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dc.creatorBorges, Abel Melo-
dc.date.accessioned2025-11-10T19:22:15Z-
dc.date.available2025-11-10T19:22:15Z-
dc.date.issued2025-07-31-
dc.identifier.citationBORGES, Abel Melo. Aprimorando o atendimento ao cidadão com RAGLC (Retrieval Augmented Generation in Logic Context), uma nova abordagem RAG. 2025. 112 f. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5207pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47634-
dc.description.abstractThis work develops and evaluates an intelligent conversational assistant, based on Retrieval Augmented Generation (RAG) and Large Language Models (LLMs), to automate and improve service to candidates for public examinations and selection processes, as well as new hires at the Uberlândia City Hall. It addresses concepts based on Natural Language Processing (NLP) and low-cost Artificial Intelligence for the Agency. The growing demand and supply of services by the City Hall, and the increasing number of turnover among employees, means that the number of municipal hires and the number of civil servants is increasing. This movement directly overloads the civil servants in the personnel recruitment areas, which, despite great effort, generates dissatisfaction in the service provided by many candidates and newcomers to the municipal staff. This entire context motivated the creation of a solution that increases the efficiency, precision and speed of this public service. The methodology employs an advanced RAG architecture, which stands out for proposing an innovative text segmentation technique based on semantic coherence, outperforming conventional fixed-length division methods. A rigorous empirical analysis was performed, comparing multiple retrieval strategies, including the enrichment of user questions promoted by LLM, and evaluating the impact of different embedding models on the quality of the answers. The expected results include the evaluation of an efficient model capable of processing demands from more than 80,000 candidates who took part in the public examinations and selection processes of the City Hall of Uberlândia in the last 4 years, demonstrating how automation combined with Artificial Intelligence can improve the quality of public service. It is concluded that the strategic use of AI technologies, specifically RAG systems with optimized context recovery, can not only improve administrative processes, but also establish a new paradigm of excellence, transparency, and accessibility in public service.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectProcessamento de linguagem naturalpt_BR
dc.subjectChatbotspt_BR
dc.subjectLLMpt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectAtendimento ao cidadãopt_BR
dc.subjectNatural language processingpt_BR
dc.subjectChatbotspt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectAutomationpt_BR
dc.subjectCitizen servicept_BR
dc.titleAprimorando o atendimento ao cidadão com RAGLC (Retrieval Augmented Generation in Logic Context), uma nova abordagem RAGpt_BR
dc.title.alternativeImproving citizen service with RAGLC (Retrieval Augmented Generation in Logic Context), a new RAG approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves, Raulcézar Maximiano Figueira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9271560213358590pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Jefferson Rodrigo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1805897404307170pt_BR
dc.contributor.referee1Couto, Leandro Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9500586005920379pt_BR
dc.contributor.referee2Peron, Thomas Kauê Dal'Maso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1087642697727776pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8006208138413994pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve e avalia um assistente inteligente, fundamentado em Geração Aumentada por Recuperação (RAG) e Grandes Modelos de Linguagem (LLMs), para automatizar e aprimorar o atendimento aos candidatos de concursos públicos, bem como os novos admitidos na Prefeitura Municipal de Uberlândia. Ele aborda conceitos baseados em Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Inteligência Artificial de baixo custo para o órgão. A crescente demanda e oferta de serviços pela Prefeitura, e o número cada vez maior de turnover entre os funcionários, faz com que o número de contratações municipais e o número de servidores seja cada vez maior. Esse movimento gera a sobrecarrega para os servidores das áreas de recrutamento de pessoal, que mesmo com muito esforço geram insatisfação no atendimento de candidatos e ingressantes no corpo de servidores do município. Todo esse contexto motivou a criação de uma solução que eleva a eficiência, precisão e celeridade nesse serviço público. A metodologia emprega uma arquitetura RAG avançada, que se distingue pela proposição de uma técnica inovadora de segmentação textual baseada em coerência semântica, superando os métodos convencionais de divisão por tamanho fixo. Foi realizada uma análise, comparando múltiplas estratégias de recuperação, incluindo o enriquecimento das perguntas dos usuários promovida por LLM, e avaliando o impacto de diferentes modelos de embeddings na qualidade das respostas. Os resultados incluem a avaliação de um modelo eficiente e capaz de processar demandas de mais de 80.000 candidatos que prestaram os concursos e processos seletivos da Prefeitura Municipal de Uberlândia nos últimos 4 anos, demonstrando como a automação unida à Inteligência Artificial pode melhorar a qualidade do atendimento público. Conclui-se que o uso estratégico de tecnologias de IA, sistemas RAG com recuperação de contexto otimizada, pode não apenas otimizar processos administrativos, mas estabelecer um novo paradigma de excelência, transparência e acessibilidade no serviço público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5207pt_BR
dc.orcid.putcode196588234-
dc.crossref.doibatchide0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453-
dc.subject.autorizadoComputaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoProcessamento de linguagem natural (Computação)pt_BR
dc.subject.autorizadoAutomaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoServiço de Atendimento Móvel de Urgênciapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.pt_BR
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