Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47562| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5777-3878 |
| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Rap e formação humana: influência das teorias raciais na voz das periferias |
| Alternate title (s): | Rap y formación humana: influencia de las teorías raciales en la voz de las periferias Rap and human formation: influence of racial theories on the voice of the peripheries |
| Author: | Tessarin, Pedro Henrique de Oliveira |
| First Advisor: | Borges Netto, Mario |
| First member of the Committee: | Vieira, Fábio Pessoa |
| Second member of the Committee: | Silva Junior, Astrolgildo Fernandes da |
| Summary: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, investiga o rap como instrumento de formação humana e de enfrentamento do racismo, articulando suas narrativas com as teorias raciais elaboradas no final do século XIX e nos séculos XX e XXI. O estudo parte da constatação de que a população negra brasileira foi, historicamente, privada de direitos fundamentais, como a educação, em decorrência de processos de exclusão e desumanização. Contudo, também reconhece que, por meio de resistências políticas e culturais, essa população construiu formas próprias de produção de saber e de luta antirracista. Nesse contexto, são destacadas as contribuições de Silvio Almeida (2019), que entende o racismo como estrutural, e de Muniz Sodré (2023), que o concebe como expressão de uma forma social escravista, ambos apontando a necessidade de projetos nacionais que reconheçam o racismo como problema central da sociedade brasileira. O objetivo central da pesquisa consiste em analisar o rap, enquanto expressão cultural e política do movimento Hip-Hop, como instrumento pedagógico e meio de difusão dos saberes produzidos nas periferias, ressaltando seu potencial para fomentar a leitura crítica da realidade, evidenciar as questões de raça e classe e contribuir para a construção de uma educação emancipatória e antirracista. Para tanto, a investigação adota uma abordagem qualitativa, com base no materialismo histórico-dialético como método de interpretação, e realiza pesquisa bibliográfica sobre teorias raciais brasileiras e letras de rap. Os resultados evidenciam que o rap, ao narrar experiências concretas de sujeitos racializados e marginalizados, denuncia desigualdades sociais e raciais, articula críticas de classe e de raça e produz narrativas contra-hegemônicas que dialogam com a produção acadêmica. Conclui-se que o rap deve ser reconhecido como saber legítimo e potente no campo educacional, capaz de contribuir para projetos de formação humana comprometidos com a justiça social e racial. A dissertação defende que a luta contra o racismo exige a incorporação de múltiplos saberes, tanto acadêmicos quanto populares, e destaca o papel do rap como ferramenta de denúncia, resistência e consciência política, fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. |
| Abstract: | This dissertation, developed within the scope of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, investigates rap as an instrument of human formation and confronting racism, articulating its narratives with racial theories elaborated in the late 19th century and in the 20th and 21st centuries. The study begins with the observation that the Brazilian black population has been historically deprived of fundamental rights, such as education, because of processes of exclusion and dehumanization. However, it also recognizes that, through political and cultural resistance, this population has constructed its own forms of knowledge production and anti-racist struggle. In this context, the contributions of Silvio Almeida (2019) are highlighted, who understands racism as structural, and of Muniz Sodré (2023), who conceives it as an expression of a slave-like social form, both pointing to the need for national projects that recognize racism as a central problem in Brazilian society. The central objective of the research is to analyze rap, as a cultural and political expression of the Hip-Hop movement, as a pedagogical instrument and means of disseminating knowledge produced in the peripheries, emphasizing its potential to promote critical reading of reality, highlight issues of race and class, and contribute to the construction of an emancipatory and anti-racist education. To that end, the investigation adopts a qualitative approach, based on historical-dialectical materialism as a method of interpretation, and conducts bibliographic research on Brazilian racial theories and rap lyrics. The results show that rap, by narrating concrete experiences of racialized and marginalized subjects, denounces social and racial inequalities, articulates class and race critiques, and produces counter-hegemonic narratives that dialogue with academic production. It concludes that rap should be recognized as legitimate and potent knowledge in the educational field, capable of contributing to human formation projects committed to social and racial justice. The dissertation argues that the fight against racism requires the incorporation of multiple knowledges, both academic and popular, and highlights the role of rap as a tool for denunciation, resistance, and political awareness, fundamental for the construction of a more just and egalitarian society. La presente disertación, desarrollada en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Uberlândia, investiga el rap como instrumento de formación humana y de enfrentamiento del racismo, articulando sus narrativas con las teorías raciales elaboradas a finales del siglo XIX y en los siglos XX y XXI. El estudio parte de la constatación de que la población negra brasileña ha sido, históricamente, privada de derechos fundamentales, como la educación, como consecuencia de procesos de exclusión y deshumanización. Sin embargo, también reconoce que, por medio de resistencias políticas y culturales, esta población ha construido formas propias de producción de saber y de lucha antirracista. En este contexto, se destacan las contribuciones de Silvio Almeida (2019), que entiende el racismo como estructural, y de Muniz Sodré (2023), que lo concibe como expresión de una forma social esclavista, ambos señalando la necesidad de proyectos nacionales que reconozcan el racismo como problema central de la sociedad brasileña. El objetivo central de la investigación consiste en analizar el rap, en cuanto expresión cultural y política del movimiento Hip-Hop, como instrumento pedagógico y medio de difusión de los saberes producidos en las periferias, resaltando su potencial para fomentar la lectura crítica de la realidad, evidenciar las cuestiones de raza y clase y contribuir a la construcción de una educación emancipatoria y antirracista. Para ello, la investigación adopta un enfoque cualitativo, basándose en el materialismo histórico-dialéctico como método de interpretación, y realiza una investigación bibliográfica sobre teorías raciales brasileñas y letras de rap. Los resultados evidencian que el rap, al narrar experiencias concretas de sujetos racializados y marginados, denuncia desigualdades sociales y raciales, articula críticas de clase y de raza y produce narrativas contrahegemónicas que dialogan con la producción académica. Se concluye que el rap debe ser reconocido como saber legítimo y potente en el campo educativo, capaz de contribuir a proyectos de formación humana comprometidos con la justicia social y racial. La disertación defiende que la lucha contra el racismo exige la incorporación de múltiples saberes, tanto académicos como populares, y destaca el papel del rap como herramienta de denuncia, resistencia y conciencia política, fundamental para la construcción de una sociedad más justa e igualitaria. |
| Keywords: | rap educação formação humana teorias raciais education racism human development racial theories educación racismo formación humana teorías raciales |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Subject: | Educação Rap (Música) Periferias Música na educação |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Quote: | TESSARIN, Pedro Henrique de Oliveira. Rap e formação humana: influência das teorias raciais na voz das periferias. 2025. 270 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.551 |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.551 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47562 |
| Date of defense: | 28-Aug-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RapFormaçãoHumana.pdf | Dissertação | 2.05 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
