Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Bárbara VIeira Novais dos-
dc.date.accessioned2025-12-18T14:15:25Z-
dc.date.available2025-12-18T14:15:25Z-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Bárbara VIeira Novais dos. A técnica vocal no pagode: um estudo de caso para o desenvolvimento estético vocal. 2025. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47890-
dc.description.abstractThis work aims to present the vocal aesthetic characteristics applied to the musical genre pagode, as well as to describe the processes of two case studies with two distinct volunteers, conducted to develop the sonority expected for the aforementioned genre. The study, developed over 15 months, is based on the scarcity of academic research on the topic and uses a methodology of periodized vocal exercises for technical development and for adapting the voice to the pagode aesthetic. Case studies were conducted with two male volunteers: one with informal musical experience (Volunteer A) and another with formal training and professional practice (Volunteer B). Through questionnaires, auditory assessments, and the application of vocalises from didactic methods and exercises created by the researcher, the work aimed to improve vocal projection, articulation, intonation, and vocal homogeneity. The results indicated significant improvement in the voices of both volunteers, with Volunteer A demonstrating advances in active voice production and the ability to perform techniques such as yodeling and falsetto, while Volunteer B corrected vocal breaks and increased projection. The conclusions indicate that the individualization of the exercise protocol was the most effective strategy, and that intonation, although improved, depends on the singer’s body awareness and musical background.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPagodept_BR
dc.subjectPagodept_BR
dc.subjectVoz cantadapt_BR
dc.subjectTécnica vocalpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectTstética vocalpt_BR
dc.subjectSinging voicept_BR
dc.subjectVocal techniquept_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectVocal aestheticspt_BR
dc.titleA técnica vocal no pagode: um estudo de caso para o desenvolvimento estético vocalpt_BR
dc.title.alternativeVocal technique in pagode music: a case study for vocal aesthetic developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Poliana de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7262117058578959pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Jaqueline Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933pt_BR
dc.contributor.referee2Tullio, Eduardo Fraga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608865143390940pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9398061089660474pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar as características estéticas vocais aplicadas no gênero musical pagode, assim como a descrição dos processos de dois estudos de caso com dois voluntários distintos, trabalhados para desenvolver a sonoridade esperada pelo gênero musical citado. O estudo, desenvolvido ao longo de 15 meses, fundamenta-se na escassez de pesquisas acadêmicas sobre o tema e utiliza uma metodologia de periodização de exercícios vocais para o desenvolvimento técnico e a adequação da voz à estética do pagode. Foram realizados estudos de caso com dois voluntários do sexo masculino, um com experiência musical informal (Voluntário A) e outro com formação técnica e prática profissional (Voluntário B). Por meio de questionários, avaliações auditivas e a aplicação de vocalizes de métodos didáticos e exercícios criados pela pesquisadora, o trabalho visou a melhoria da projeção vocal, articulação, afinação e homogeneidade da voz. Os resultados apontaram uma melhora significativa na voz de ambos os voluntários, com o Voluntário A demonstrando melhora na incidência da voz ativa e a capacidade de realizar técnicas como yodel e falsete, enquanto o Voluntário B corrigiu a quebra vocal e aumentou a projeção. As conclusões indicam que a individualização do protocolo de exercícios foi a estratégia mais eficiente, e que a afinação, embora melhorada, depende da consciência corporal e da bagagem musical do cantor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnicaVocalPagode.pdf3.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.