Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47881
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTavares, Júlia Alves-
dc.date.accessioned2025-12-18T01:38:21Z-
dc.date.available2025-12-18T01:38:21Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationTAVARES, Júlia Alves. Grotezke: produção visual e design gráfico como ferramentas de lançamento de coleção de acessórios alternativos subculturais. 2025. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47881-
dc.description.abstractThis work aims to develop the visual and graphic production of a catalog for the launch of the alternative accessories collection of the independent brand GROTEZKE, embedded in the Brazilian queer underground clubber scene. The research was based on the analysis of subcultures, countercultures, and marginalized movements, highlighting the relevance of aesthetics and performance as instruments of symbolic resistance and identity construction. Furthermore, it investigates visual production as a tool for expression, resistance, and legitimation of dissident aesthetics. Through theoretical analyses and visual references, the study articulates creative direction, photographic production, graphic design, and editorial design, structuring the process according to Lobach’s methodology. The results show that graphic design and photography can act as instruments of inclusion, belonging, and identity strengthening of subcultural communities, contributing to innovation, plurality, and authenticity within the field of contemporary design.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgrotezkept_BR
dc.subjectprodução visualpt_BR
dc.subjectfashionpt_BR
dc.subjectdesign gráficopt_BR
dc.subjectfotografiapt_BR
dc.subjectgráficopt_BR
dc.subjectprodução fotográficapt_BR
dc.subjectdesign editorialpt_BR
dc.subjectmoda subculturalpt_BR
dc.subjectundergroundpt_BR
dc.subjectalternativopt_BR
dc.subjectsubculturapt_BR
dc.subjectcontraculturapt_BR
dc.subjectphotographic productionpt_BR
dc.subjectgraphic designpt_BR
dc.subjecteditorial designpt_BR
dc.subjectsubcultural fashionpt_BR
dc.subjectundergroundpt_BR
dc.subjectcatálogopt_BR
dc.subjectphotographypt_BR
dc.subjectbrochurept_BR
dc.subjectcatalogpt_BR
dc.subjectgraphicpt_BR
dc.subjectvisualpt_BR
dc.titleGrotezke: produção visual e design gráfico como ferramentas de lançamento de coleção de acessórios alternativos subculturaispt_BR
dc.title.alternativeGrotezke: visual production and graphic design for the launch of a fashion collection for a subcultural alternative accessories brandpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Plácido, João Carlos Riccó-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=A810A3EEF16E4777BB2BEBF4D77BF8C3.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Machado Júnior, Juscelino Humberto Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, João Ricardo Bezerra Vasconcelos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal a produção visual e gráfica de um catálogo para o lançamento da coleção de acessórios alternativos da marca independente GROTEZKE, inserida na cena clubber underground queer brasileira. A pesquisa fundamentou-se na análise de subculturas, contraculturas e movimentos marginalizados, evidenciando a relevância da estética e da performance como instrumentos de resistência simbólica e de construção identitária. Além disso, investiga a produção visual como ferramenta de expressão, resistência e legitimação de estéticas dissidentes. Por meio de análises teóricas e de referências visuais, o estudo articula direção criativa, produção fotográfica, design gráfico e design editorial, estruturando o processo de criação segundo a metodologia de Lobach. Os resultados indicam que o design gráfico e a fotografia podem atuar como instrumentos de inclusão, pertencimento e fortalecimento identitário de comunidades subculturais, contribuindo para a inovação, a pluralidade e a autenticidade no campo do design contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GrotezkeProduçãoVisual.pdfTCC_Design_Julia_Tavares192.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.