Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47746
Tipo do documento: Memorial
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Memórias afetivas de um professor
Autor(es): Sabino, André Luiz
Primeiro membro da banca: Gomes, Suely Aparecida
Segundo membro da banca: Silva, Arcênio Meneses da
Terceiro membro da banca: Oliveira, Sandro Nunes de
Quarto membro da banca: Matos, Santer Alvares de
Resumo: Este memorial é um relato descritivo, reflexivo e crítico sobre a trajetória de uma criança, filho de pai serralheiro e mãe costureira, que nasceu na periferia de uma pequena cidade mineira em meados dos anos 60 e vivenciou a árdua tarefa de sobreviver, entre tantas contradições que o mundo apresentava. Na década de 70, a escola abriu novas possibilidades, e o menino, um rapazote, começou a ver o mundo por outros olhos, por olhos de professores e professoras dos antigos 1º e 2º Graus. O silêncio foi dando lugar a uma voz que, tímida, começava a se fazer ouvir, interna e externamente. Já adulto, no final dos anos de 80, a entrada na universidade concretizou a passagem de um mundo para outro completamente distinto, com possibilidades e desafios. O olhar mudou muito a partir da mirada crítica e analítica construída pelo contato com a ciência geográfica. A universidade, na graduação e pós-graduação, possibilitou a inserção no mundo do trabalho como professor, lidando com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos na condição de aprendizes. O diálogo com gestores, com elaboradores de políticas públicas voltadas para a educação e para planejamento urbano, regional e de turismo, área que escolheu para desenvolver suas pesquisas, constitui-se como caminho para o mundo da pesquisa. Anos se passaram, entre muitas escolas e escolhas, e a história se apresenta, desde a infância ate a fase adulta, como forma de registrar memórias afetivas de um professor, condição para alcançar a condição de Professor Titular em uma universidade pública brasileira. Como narrativa, o presente memorial tem início com a rua e as memórias, descritas nos capítulos 1 e 2. Na sequência, relata o contato com a leitura e o ambiente escolar, desde as primeiras letras até o magistério superior, conteúdo do capítulo 3. A experiência com os cursos de pós-graduação fazem parte dos capítulos 4, 5 e 6, e o relato se encerra no território escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia, o CAp UFU, no capítulo 7, que fecha a escrita. Como processo, a escrita navega entre a vida pessoal, a vida profissional, a vida acadêmica e as memórias, perpassadas pelas ligações ao longo do espaço e do tempo. O caminho escolhido foi da descrição, reflexão e crítica sobre minha trajetória, permeado por vivências em diferentes momentos.
Abstract: This memorial is a descriptive, reflective, and critical account of a child’s journey — the son of a locksmith father and a seamstress mother — who was born in the outskirts of a small town in Minas Gerais in the mid-1960s and faced the arduous task of surviving amid the many contradictions the world presented. In the 1970s, school opened new possibilities to the boy who, now a young adolescent, started seeing the world through different eyes — through the eyes of his teachers from the former Primary and Secondary Education. Silence gradually gave way to a voice that, though timid, started to make itself heard, both internally and externally. As an adult, in the late 1980s, joining the university marked the passage from one world to an entirely different one, filled with possibilities and challenges. His perspective changed profoundly through the critical and analytical lens developed by his engagement with geographical science. University life, both in undergraduate and graduate studies, enabled his entry into the world of work as a teacher, interacting with children, teenagers, young people, adults, and the elderly in the role of learners. Dialogue with managers and policymakers in education, urban and regional planning, and tourism — the field he chose for his research — became a pathway into the world of academic research. Over the years, through many schools and choices, his story unfolds — from childhood to adulthood — as a means of recording the affective memories of a teacher, a necessary step toward attaining the position of Full Professor at a Brazilian public university. The narrative of this memorial begins with the street and the memories, described in Chapters 1 and 2. It then recounts his contact with reading and the school environment, from literacy to higher education, which are addressed in Chapter 3. His experiences in graduate studies are presented in Chapters 4, 5, and 6. The account concludes in the educational ground of the Colégio de Aplicação of the Federal University of Uberlândia (CAp UFU), described in Chapter 7, which closes the writing. As a process, the writing navigates between personal, professional, and academic life, intertwined with crossing memories over space and time. The chosen path is one of description, reflection, and critique of my own trajectory, filled with experiences from different moments of life.
Palavras-chave: Geografia
Planejamento regional
Turismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SABINO, André Luiz. Memórias afetivas de um professor. 2025. 165 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe E) - Escola de Educação Básica, Universidade Federal de Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.me.2025.9.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.me.2025.9
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47746
Data de defesa: 30-Out-2025
Aparece nas coleções:Memorial Descritivo - Escola de Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MemorialAcadêmicoMemórias.pdfMemorial Descritivo5.81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.