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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47710| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-9399-0118 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Práticas e fazeres têxteis: da construção de estigmas à ressignificação contemporânea |
| Título(s) alternativo(s): | Textile practices and makings: from the construction of stigmas to contemporary resignification |
| Autor(es): | Bonizio, Nathalia Justiniano |
| Primeiro orientador: | Dória, Renato Palumbo |
| Primeiro coorientador: | Oliveira, Natália Rezende |
| Primeiro membro da banca: | Borges, Clarissa Monteiro |
| Segundo membro da banca: | Ferraz, Tatiana Sampaio |
| Resumo: | A presente pesquisa objetiva uma análise histórica da produção têxtil no contexto da cultura européia e ocidental, sua posterior desvalorização enquanto fazer manual, bem como de suas ressignificações contemporâneas. Um dos pontos de partida conceituais desta análise são os escritos de Michel de Certeau sobre as “artes do fazer”, nos quais a costura configura-se como prática tática por meio do qual o sujeito ordinário, desprovido do privilégio da criação artística, e próximo da reprodução artesanal, “opera golpes” de modo a enfrentar um poder centralizador que o segrega da produção contemplada pelo sistema de arte. Assim, a partir de uma revisão do material existente sobre o tema, é proposta uma investigação do paradoxo de um fazer aparentemente submisso em razão a mecanicidade e ao feminino, mas que se concretiza enquanto linguagem de resistência capaz de ressignificar discursos e subverter hierarquias impostas pela Historiografia da Arte. |
| Abstract: | This research seeks to historically analyze textile production in the context of European and Western culture, its subsequent devaluation as a manual activity, and its contemporary resignifications. One of the conceptual starting points for this analysis is Michel de Certeau's writings on the arts of "making do”, in which sewing is configured as a tactical practice in which the ordinary being, deprived of the privilege of artistic creation and close to an artisanal reproduction, confronts a centralizing power that segregates them from the production contemplated by the art system. Thus, based on a review of existing material on the subject, it’s proposed an investigation of the paradox of a practice seemingly submissive due to mechanicity and the feminine, but which materializes itself as a language of resistance capable of redefining discourses and subverting hierarchies imposed by the Historiography of Art. |
| Palavras-chave: | Artes têxteis Textile Arts Artes de fazer Arts of "making do" Fazer têxtil Textile making Manualidade Manuality |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | BONIZIO, Nathalia Justiniano. Práticas e fazeres têxteis: da construção de estigmas à ressignificação contemporânea. 2025. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47710 |
| Data de defesa: | 24-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| PráticasFazeresTêxteis.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 5.26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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