Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47668
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSouza, Milena Alves de-
dc.date.accessioned2025-11-13T16:27:51Z-
dc.date.available2025-11-13T16:27:51Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationSOUZA. Milena Alves de. Pequenos futuros trabalhadores: reflexões sobre as personagens infantis de José Lins do Rego e Jorge Amado (1930-1937). 2025. 80f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5195.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47668-
dc.description.abstractThis dissertation investigates children and adolescents in the works Menino de Engenho (1932), Doidinho (1933) and O moleque Ricardo (1935), by José Lins do Rego, as well as Jubiabá (1935) and Capitães da Areia (1937), by Jorge Amado. Childhood and adolescence were mobilized by these novelists in a context in which a considerable group of writers publicly expressed the need to write about the Brazilian people, contrasting homogeneous views on children and adolescents, in vogue in the 1930s. Considering the particularities of each author, as well as the context in which the novels were written, the research analyzes the experiences shared between child characters, crossing what was found in these novels with what appeared about the lives of minors in the commercial press, especially in the Rio de Janeiro newspaper O Jornal. In this way, we sought to understand the forms of resistance of these boys and girls to situations in which their freedom was threatened. To this end, the key analysis of this research was to map how aspects related to class, gender and color interfered in the dilemmas experienced by these minors.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectliteraturept_BR
dc.subjectimprensapt_BR
dc.subjectpresspt_BR
dc.subjectinfânciapt_BR
dc.subjectchildhoodpt_BR
dc.subjectJorge Amadopt_BR
dc.subjectJorge Amadopt_BR
dc.subjectJosé Lins do Regopt_BR
dc.subjectJosé Lins do Regopt_BR
dc.titlePequenos futuros trabalhadores: reflexões sobre as personagens infantis de José Lins do Rego e Jorge Amado (1930-1937)pt_BR
dc.title.alternativeLittle future workers: reflections on the children's characters of José Lins do Rego and Jorge Amado (1930-1937)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Daniela Magalhães da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178198614920144pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Ana Flávia Cernic-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980270470833325pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lúcia Helena Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3550928044297365pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0495847050326414pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as crianças e adolescentes nas obras Menino de Engenho (1932), Doidinho (1933) e O moleque Ricardo (1935), de José Lins do Rego, bem como Jubiabá (1935) e Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado. A infância e a adolescência foram mobilizadas por esses romancistas em um contexto em que um grupo considerável de escritores expressava publicamente ser necessário escrever sobre o povo brasileiro, contrapondo visões homogêneas sobre a criança e o adolescente, em voga na década de 1930. Considerando as particularidades de cada autor, bem como o contexto de escrita dos romances, a pesquisa analisa as experiências partilhadas entre personagens infantis, cruzando o que foi encontrado nesses romances com o que aparecia sobre a vida de menores na imprensa comercial, em especial no periódico carioca O Jornal. Dessa maneira, buscou-se compreender as formas de resistência desses meninos e meninas às situações em que sua liberdade era ameaçada. Para isso, a chave de análise desta pesquisa foi mapear como aspectos relacionado a classe, gênero e cor interferiram nos dilemas vividos por esses menores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5195pt_BR
dc.orcid.putcode196911057-
dc.crossref.doibatchide0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subject.autorizadoFicção romântica brasileirapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PequenosFuturosTrabalhadores.pdfDissertação de Mestrado2.58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.