Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47846
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Mariana Nunes de Freitas-
dc.date.accessioned2025-12-12T17:18:05Z-
dc.date.available2025-12-12T17:18:05Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.identifier.citationMENDES, Mariana Nunes de Freitas. O verniz literário nas cartas de Ana Cristina César tortuosidades de uma linguagem epistolar. 2022. 209 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5071pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47846-
dc.description.abstractThis work has as main objective to analyze letters written by Ana Cristina Cesar, highlighting passages in which she exercises her poetic diction. Most of the corpus is from the book Correspondência Incompleta, but some letters published by her were selected as well as some poetic texts were also analyzed to illustrate the writing style of Ana C. The study of selected correspondence fragments does not have the focus of biographical investigation, but of an appreciation of the aesthetic resources that the poet also uses in the letters, or some of these features. In these texts specifically, this ―process‖ occurs because, firstly, to the subject created/invented in the writing of the letters; secondly, to the perceived and assumed poetic intentionality and also, lastly, to the way it considers and gives importance to the issue of addressing. These three striking and preponderant factors in Ana Cristina Cesar's epistolary language allow the perception of the so-called "literary varnish" in the letters, which consists of the presence of some traits and features characteristic of poetry and which were ―transferred‖ to the writing of correspondence. As a theoretical basis, it was necessary to resort to authors such as Terry Eagleton, Celia Pedrosa, Leonor Arfuch, Antoine Compagnon, Silviano Santiago, Marcos Siscar, Michel Collot, Michel Foucault; among others related to the critical fortune of and about Ana Cristina, the example of Heloisa Buarque de Holanda, Luciana di Leone, Annita Costa Malufe, Flora Süssekind.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectana cristina cesarpt_BR
dc.subjectcartas pessoaispt_BR
dc.subjectpoesiapt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectana cristina cesarpt_BR
dc.subjectpersonal letterspt_BR
dc.subjectpoetrypt_BR
dc.subjectliteraturept_BR
dc.titleO verniz literário nas cartas de Ana Cristina Cesar tortuosidades de uma linguagem epistolarpt_BR
dc.title.alternativeThe literary varnish in Ana Cristina César's letters tortuosities of an epistolary languagept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Joana Luiza Muylaert-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6656909663539597pt_BR
dc.contributor.referee1Veras, Eduardo Horta Nassif-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145442433706142pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Viviane Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565754244268629pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Kênia Maria de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565924641557935pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1068070451822811pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar cartas pessoais escritas por Ana Cristina Cesar ressaltando trechos em que ela exerce sua dicção poética. A maior parte do corpus é da obra Correspondência Incompleta, mas algumas cartas publicadas por ela foram selecionadas assim como alguns textos poéticos foram também analisados para ilustrar o estilo de escrita de Ana C.. O estudo dos fragmentos das correspondências selecionadas não tem o foco de investigação biográfica, mas sim de uma valorização dos recursos estéticos dos quais a poeta lança mão também nas missivas, ou alguns desses recursos. Nesses textos especificamente, esse ―processo‖ ocorre graças, primeiramente, ao sujeito criado/inventado na escrita das cartas; em segundo lugar, à intencionalidade poética percebida e assumida e também, em último ponto, à forma como ela considera e dá importância à questão do endereçamento. Esses três fatores marcantes e preponderantes na linguagem epistolar de Ana Cristina Cesar possibilitam a percepção do chamado ―verniz literário‖ nas cartas, que consiste na presença de alguns traços e recursos característicos da poesia e que foram ―transferidos‖ para a escrita da correspondência. Como base teórica, foi necessário recorrer a autores como Terry Eagleton, Celia Pedrosa, Leonor Arfuch, Antoine Compagnon, Silviano Santiago, Marcos Siscar, Michel Collot, Michel Foucault, dentre outros relacionados à fortuna crítica de e sobre Ana Cristina, a exemplo de Heloisa Buarque de Holanda, Luciana di Leone, Annita Costa Malufe, Flora Süssekind.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration209pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5071pt_BR
dc.orcid.putcode199602074-
dc.crossref.doibatchidbb5c4758-8dcd-401a-9469-ce4c44b21e32-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoCésar, Ana Cristina, 1952-1983 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoCartas brasileiraspt_BR
dc.subject.autorizadoFicção epistolarpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VernizLiterarioCartas.pdfTese2.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons