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dc.creatorLana, Roberta Cristina-
dc.date.accessioned2025-12-11T13:26:15Z-
dc.date.available2025-12-11T13:26:15Z-
dc.date.issued2025-04-25-
dc.identifier.citationLANA, Roberta Cristina. Ensinando e aprendendo com Lucan: as aulas de piano de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo e altas habilidades. 2025. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47831-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de pianopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopt_BR
dc.subjectaltas habilidadespt_BR
dc.subjectdupla-excepcionalidadept_BR
dc.titleEnsinando e aprendendo com Lucan: as aulas de piano de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo e altas habilidades.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.contributor.referee1Asnis, Valéria Peres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926181735765678pt_BR
dc.contributor.referee2Deus, José Soares de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4084691524228805pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2097975640290862pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógico-musicais utilizadas no ensino de piano de um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e altas habilidades. A pesquisa buscou identificar as características autísticas e de altas habilidades do aluno manifestas nas aulas; conhecer as potencialidades e desafios musicais do aluno; relatar os procedimentos didático-pedagógicos utilizados nas aulas do aluno observado; descrever os aspectos técnico-pianísticos, teórico-musicais, expressivos observados ao longo do processo das aulas de piano. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, tendo como participante um garoto com diagnóstico de TEA e altas habilidades. No início desta pesquisa ele tinha 6 anos e dois meses de idade, e era meu aluno de piano em uma escola particular de música na cidade de Uberlândia-MG, nessa pesquisa, autodenominado por Lucan. A coleta de dados se deu a partir da gravação de 8 aulas de piano deste aluno e posterior descrição e análise. O caminho teórico que ofereceu suporte para a compreensão do TEA (Souza (2021), Louro (2021), Neves et al., (2023), DSM-5 (2014), Asnis e Elias (2019), Van Langendonck (2019)); da dupla-excepcionalidade: Altas Habilidades e TEA (Alves e Nakano (2015), Vieira e Simon (2012), Ministério da Educação (2023), Costa e Rangni, (2010), Neihart (2000), Gardner (1994)); da educação musical para crianças com TEA (Janzen e Ranvaud (2009), Levitin (2010), Asnis e Elias (2019), Louro (2021)); e do ensino de piano para crianças com TEA (Van Langendonck (2019), Silarat (2021), Neves e Parizzi (2022)). Assim, por meio dos dados coletados e do estudo da literatura pude refletir sobre os conteúdos trabalhados, atividades propostas, ações e reações de Lucan, meus procedimentos pedagógicos e minhas interações com Lucan durante as aulas. Finalizando, a experiência com Lucan destacou a importância da flexibilização e criatividade no ensino de piano, mostrando que a adaptação das aulas às suas necessidades e potencialidades poderia proporcionar um aprendizado mais significativo. Por outro lado, mostrou que, para a professora, a ênfase dada ao diagnóstico do aluno como neurodiverso influenciou no relacionamento com ele em sala de aula fazendo com que ela se voltasse mais para os desejos do aluno na aula, em detrimento da realização de determinadas atividades musicais, mesmo sabendo de suas possibilidades de aprendizagem, inteligência e rapidez na aprendizagem. O estudo reforça a necessidade de abordagens pedagógicas que equilibrem o desenvolvimento musical teórico, técnico e criativo, especialmente no ensino de piano para crianças com dupla-excepcionalidade e na formação do professor que contemple a inclusão e preparo didático-pedagógico para trabalhar com as neurodivergências num sistema educacional realmente inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration79pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.orcid.putcode199491839-
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