Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47881
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Grotezke: produção visual e design gráfico como ferramentas de lançamento de coleção de acessórios alternativos subculturais
Alternate title (s): Grotezke: visual production and graphic design for the launch of a fashion collection for a subcultural alternative accessories brand
Author: Tavares, Júlia Alves
First Advisor: Plácido, João Carlos Riccó
First member of the Committee: Machado Júnior, Juscelino Humberto Cunha
Second member of the Committee: Oliveira, João Ricardo Bezerra Vasconcelos de
Summary: Este trabalho tem como objetivo principal a produção visual e gráfica de um catálogo para o lançamento da coleção de acessórios alternativos da marca independente GROTEZKE, inserida na cena clubber underground queer brasileira. A pesquisa fundamentou-se na análise de subculturas, contraculturas e movimentos marginalizados, evidenciando a relevância da estética e da performance como instrumentos de resistência simbólica e de construção identitária. Além disso, investiga a produção visual como ferramenta de expressão, resistência e legitimação de estéticas dissidentes. Por meio de análises teóricas e de referências visuais, o estudo articula direção criativa, produção fotográfica, design gráfico e design editorial, estruturando o processo de criação segundo a metodologia de Lobach. Os resultados indicam que o design gráfico e a fotografia podem atuar como instrumentos de inclusão, pertencimento e fortalecimento identitário de comunidades subculturais, contribuindo para a inovação, a pluralidade e a autenticidade no campo do design contemporâneo.
Abstract: This work aims to develop the visual and graphic production of a catalog for the launch of the alternative accessories collection of the independent brand GROTEZKE, embedded in the Brazilian queer underground clubber scene. The research was based on the analysis of subcultures, countercultures, and marginalized movements, highlighting the relevance of aesthetics and performance as instruments of symbolic resistance and identity construction. Furthermore, it investigates visual production as a tool for expression, resistance, and legitimation of dissident aesthetics. Through theoretical analyses and visual references, the study articulates creative direction, photographic production, graphic design, and editorial design, structuring the process according to Lobach’s methodology. The results show that graphic design and photography can act as instruments of inclusion, belonging, and identity strengthening of subcultural communities, contributing to innovation, plurality, and authenticity within the field of contemporary design.
Keywords: grotezke
produção visual
fashion
design gráfico
fotografia
gráfico
produção fotográfica
design editorial
moda subcultural
underground
alternativo
subcultura
contracultura
photographic production
graphic design
editorial design
subcultural fashion
underground
catálogo
photography
brochure
catalog
graphic
visual
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: TAVARES, Júlia Alves. Grotezke: produção visual e design gráfico como ferramentas de lançamento de coleção de acessórios alternativos subculturais. 2025. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47881
Date of defense: 23-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GrotezkeProduçãoVisual.pdfTCC_Design_Julia_Tavares192.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.