Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFelix, Matheus-
dc.date.accessioned2025-12-18T14:06:34Z-
dc.date.available2025-12-18T14:06:34Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationFELIX, Matheus. Relato do processo interpretativo na execução de quatro canções do compositor José Amat (1818–1881): “Barcarolla”, “A Deus e a ti”, “Un Ange Envole” e “Addio”. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47889-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper presents an experience report based on the study and performance of four songs by the composer José Amat: Barcarolla, A Deus e a ti, Un ange envole, and Addio. The choice of this repertoire was due to its suitability to the tessitura of my light lyric tenor voice and to the guidance of my singing teacher. The aim of the study was to understand how these works could contribute to my technical and interpretative development in classical singing, as well as to my academic training. Throughout this process, it was possible to improve aspects such as legato, breath control, vocal agility in fast passages, diction in French and Italian, and the interpretative construction of the pieces. The songs studied presented specific challenges that required the development of study strategies, together with exercises proposed by the teacher, which allowed for the gradual improvement of my performance. The study of these four songs contributed significantly to my vocal and interpretative development, fostering greater critical awareness of vocal practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectJosé Amatpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectSingingpt_BR
dc.subjectBrazilian musicpt_BR
dc.titleRelato do processo interpretativo na execução de quatro canções do compositor José Amat (1818–1881): “Barcarolla”, “A Deus e a ti”, “Un Ange Envole” e “Addio”.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Poliana de Jesus-
dc.contributor.advisor1Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Jaqueline Soares-
dc.contributor.referee1Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Ernane Júnior Ferreira-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8026453A6&tokenCaptchar=0cAFcWeA7iM9DFBgAY2XyXi4c0lDv_8I1rsXk0z5SAR0sTuKdqPLUwfq2W3ZGKYMS6oSopBUK6g8mL1lkanOM9eU-Yil0w9NI2effmw98QQCf1-t48Kxh0JijijS2PnDw0vWLd5naDyugYmjqiyPiHCk8M6BX2efD3EdQSiivaoVuTqHnLiplpcoXv6jBCTdEFdp-GyJ0m6OfzD-XkBJdeFnmqPKLyNuuXSpAeYkgNkEYRSv0yRw4Rm3wIlY4fYmF4tpRlwquT0SknaV7xdybaLbx0nqm05KG1uQiCJSDNx6-hTLFX7-bKHLwBRsKgn52vUmexJUz6P92nqd1skVTy8HMvOVQkHXCOhAStIZNLjwQ4eeHJ0MVydy_eAuqqNKTGzVuepioM5zMwfGvOAj_49n9NyWKtZWmGADcow2cKImwUsU9ioXhiEliJWoiYV--uaZ1xAPfPOWvnKZTggfG_bpoTeY33HU5hE_yMC_L2AbxdVlGKzvU80FvDb3gnaef4nZItU3Aw0yjrB_hxDdZ-3H2vHiKo0aZoUHYzmaAB2raXHgpfEiJhAwZs2KVyWctshs59IkEMic0Ao8KhrwoHLSacxSxnvTiN_Cb4iMz2nxjLksMfkuHn-mOD6OfBo7wHCi9vKzxxVc9RryYwWO1opj8LRAHXiw_DtP5nk6-QZNWd59uw3VnxrE79RMbgWbz807DCHw9jf2VjvdpolwgrH0PudJNBWQlayR19o7PaYn8IgexrbW-buUcSeEzSMty0uUOHda5LdPKWoCJ6mg73BdH06xwL9wRsTQpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um relato de experiência a partir do estudo e da performance de quatro canções do compositor José Amat: Barcarolla, A Deus e a ti, Un ange envole e Addio. A escolha desse repertório ocorreu por sua adequação à tessitura da minha voz de tenor ligeiro e por orientação da minha professora de canto. O trabalho teve como objetivo compreender de que forma essas obras poderiam contribuir para o meu desenvolvimento técnico e interpretativo do canto lírico, bem como para minha formação acadêmica. Nesse processo, foi possível aprimorar aspectos como o legato, a respiração, a agilidade vocal em passagens rápidas, a dicção em francês e italiano e a construção interpretativa das peças. As canções estudadas apresentaram desafios específicos que exigiram a elaboração de estratégias de estudo, em conjunto com exercícios propostos pela professora, o que permitiu aprimorar gradualmente a minha performance. O estudo dessas quatro canções contribuiu de forma significativa para o meu desenvolvimento vocal e interpretativo, despertando maior consciência crítica sobre a prática do canto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelatoProcessoInterpretativo.pdfTCC4.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons