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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47726| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-4403-6856 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uso de ferramentas digitais na gestão de escolas municipais: importância e impactos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) |
| Título (s) alternativo (s): | The de of digital tools in the management of municipal schools: significance and impacts on the National School Feeding Program (PNAE) |
| Autor: | Odorico, Pedro Luiz Rodrigues |
| Primer orientador: | Schmidt, Vivian Consuelo Reolon |
| Primer miembro de la banca: | Mendes, Renata |
| Segundo miembro de la banca: | Chiaretto, Juliana |
| Resumen: | O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atende aproximadamente 40 milhões de estudantes nas redes públicas de educação básica em todo o Brasil, sendo reconhecido como um dos maiores do mundo. A gestão dessa política envolve planejar cardápios nutricionais e adequados, adquirir gêneros alimentícios (com pelo menos 30% de compras da agricultura familiar em 2025 e 45% em 2026), coordenar logística de distribuição e prestar contas com transparência. Em municípios de grande porte, como Uberlândia/MG, esses desafios são ampliados pelo alto volume de refeições, múltiplas unidades escolares, rotas de entrega complexas, exigências de cadeia fria para perecíveis e janelas rígidas de recebimento. Assim, este trabalho analisou, por revisão documental e comparativa, ferramentas digitais que contribuem para aumentar a eficiência, a rastreabilidade e a qualidade nutricional no âmbito do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE). Para isso, utilizou-se as seguintes fontes de informações: documentação do FNDE/PNAE, Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (MAPA/MDA), Órgãos de controle (TCU, CGU) e Ministério Público, Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação, Conselhos e entidades de Nutrição (CFN/CRN) e CECANEs e realizou-se levantamento em bases como SciELO, Google Scholar, LILACS e repositórios institucionais. Argumenta-se que, embora planilhas eletrônicas ainda sejam amplamente utilizadas, em grandes redes elas se tornam gargalos operacionais – sujeitas a erros de formulação, versões duplicadas e integração precária com controle de estoque. Em contraste, a adoção de sistemas integrados de gestão da merenda escolar e plataformas específicas do PNAE (e.g. Plan PNAE, IQ-COSAN, SIGPNAE, aplicativos de apoio) mostra redução de morosidade, diminuição de desperdícios, maior conformidade às normas do programa e melhor transparência para a comunidade. São apresentados os benefícios, limites e custos de oportunidade associados a essa transição digital, com ênfase no caso de Uberlândia e comparação com outros municípios de perfil similar. Ao final, conclui-se que a transformação digital representa um caminho necessário para elevar a eficiência, a transparência e a qualidade nutricional do PNAE em grandes redes. A modernização dos processos, quando acompanhada de infraestrutura, governança e capacitação, fortalece a segurança alimentar, otimiza o uso dos recursos públicos e assegura que a alimentação escolar cumpra plenamente sua função social. Em síntese, a digitalização não é apenas um avanço técnico, mas um instrumento estratégico para um PNAE mais eficaz, equitativo e sustentável. |
| Abstract: | The National School Feeding Program (PNAE) serves approximately 40 million students in public basic education networks throughout Brazil and is recognized as one of the largest programs of its kind in the world. Managing this policy involves planning nutritionally adequate menus, procuring foodstuffs (with at least 30% of purchases from family farming in 2025 and 45% in 2026), coordinating distribution logistics, and providing transparent accountability. In large municipalities, such as Uberlândia, Minas Gerais, these challenges are intensified by the high volume of meals, multiple school units, complex delivery routes, cold chain requirements for perishables, and strict delivery time windows. Accordingly, this study used a documentary and comparative review to analyze digital tools that help increase efficiency, traceability, and nutritional quality within the Municipal School Feeding Program (PMAE). To this end, the following sources of information were used: documentation from FNDE/PNAE, the Ministry of Agriculture and Agrarian Development (MAPA/MDA), oversight bodies (Federal Court of Accounts – TCU, Office of the Comptroller General – CGU) and the Public Prosecutor’s Office, municipal governments and municipal education secretariats, nutrition councils and professional bodies (CFN/CRN) and CECANEs; in addition, searches were carried out in databases such as SciELO, Google Scholar, LILACS, and institutional repositories. The study argues that, although electronic spreadsheets are still widely used, in large networks they become operational bottlenecks—being prone to formulation errors, duplicate versions, and weak integration with inventory control. In contrast, the adoption of integrated school meal management systems and PNAE-specific platforms (e.g., Plan PNAE, IQ-COSAN, SIGPNAE, support applications) has been associated with reduced delays, decreased waste, greater compliance with program regulations, and improved transparency for the community. The article presents the benefits, limitations, and opportunity costs associated with this digital transition, with emphasis on the case of Uberlândia and comparison with other municipalities of similar profile. The study concludes that digital transformation constitutes a necessary pathway to improving the efficiency, transparency, and nutritional quality of the PNAE in large networks. When accompanied by adequate infrastructure, governance, and capacity-building, process modernization strengthens food security, optimizes the use of public resources, and ensures that school feeding fully fulfills its social role. In summary, digitalization is not merely a technical advance but a strategic instrument for a more effective, equitable, and sustainable PNAE. |
| Palabras clave: | Alimentação Escolar PNAE Ferramentas Digitais Logística Gestão Pública Uberlândia |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | ODORICO, Pedro Luiz Rodrigues. Uso de ferramentas digitais na gestão de escolas municipais: importância e impactos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47726 |
| Fecha de defensa: | 14-nov-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Nutrição |
Ficheros en este ítem:
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| UsoFerramentasDigitais.pdf | Uso de Ferramentas Digitais na Gestão de Escolas Municipais | 201.36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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