Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47845Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Vaz, Gabriela Pires da Silva Castro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-12T16:01:29Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-12T16:01:29Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
| dc.identifier.citation | VAZ, Gabriela Pires. Processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ambiente escolar: olhares pedagógicos em uma escola de Educação Básica de Uberlândia-MG. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Especialização em Educação Especial: alfabetização e Atendimento Educacional Especializado em Deficiências Sensoriais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47845 | - |
| dc.description.abstract | This study investigated the teaching-learning process of a student with low vision in a regular school, analyzing the challenges faced and the pedagogical practices adopted to promote inclusion. The objective was to understand how educational strategies contribute to the student's accessibility and to identify existing limitations in the school environment. The methodology adopted was qualitative, through a case study that involved participant observation and document analysis. The results showed that, despite some adaptations, the student's inclusion occurs in a fragmented manner, with limitations in access to adapted materials, reduced use of assistive technologies, and a lack of teacher training to address the student's specific needs. The discrepancy between the requirements of inclusive legislation and actual pedagogical practices was evident, resulting in difficulties in the student's active participation in school activities. Based on these findings, the study proposed measures to improve inclusion, such as implementing audio description, using tactile materials, expanding access to assistive technologies, and providing continuous teacher training. It is concluded that the inclusion of students with low vision still faces structural and methodological challenges, making a continuous action plan essential to transform pedagogical practice and ensure truly accessible education. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | educação | pt_BR |
| dc.subject | deficiente | pt_BR |
| dc.subject | auditivo | pt_BR |
| dc.subject | visual | pt_BR |
| dc.subject | capacitação | pt_BR |
| dc.subject | sala de recursos | pt_BR |
| dc.subject | sala | pt_BR |
| dc.subject | recursos | pt_BR |
| dc.subject | adaptação | pt_BR |
| dc.subject | materiais | pt_BR |
| dc.subject | recursos | pt_BR |
| dc.subject | cegueira | pt_BR |
| dc.subject | baixa | pt_BR |
| dc.subject | visão | pt_BR |
| dc.subject | acessibilidade | pt_BR |
| dc.subject | tecnologias assistivas | pt_BR |
| dc.subject | formação | pt_BR |
| dc.subject | docente | pt_BR |
| dc.title | Processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ambiente escolar: olhares pedagógicos em uma escola de Educação Básica de Uberlândia-MG | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Garibaldi, Rochele | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6154403607598062 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Lázara | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3848916629140009 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Ferreira, Lavine | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7750540569099048 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Lima, Marcia | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5166256643311830 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente estudo investigou o processo de ensino-aprendizagem de um estudante com baixa visão em uma escola regular, analisando os desafios enfrentados e as práticas pedagógicas adotadas para promover a inclusão. O objetivo foi compreender como as estratégias educacionais contribuem para a acessibilidade do aluno, bem como identificar as limitações existentes no ambiente escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, por meio de um estudo de caso, que envolveu observação participante e análise documental. Os resultados demonstraram que, apesar da existência de algumas adaptações, a inclusão do estudante ocorre de forma fragmentada, com limitações no acesso a materiais adaptados, uso reduzido de tecnologias assistivas e falta de capacitação dos professores para lidar com as necessidades específicas do aluno. A discrepância entre as exigências da legislação inclusiva e as práticas pedagógicas efetivas foi evidenciada, resultando em dificuldades na participação ativa do estudante nas atividades escolares. Com base nesses achados, o estudo propôs medidas para aprimorar a inclusão, como a implementação da audiodescrição, o uso de materiais táteis, a ampliação do acesso a tecnologias assistivas e a formação continuada dos docentes. Conclui-se que a inclusão do estudante com baixa visão ainda enfrenta desafios estruturais e metodológicos, sendo essencial um plano de ação contínuo para transformar a prática pedagógica e garantir um ensino verdadeiramente acessível. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 43 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Especialização Lato Sensu | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ProcessoInclusãoAluno.pdf | TCC | 349.93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
