Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47791
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Por um inventário dos sentidos: o patrimônio educativo da escola agrotécnica federal de uberaba (1979-2002)
Título (s) alternativo (s): Towards an inventory of the senses: the educational heritage of the uberaba federal agricultural technical school (1979-2002)
Autor: Carneiro, Juno Alexandre Vieira
Primer orientador: Gatti Júnior, Décio
Primer miembro de la banca: Lima, Ana Laura Godinho
Segundo miembro de la banca: Silva, Vivian Batista da
Tercer miembro de la banca: Abreu, Jean Luiz Neves
Cuarto miembro de la banca: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
Resumen: Essa pesquisa abordou o inventário dos sentidos da memória institucional da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba (EAFU), por meio da apropriação do conceito de patrimônio educativo, no período compreendido entre 1979 e 2002. O objetivo principal foi apreender a construção do patrimônio educativo da EAFU mediante a materialização de um inventário dos sentidos, por meio dos significados coletivos atribuídos, compartilhados e enunciados pelos protagonistas da memória institucional. A tese se insere na linha de pesquisa: História e Historiogafia da Educação. Aplicamos a concepção de inventário utilizada no campo do patrimônio cultural, enquanto instrumento analítico, avaliando os sentidos conferidos às referências culturais acerca da EAFU e analisando as convergências e singularidades nas elaborações das memórias coletivas resultantes da materialização do inventário dos sentidos. A justificativa apoiou-se na percepção de que o patrimônio educativo favorece a compreensão das elaborações da memória institucional. Tais elaborações dizem respeito às formas pelas quais as referências culturais resultantes da formulação do inventário dos sentidos indicaram uma visão de conjunto coerente com as experiências coletivas no passado e na atualidade. Percebemos a ausência de debates sobre a memória da educação profissional em seus aspectos materiais e imateriais no período da escola agrotécnica, nas interações entre os objetos e os sujeitos da cultura escolar, entre a concretude dos espaços, os vestígios tangíveis e os significados a eles atribuídos. A metodologia fundamentou-se na utilização dos inventários participativos do patrimônio cultural, idealizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como atividade de educação patrimonial que tem por objetivo construir conhecimentos a partir de diálogos entre pessoas, instituições e comunidades que detêm referências culturais a serem inventariadas. Nessa abordagem, o inventário dos sentidos foi adaptado às especificidades da escola agrotécnica, , mediante a utilização das categorias dos objetos, lugares e performances, aproximando-se de experimento etnográfico ancorado à construção do patrimônio educativo. Os resultados demonstraram a comprovação da nossa hipótese, sobre a qual os sentidos do patrimônio educativo na EAFU incorporam e problematizam os tensionamentos de uma tradição do ensino profissional vocacionada aos arranjos produtivos locais, ao passo que contribuem para as elaborações da memória institucional ancorada em uma visão de conjunto coerente com as experiências do passado e as possibilidades contemporâneas de partilhar valores entre as gerações que construíram - e ainda constroem - significados para as suas trajetórias.
Abstract: This research addressed the inventory of the meanings of the institutional memory of the Federal Agrotechnical School of Uberaba (EAFU), thru the appropriation of the concept of educational heritage, in the period between 1979 and 2002. The main objective was to understand the construction of the educational heritage of EAFU thru the materialization of an inventory of meanings, by means of the collective meanings attributed, shared, and enunciated by the protagonists of institutional memory. This thesis falls within the research area of: History and Historiography of Education. We applied the concept of inventory used in the field of cultural heritage as an analytical tool, evaluating the meanings attributed to cultural references about EAFU and analyzing the convergences and singularities in the elaborations of collective memories resulting from the materialization of the inventory of senses. The justification was based on the perception that educational heritage favors the understanding of the elaborations of institutional memory. Such elaborations concern the ways in which the cultural references resulting from the formulation of the inventory of senses indicated a comprehensive view consistent with collective experiences in the past and present. We noticed the absence of debates on the memory of professional education in its material and immaterial aspects during the period of the agricultural technical school, in the interactions between the objects and subjects of school culture, between the concreteness of spaces, the tangible traces, and the meanings attributed to them. The methodology was based on the use of participatory inventories of cultural heritage, conceived by the National Institute of Historical and Artistic Heritage (Iphan), as a heritage education activity aimed at building knowledge thru dialogs between people, institutions, and communities that hold cultural references to be inventoried. In this approach, the inventory of senses was adapted to the specificities of the agricultural technical school, through the use of the categories of objects, places and performances, resembling an ethnographic experiment anchored in the construction of educational heritage. The results demonstrated the verification of our hypothesis, about which the meanings of educational heritage at EAFU incorporate and problematize the tensions of a professional education tradition geared toward local productive arrangements, while contributing to the elaborations of institutional memory anchored in a comprehensive vision consistent with past experiences and contemporary possibilities of sharing values among the generations that have built - and still build - meanings for their trajectories.
Palabras clave: Educação
Education
Inventário
Patrimônio cultural
Sentidos
Memória institucional
Patrimônio educativo
Inventory
Institutional memory
Cultural heritage
Senses
Educational heritage.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Historiografia
Memória
Patrimônio cultural
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: CARNEIRO, Juno Alexandre Vieira. Por um inventário dos sentidos: o patrimônio educativo da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba (1979-2002). 2025. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.562.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.562
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47791
Fecha de defensa: 6-nov-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PorInventárioSentidos.pdf18.35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.