Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47701
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-9900-8442
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação da eficácia de herbicidas pré=emergentes por meio de análise de imagens digitais
Autor(es): Zandonadi, Thiago Trevisan
Primeiro orientador: Santos, Edson Aparecido dos
Primeiro membro da banca: Domingues, Ricardo Ferreira
Segundo membro da banca: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Resumo: A gestão de eficácia de herbicidas é fundamental para sustentabilidade no uso dos produtos. Os trabalhos de verificação de eficácia normalmente são realizados por pessoas treinadas, sem o auxílio de instrumentos, com avaliações baseadas apenas na análise visual, o que pode ser moroso, oneroso devido ao custo de manutenção de um profissional com a devida capacidade de realizar as avaliações, e ainda gerar erros. Por outro lado, a agricultura tem absorvido diversas ferramentas digitais que têm dado mais confiabilidade, velocidade e precisão na gestão de informações. Objetivou-se com este trabalho verificar a eficácia de controle de plantas daninhas por herbicidas pré-emergentes por meio de ferramentas relacionadas à agricultura digital. O experimento foi executado em campo, na fazenda do Gloria, da Universidade Federal de Uberlândia. Em uma área trabalhada com duas gradagens, os herbicidas diclosulam, S-metolachlor, sulfentrazone+diuron, imazetapyr+flumioxazine e clomazone foram aplicados em parcelas de 3 x 5 metros, totalizando 5 tratamentos, distribuídos em quatro blocos. Aos 14, 21, 28, 35 e 42 dias após a aplicação, as parcelas foram avaliadas com relação à Intoxicação Visual (IV), com avaliações realizadas por três pessoas, análise de imagens pelo software Canopeo e o Greenseeker portátil. Os dados foram submetidos à análise de variância e foi realizada correlação de Pearson entre os métodos. Foi observado que, para o software Canopeo e aparelho GreenSeeker o tratamento contendo clomazone demonstra forte correlação. Para o tratamento contendo S-metolachlor os resultados apresentam correlação moderada entre os métodos de avaliação. Já o tratamento correspondente à mistura de sulfentrazone+diuron demonstrou correlação ruim com os dados de IV. Por fim, os tratamentos diclosulam e imazethapyr+flumioxazine possuem correlações desprezíveis em relação à IV. Conclui-se que ferramentas da agricultura digital têm potencial de uso na avaliação do efeito de herbicidas pré-emergentes, além disso, o dispositivo Greenseeker e o Canopeo produzem dados semelhantes àqueles relativos à avaliação visual, no entanto, os sistemas não podem ser utilizados para todos os herbicidas.
Palavras-chave: Canopeo
Greenseeker
NDVI
Herbicidas pré-emergente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ZANDONADI,Thiago Trevisan. Avaliação da eficácia de herbicidas pré-emergentes por meio de análise de imagens digitais. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47701
Data de defesa: 8-Ago-2025
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoEficáciaHerbicidas.pdfTCC681.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.