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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBonifácio, Samuel Davi Vieira-
dc.date.accessioned2025-12-17T13:31:05Z-
dc.date.available2025-12-17T13:31:05Z-
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.citationBONIFÁCIO, Samuel Davi Vieira. Avaliação da estampabilidade de aços avançados de alta resistência para componentes de segurança veicular. 2025. 167 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.646pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47863-
dc.description.abstractThis study evaluated the formability of five advanced high-strength steels, designated as DP780, TRIP780, and TRIP1000 — intended for vehicle safety applications. To this end, microstructural characterisations were carried out through metallography, phase volume fraction analysis, crystallographic texture assessment, and phase morphology examination. Subsequently, mechanical and formability tests were conducted, organised into three lines of investigation: i) evaluation of mechanical properties using tensile testing, microhardness, mini-Charpy impact, bending, and Small Punch Test, aiming to assess behaviour in different rolling directions; ii) characterisation of formability based on Erichsen stretch, forming limit curve (FLC), conical hole expansion, and limiting drawing ratio (LDR) tests; iii) analysis of the correlation between microstructural parameters and performance in formability tests. The results indicated that: i) DP780 M, DP780 S, and TRIP780 steels exhibited the best combination of mechanical properties and formability; ii) although TRIP1000 showed high mechanical strength, it demonstrated lower energy absorption capacity and poorer formability, due to its microstructure and lower strain hardening exponent; iii) factors such as microstructural homogeneity, microhardness distribution, and the presence of retained austenite were important for stamping performance. These findings contribute to a better understanding of how microstructure influences the formability of advanced high-strength steels.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAços avançados de alta resistênciapt_BR
dc.subjectCaracterização microestruturalpt_BR
dc.subjectEstampabilidadept_BR
dc.subjectConformaçãopt_BR
dc.subjectPropriedades mecânicaspt_BR
dc.subjectAdvanced High-Strength Steels,pt_BR
dc.subjectMicrostructural Characterization,pt_BR
dc.subjectStampability,pt_BR
dc.subjectFormability and Mechanical Propertiespt_BR
dc.titleAvaliação da estampabilidade de aços avançados de alta resistência para componentes de segurança veicularpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the formability of advanced high-strength steels for vehicle safety componentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Sinésio Domingues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962236459954318pt_BR
dc.contributor.referee1Bose Filho, Waldek Wladimir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7343747084770689pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Marcelo Falcão de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5681812218970006pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0689810574331926pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foi avaliada a estampabilidade de cinco aços avançados de alta resistência, designados por DP780, TRIP780 e TRIP1000 — voltados para aplicações em segurança veicular. Para isso, foram realizadas caracterizações microestruturais por meio de metalografia, fração volumétrica de fases, análise de textura cristalográfica e morfologia das fases. Em seguida, foram conduzidos ensaios mecânicos e de estampabilidade, organizados em três linhas de investigação: i) avaliação das propriedades mecânicas com ensaios de tração, microdureza, impacto miniCharpy, dobramento e Small Punch Test, visando avaliar o comportamento em diferentes direções da laminação; ii) caracterização da estampabilidade com base nos ensaios de estiramento Erichsen, curva limite de conformação (CLC), expansão de furo cônico e razão limite de estampagem (RLE); iii) análise da correlação entre os parâmetros microestruturais e o desempenho nos ensaios de estampabilidade. Os resultados indicaram que: i) os aços DP780 M, DP780 S e TRIP780 apresentaram a melhor combinação de propriedades mecânicas e de estampabilidade; ii) o aço TRIP1000, apesar de sua elevada resistência mecânica, demonstrou menor capacidade de absorção de energia e menor conformabilidade, em razão da sua microestrutura e menor expoente de encruamento; iii) fatores como a homogeneidade microestrutural, distribuição de microdureza e presença de austenita retida foram importantes para o desempenho em estampagem. A partir dessas análises, o trabalho contribui para o entendimento da influência da microestrutura na estampabilidade dos aços avançados de alta resistência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration167pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.646pt_BR
dc.orcid.putcode200108129-
dc.crossref.doibatchidfd6885f4-2c25-47d1-8079-969164d9dbdb-
dc.subject.autorizadoEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.autorizadoVeículospt_BR
dc.subject.autorizadoAço de alta resistênciapt_BR
dc.subject.autorizadoEstampagem (Metais)pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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