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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47825| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7073-0760 |
| Document type: | Tese |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Reduced-order acoustic predictions of non-axisymmetric nozzle jets |
| Alternate title (s): | Previsões acústicas de ordem reduzida de jatos de bocal não axissimétricos |
| Author: | Meira, Lucas de Souza |
| First Advisor: | Souza, Francisco José de |
| First member of the Committee: | Silveira Neto, Aristeu da |
| Second member of the Committee: | Padilla, Elie Luis Martínez |
| Third member of the Committee: | Deschamps, César José |
| Fourth member of the Committee: | Silva, Filipe Dutra da |
| Summary: | The jet engines continue to be the major contribution to the noise generation in aircraft, during take-off and approach phases. The jet noise results from the mixing region and the intense turbulence between the core and adjacent flow during the mixing process. In this region a turbulent flow presenting a high Mach and Reynolds number, eddies in several scales, and instabilities convert a mount of mechanical energy in pressure wave fluctuations, generating acoustic noise. Once a crescent growth of air transportation demand, it is mandatory to ensure the birth of quieter projects in aerospace engineering, following the best practices and regulation for noise reduction. In the present work, the development of a feasible methodology is presented to study and predict noise pattern in subsonic jet (0.7 ≤ 𝑀𝑎 ≤ 0.8). By means of the Computational Fluid Dynamics (CFD) and the Generalized Acoustic Analogy (GAA) implemented in an in-house code, named FastJetNoise. The results presented in this research were compared with experimental data provided by Southampton’s Doak Laboratory. To conduct the analysis, a commercial Reynolds-Averaged Navier-Stokes (RANS) solver was used to simulate the turbulent flow characteristics. The flow properties were then discretized in a structured mesh, which was computed using the FastJetNoise code. Specific radial and azimuthal coordinates were measured, and their Power Spectral Density (PSD) was compared with experimental results. For this study, a baseline circular smooth nozzle was simulated and validated, with good agreement between the numerical and experimental data. In addition, a few non-axisymmetric nozzles were evaluated and their contribution in noise reduction were estimated. In conclusion, the findings of this research highlight the potential of the GAA in association with RANS results as an effective tool for jetstream noise prediction. The low computational cost by means this analogy opens the possibilities of different evaluations, such as flow regimes, different geometries and passive noise reduction devices. The accuracy of noise predictions can contribute significantly to the development of quieter, more efficient jet propulsion systems, as well as to the implementation of better noise reduction strategies in the industry. |
| Abstract: | Os motores a jato continuam sendo a maior contribuição de produção de ruído em aeronaves, especialmente nas fases de decolagem e aproximação. O ruído de jato resulta da intensa turbulência que ocorre na região de mixtura, que está definida entre o núcleo do jato e o escoamento atmosférico. Nesta região um escoamento turbulento a altos números de Reynolds e Mach, estruturas turbilhonares em diversas escalas interagem entre si, convertendo parte da energia cinética do escoamento em flutuações no campo de pressão, produzindo o ruído aeroacústico. Devido à crescente demanda por transporte aéreo, é fundamental garantir a introdução de projetos mais silenciosos e sustentáveis na engenharia aeroespacial, em acordo com as boas práticas e as normas de redução de ruído. No corrente trabalho, o desenvolvimento de uma metodologia viável é apresentada para o estudo e predição de ruído em jatos subsônicos (0.7 ≤ 𝑀𝑎 ≤ 0.8). Por meio da fluidodinâmica computacional (CFD) e Analogia Acústica Generalizada (GAA), implementada em um código interno, FastJetNoise, os resultados apresentados foram comparados com dados experimentais providos pelo Laboratório Doak, de Southamptom. No início da análise, um solucionador comercial baseado em médias de Reynolds (RANS) foi utilizado para simular as características do escoamento,que , posteriormente tiveram suas propriedades discretizadas em uma malha estruturada, calculada usando o código FastJetNoise. Coordenadas radiais e azimutais específicas foram medidas, e sua Densidade Espectral de Potência (PSD) foi comparada com resultados experimentais. Para este estudo, simulamos e validamos um bocal circular liso de referência, com boa concordância entre os dados numéricos e experimentais. Posteriormente, bocais não axissimétricos foram modelados e suas contribuições na redução de ruído foram contabilizadas. Em suma, os resultados deste trabalho destacam o potencial da GAA em associação com os resultados de simulações RANS como uma ferramenta eficaz para a previsão de ruído em jatos. O baixo custo computacional proporcionado por essa metodologia abre possibilidades para futuras avaliações, como regimes de escoamento, diferentes geometrias e dispositivos de redução passiva de ruído. As previsões de ruído podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de sistemas de propulsão a jato mais silenciosos e eficientes, bem como para a implementação de melhores estratégias de redução de ruído na indústria. |
| Keywords: | Aeroacoustic CFD Generalized acoustic analogy Mixing jet Noise CAA Aeroacústica CFD Analogia acústica generalizada Jato de mistura Ruído |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::PRINCIPIOS VARIACIONAIS E METODOS NUMERICOS |
| Subject: | Engenharia mecânica Aviões a jato Aviões - Motores |
| Language: | eng |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
| Quote: | MEIRA, Lucas de Souza. Reduced-order acoustic predictions of non-axisymmetric nozzle jets. 2025. 154 f. Ph.D. (Thesis. School of Mechanical Engineering) - Federal University of Uberlândia,Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.608. |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.608 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47825 |
| Date of defense: | 29-Oct-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. |
| Appears in Collections: | TESE - Engenharia Mecânica |
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