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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorVaz, Gabriela Pires da Silva Castro-
dc.date.accessioned2025-12-12T16:01:29Z-
dc.date.available2025-12-12T16:01:29Z-
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.citationVAZ, Gabriela Pires. Processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ambiente escolar: olhares pedagógicos em uma escola de Educação Básica de Uberlândia-MG. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Especialização em Educação Especial: alfabetização e Atendimento Educacional Especializado em Deficiências Sensoriais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47845-
dc.description.abstractThis study investigated the teaching-learning process of a student with low vision in a regular school, analyzing the challenges faced and the pedagogical practices adopted to promote inclusion. The objective was to understand how educational strategies contribute to the student's accessibility and to identify existing limitations in the school environment. The methodology adopted was qualitative, through a case study that involved participant observation and document analysis. The results showed that, despite some adaptations, the student's inclusion occurs in a fragmented manner, with limitations in access to adapted materials, reduced use of assistive technologies, and a lack of teacher training to address the student's specific needs. The discrepancy between the requirements of inclusive legislation and actual pedagogical practices was evident, resulting in difficulties in the student's active participation in school activities. Based on these findings, the study proposed measures to improve inclusion, such as implementing audio description, using tactile materials, expanding access to assistive technologies, and providing continuous teacher training. It is concluded that the inclusion of students with low vision still faces structural and methodological challenges, making a continuous action plan essential to transform pedagogical practice and ensure truly accessible education.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectdeficientept_BR
dc.subjectauditivopt_BR
dc.subjectvisualpt_BR
dc.subjectcapacitaçãopt_BR
dc.subjectsala de recursospt_BR
dc.subjectsalapt_BR
dc.subjectrecursospt_BR
dc.subjectadaptaçãopt_BR
dc.subjectmateriaispt_BR
dc.subjectrecursospt_BR
dc.subjectcegueirapt_BR
dc.subjectbaixapt_BR
dc.subjectvisãopt_BR
dc.subjectacessibilidadept_BR
dc.subjecttecnologias assistivaspt_BR
dc.subjectformaçãopt_BR
dc.subjectdocentept_BR
dc.titleProcesso de inclusão do aluno com deficiência visual no ambiente escolar: olhares pedagógicos em uma escola de Educação Básica de Uberlândia-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Garibaldi, Rochele-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154403607598062pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lázara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848916629140009pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Lavine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7750540569099048pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Marcia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5166256643311830pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investigou o processo de ensino-aprendizagem de um estudante com baixa visão em uma escola regular, analisando os desafios enfrentados e as práticas pedagógicas adotadas para promover a inclusão. O objetivo foi compreender como as estratégias educacionais contribuem para a acessibilidade do aluno, bem como identificar as limitações existentes no ambiente escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, por meio de um estudo de caso, que envolveu observação participante e análise documental. Os resultados demonstraram que, apesar da existência de algumas adaptações, a inclusão do estudante ocorre de forma fragmentada, com limitações no acesso a materiais adaptados, uso reduzido de tecnologias assistivas e falta de capacitação dos professores para lidar com as necessidades específicas do aluno. A discrepância entre as exigências da legislação inclusiva e as práticas pedagógicas efetivas foi evidenciada, resultando em dificuldades na participação ativa do estudante nas atividades escolares. Com base nesses achados, o estudo propôs medidas para aprimorar a inclusão, como a implementação da audiodescrição, o uso de materiais táteis, a ampliação do acesso a tecnologias assistivas e a formação continuada dos docentes. Conclui-se que a inclusão do estudante com baixa visão ainda enfrenta desafios estruturais e metodológicos, sendo essencial um plano de ação contínuo para transformar a prática pedagógica e garantir um ensino verdadeiramente acessível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Especialização Lato Sensu

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