Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47904| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Os reflexos da classificação vocal no percurso do aluno de canto lírico: um estudo com graduandos em música de universidades estaduais da região Sudeste do Brasil |
| Alternate title (s): | Os reflexos da classificação vocal no percurso do aluno de canto lírico: um estudo com graduandos em música de universidades estaduais da região Sudeste do Brasil |
| Author: | Dias, Déborah |
| First Advisor: | Lopes, Vivianne Aparecida |
| First member of the Committee: | Alves, Poliana de Jesus |
| Second member of the Committee: | Marques, Jaqueline Soares |
| Summary: | Este trabalho tem como objetivo compreender os reflexos da classificação vocal no percurso do aluno de canto lírico e busca analisar, sob a ótica de quatro de alunos de universidades estaduais da região Sudeste do Brasil, respostas para o seguinte problema: Quais os reflexos da classificação vocal no percurso do aluno de canto lírico? O trabalho procurou, portanto, instigar os alunos de canto lírico para que eles compartilhassem suas experiências sobre o tema. Considerando o objetivo proposto, entendeu-se que a abordagem qualitativa seria a mais adequada para o desenvolvimento da pesquisa. Para a coleta de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, realizada com os alunos que aceitaram voluntariamente participar da pesquisa. Em termos estruturais, este trabalho foi dividido em duas partes, enquadramento teórico e estudo empírico. No enquadramento teórico, procurou-se, no primeiro capítulo, fazer um panorama sobre a importância da classificação vocal no canto lírico em uma perspectiva histórica. O segundo capítulo, direcionado para o entendimento das tipologias vocais, ou seja, as principais classificações e subclassificações vocais, trouxe um olhar para o que caracteriza cada tipo de voz e também para as regiões de passagem de cada uma delas. No estudo empírico, segunda parte, encontra-se o enquadramento metodológico abordado, as categorias de análise elaboradas e a análise das entrevistas dos participantes do estudo. Os resultados obtidos apontam que o processo de se classificar a voz do cantor lírico, na perspectiva dos alunos de canto, não é uma tarefa fácil. Para os alunos, a percepção dos caminhos utilizados pelo professor muitas vezes é abstrata. Neste contexto, torna-se fundamental uma abordagem mais clara e flexível, que leve em consideração as mudanças naturais nas vozes, o entendimento dos cantores, e o respeito também à diversidade dos alunos. |
| Abstract: | This work aims to understand the effects of vocal classification on the trajectory of the lyrical singing student and seeks to analyze, from the perspective of four students from state universities in the Southeast region of Brazil, answers regarding the following problem: what are the effects of vocal classification in the path of the lyrical singing student? The work therefore sought to encourage opera singing students to share their experiences on the topic. Considering the proposed objective, the qualitative approach was found to be the most appropriate for the development of the research. To collect data, semi-structured interviews were used, and carried out with students who voluntarily agreed to participate in the research. In structural terms, this work was divided into two parts, theoretical framework and empirical study. In the theoretical framework, the first chapter sought to provide an overview of the importance of vocal classification in lyrical singing from a historical perspective. The second chapter aimed at understanding vocal typologies, that is, the main vocal classifications and subclassifications, what characterizes each type of voice and their respective registers. In the empirical study, the methodological framework is addressed, the analysis categories are elaborated and the analysis of the interviews of the study participants is presented. The results obtained indicate that the process of classifying a singer's voice, from the perspective of lyrical singing students, is not simple. For students, the perception of the paths used by the teacher is often abstract. In this context, a clearer and more flexible approach becomes essential, which takes into account natural changes in voices, the understanding of singers, and respect for the diversity of students. |
| Keywords: | Classificação vocal Alunos de canto Canto lírico |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | DIAS, Deborah. Os reflexos da classificação vocal no percurso do aluno de canto lírico: um estudo com graduandos em música de universidades estaduais da região Sudeste do Brasil. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47904 |
| Date of defense: | 21-Nov-2023 |
| Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ReflexosClassificaçãoVocal.pdf | 416.54 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
