Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47900Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Moura, Marilaine Modesto Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-19T13:09:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-19T13:09:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
| dc.identifier.citation | MOURA, Marilaine Modesto Ferreira Moura. Metodologia de alfabetização inclusiva para estudantes com baixa visão: barreiras e possibilidades. 2025. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Lato Sensu) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47900 | - |
| dc.description.sponsorship | UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | baixa- visão | pt_BR |
| dc.subject | alfabetização inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | educação especial | pt_BR |
| dc.title | Metodologia de alfabetização inclusiva para estudantes com baixa visão: barreiras e possibilidades | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Garibaldi, Rochele Karine Marques | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219199D2&tokenCaptchar=0cAFcWeA7MB7yeCo-BwyFVIypLs_CPh_7Q-E3XSStHnDLVaghcZOAuoses35Av7jNw0LKA7kbrauRSU3GzraCiy0uvNaAIrngtaEEHRAk6Enjuc5VrvU781YJmpBpZGTqis98uB95SPtJLj9rVcQPyfWZudn1xAVWa9Bo5FmPydmOvPJF_6RtKTNPQvv5XwPvPrZZqAeZS4grDg8lXSZ_p-BNbTW7B51388iAdkJwQSU9_oewoucNn_8oMv-hrUhs-EPrvUix8U2nxoa3hlzmRezy2yRO1NxNFqPwekleB5iPqi8jOezuNgB7fnI2iAaNTQvRdiSBDTfjUp0R808TNb6x7ZnhSYiiTHwa-ONhjxkQPGszRItGH0zP_Ayfz7RCxWXOq4h--cIt50jPHnsqVWV9asXPaELqUDUGF8Mx0jUkJ4TSpYFRHElSW9MrK8jOp11PnGARoHH3Pw78y5vB4wT2x_f89b4AOd3v5_s8UrwPLFS6OM5E-Gv3Uf1lDOObLI4AvtXqJv-aTYRlAO_3674Ge7zD0C8nvSBJwG3ICsNXJiKCDUUtadQxto-ZewseMKvU20CrbteiTeRrQWeDGiu17XIKH_CxCW28kbJS8a8iAlp6ZrXHuNFeJvowv2d-NHndRI0qmXSXcI-i4_-Yun-sBgjh27o_QSQYWpS0mmHgXWHJlOswKvbGFEwV8apHJ106bysZARk9pGSRhHtZ3ynq2qwk2GUgQfF0ywf0tTcPRhF2yIItj9hvZphVH-VaRr8Xl6VF-WxyK1rvV_sB7ZvAjALl0jwtM2KHEVj23UhObr6LpfjXjp4p8OWUEugbpMM8FXt5WrTqL6FXebUjL2FTaEmm4z6Ag-HyAG97hdRtHolIrV_t8ob8ewFxeRdbUBcrGLvOHpgodCSI_N9bjU8GjGx681Vs1Rg | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva , Lazara Cristina | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763209T8&tokenCaptchar=0cAFcWeA5Yrvx7lqGgxs1mFWnvlbLLy8vohF4x9-gbBmpacPxPnA2a3IiAr0B0D6aZKfaS5utp2OlJH_PqdUiDWOXp9sUScV4jQ0TSGLpYaeZlVDS18sKFtqN30PFffgIeoCctvDjg_PzlLJyKwJgeQVqrIdgBey1N9MFlx5cS6H4G8stVTFD_5n62-dywp2AyBw6hCIhoDHuZ9izTmZC8OnO2mMHmjPywp96UfimAKtikSFm5pmcy0vRiYikBni7vgXqy989KRifdkt1KK5JR-HTRpFBzo6vCcyEetmMhYGofbVtsoaQJc4ScvpbhNKfckHeRtHiixL5NDKF5jfKWA3G1QAUFeA1YgwsdVlO945Z0WQ7apu7b6SoTZwJENQWpF1bBqp6MxR2Ah1TMPDzosR-MXnwLuTBdxDRnRR-icQ1HjzsAFVzp8Hl7hjqa8P67B2UkWehGjGaT-wb_gcajJjBghlw0eXI9JwEzVfSn4q1C85SK0l8mMDahBsdue5UJr39k3JxtnM9hBrhoZqvrkOHgK_uN_tWfuRrYYb1etRpdY0QRMLrbqeicwX-GRerd8aa5e4hlwHp7bte3uXfERqMPzRlAsCEX4NGNZ7-Pcz2SMNzuo3dQhg_3rigPG3ZvRLUKq2pSD6m8iXWrtg2myNYkP7V8y-K5uxyvoz0SO_4J_hKI7cFpMZwmV4s6HYDooPRjQK4_1_INPUNYK-D2BasZNIjoVD1I1d8wxswpAbbC9DvRJkcGEiFjfduQLL5Gu9xzc8uOmdyFEWSxD2s-ioa5iKtPqw8u4OMC2ZQDOySZpiDBJrXocV7Lcs43flh7RXW-LiSLxz8Q | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Ferreira, Lavine | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710678Y0&tokenCaptchar=0cAFcWeA656lTGHpU8le8uIR-QCTMCEfEZfDIpv6GihGSjWKOcH-Q1YdijdEKVRwuFdgNvzUOlM_1mGUVQpB85oppCgnG4PGV1NidyUu4fzSYaelP4Ud54Ptf6VDVlJhIrj7_pg5n7-NRpxPNZK75thErlOGkDz3_1St45rywkmBdSbXs4lSFVEA6yyLaEmB9R_0wb-teAaeytefQoPY_qm7ED7scmJvnYRt556syXr3Q7UInKsI3I6RfjHtJ_LGxRKqCNcwHkWrImWbr3NIOHNbJNNeLafWeNf6Sw9GPX-TeeampY3taD19h_8StQn8pRAdrXzY3Poup8Bf3gFOhNyjgmqAhQpnZak8AOrTDIS5t5GB3qF9Q5NFAtPKQ-0JvBA_qJo0PYUQuQ_FKqQKqr6tcJcHA7hzji880nGYTZSU2iIXfmGOkGwkHoFxx8D0GI1VbGYkgH_Afd_qK-GBF-Gw8G1aCjLGBDbaQBfzrpcWvAc-ZqnZK43V9Tgk20lcY4fsu8L0kZ30qkK8bQcZ9hHt0k6BDd4wxtGD9-bVytbug65wj-9dgIdkLJPgWvv_bsjdKOMNfOolu6hQyneaZzpFyUxhWPtqtdZ-7lhpGY1w_M3jIpEa3nkAHE_UJayBc0NA57Y3rNPLcUPwr0GYd07R_NAJFQhB6vJeUjDsV0B1gqdJuutx96IhYZ_-GIstDqXCmW2ZTwe7TetyXiBvlSWiH_EH0hWDh_ARsQNpUeXDpjGLWKPVcJNtv0t3HqDmDG9yOzcNHVTJcmhzGrmdweF01pYok7RkJKstUeph3f5WxD6PBnT4_B1DtTwTAHr9ZpcvhKGFlmKFr- | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho busca compreender os desafios e possibilidades no processo de alfabetização de estudantes com baixa visão, trazendo à tona reflexões sobre inclusão, acessibilidade e práticas pedagógicas. A deficiência visual, especialmente a baixa visão, impacta diretamente o modo como os estudantes interagem com o mundo e com o conhecimento, exigindo abordagens diferenciadas que respeitem suas necessidades e impulsionem seu desenvolvimento. A pesquisa, de natureza qualitativa e conduzida como estudo de caso, teve como objetivo geral conhecer práticas pedagógicas inclusivas voltadas à alfabetização de alunos com baixa visão. Entre os objetivos específicos, destacam-se a identificação das barreiras enfrentadas por professores e alunos, a busca por estratégias de adaptação no cotidiano escolar e a análise do uso de tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem. As reflexões teóricas se basearam nos estudos de Lev Vigotski, especialmente em sua concepção sobre o desenvolvimento mediado e a valorização da capacidade de superação humana. Os resultados apontam que, embora ainda existam entraves estruturais e formativas, há caminhos possíveis quando a escola se compromete com uma educação verdadeiramente inclusiva. O estudo reforça a importância de uma escuta atenta, de recursos adaptados e de um olhar sensível por parte dos educadores, para que o direito à alfabetização seja acessível. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 12 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Especialização Lato Sensu | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MetodologiaAlfabetizaçãoInclusiva.pdf | TCC | 536.83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
