework is considered high (mean 3.3/5). The main challenges identified were the "Lack of data standardization" (26.6%) and the "Difficulty in finding updated information" (21.9%). Conversely, the TAM results revealed an ideal human receptivity, with high means for Perceived Usefulness (4.8/5), Perceived Ease of Use (4.7/5), and a unanimous Behavioral Intention to Use (5.0/5). It is concluded that the implementation of an integrated digital platform is not only an urgent necessity to overcome the diagnosed bottlenecks but also highly viable, given the technical staff's complete receptiveness to the concept.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentação Escolarpt_BR
dc.subjectPNAEpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolarpt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectPlataformas de Gestãopt_BR
dc.subjectModelo de Aceitação de Tecnologiapt_BR
dc.subjectGestão de Programaspt_BR
dc.subjectProgramas de Gestãopt_BR
dc.subjectInformatizaçãopt_BR
dc.subjectSchool Feedingpt_BR
dc.subjectProgram Managementpt_BR
dc.subjectTechnology Acceptance Model.pt_BR
dc.subjectInformation Systemspt_BR
dc.titlePlataformas informatizadas para a gestão do Programa Municipal de Alimentação Escolar em Uberlândia: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeComputerized platforms for the management of Uberlândia's Municipal School Feeding Program: a case studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Vivian Consuelo Reolon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944587732928661pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Renata Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944587732928661pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Paula Alvares Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2166461959546022pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6413008052588226pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em municípios de grande porte enfrenta desafios operacionais significativos. Em Uberlândia, muitos processos-chave da gestão do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE), como o planejamento de cardápios e o controle de estoques, permanecem dependentes de métodos manuais ou planilhas fragmentadas, gerando riscos de erros, retrabalho e baixa transparência. O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade das ferramentas utilizadas e a necessidade de informatização da gestão do PMAE de Uberlândia. A metodologia adotou uma abordagem qualiquantitativa, configurada como um estudo de caso. Foi aplicado um questionário estruturado à totalidade do corpo técnico (n=20) de nutricionistas do programa, com uma taxa de resposta de 100%. O instrumento utilizou o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) para mensurar a receptividade à inovação. Os resultados quantitativos confirmam os gargalos operacionais, onde a percepção de integração entre os setores é baixa (média 2,5/5) e a frequência de retrabalho é considerada alta (média 3,3/5). Os maiores desafios apontados foram a "Falta de padronização nos dados" (26,6%) e a "Dificuldade de encontrar informações atualizadas" (21,9%). Em contrapartida, os resultados do TAM revelaram uma receptividade humana ideal, com médias de Utilidade Percebida (4,8/5), Facilidade de Uso Percebida (4,7/5) e uma Intenção de Uso unânime (5,0/5). Conclui-se que a implementação de uma plataforma digital integrada é não apenas uma necessidade urgente para superar os gargalos diagnosticados, mas também altamente viável, dada a total receptividade da equipe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseNutriçãopt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PlataformasInformatizadas.pdfTCC662.78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.