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ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-6185-9518
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entre fantasmas e memórias: a presença do gótico em Amada, de Toni Morrison
Título(s) alternativo(s): Among ghosts and memories: the presence of the gothic in Beloved by Toni Morrison
Autor(es): Silva, Cinthia Raquel de Castro
Primeiro orientador: Sylvestre, Fernanda Aquino
Primeiro membro da banca: Copati, Guilherme Augusto Duarte
Segundo membro da banca: Camargo, Luciana Moura Colucci de
Resumo: Em meados do século XVIII, o Gótico se destacou por explorar o insólito, o medo e o sobrenatural, elementos que eram ao mesmo tempo aterrorizantes e fascinantes para os leitores da época. Desde então, as características que definiam o gênero, como a ambientação em castelos antigos e ruínas, cenários desolados, criaturas sobrenaturais e a constante presença do medo, têm permeado a escrita de muitos autores, tanto do passado quanto da contemporaneidade. A junção desses elementos característicos do Gótico serviu de inspiração para que os escritores mergulhassem na psique humana e explorassem temas da subjetividade, como a loucura, os vícios, o duplo e os limites do real. Ainda que suscetível às grandes mudanças impostas pelas necessidades políticas e sociais da época, o gênero adaptou-se sem perder sua essência original, preservando as narrativas envolventes e intrigantes. Atualmente, a influência do gênero é perceptível não apenas na Literatura, mas também em outras formas de expressão artística, como o cinema, a televisão e os videogames. Em Amada (1987), da autora estadunidense Toni Morrison, há uma retomada dos elementos característicos do Gótico para explorar questões profundamente enraizadas na experiência escravagista norte-americana. O romance abrange a história de vários personagens, mas concentra-se principalmente em Sethe, uma ex-escravizada cuja vida é assombrada pelo espírito de Amada, sua filha morta, e em Denver, sua filha mais nova. Defendemos, nesta pesquisa, a hipótese de que as representações góticas presentes na obra Amada vão além da mera ambientação da narrativa e se estendem de forma profunda e significativa à manifestação dos traumas das personagens, que foram reprimidos no passado e retornam para assombrá-las.
Abstract: Around the mid-eighteenth century, the Gothic stood out for its exploration of the uncanny, fear, and the supernatural - elements that were both terrifying and fascinating to readers of the time. Since then, the characteristics that defined the genre - such as settings in ancient castles and ruins, desolate landscapes, supernatural creatures, and the constant presence of fear - have permeated the writings of many authors, both past and contemporary. The combination of these characteristic Gothic elements served as inspiration for writers to delve into the human psyche and explore themes of subjectivity, such as madness, vice, the double, and the boundaries of reality. Although susceptible to major changes imposed by the political and social needs of each era, the genre has adapted without losing its original essence, preserving its engaging and intriguing narratives. Today, the influence of the Gothic is evident not only in literature but also in other forms of artistic expression, such as cinema, television, and video games. In Beloved (1987), by the American author Toni Morrison, there is a revival of the characteristic elements of the Gothic to explore issues deeply rooted in the African American experience of slavery. The novel encompasses the stories of various characters but focuses primarily on Sethe, a formerly enslaved woman whose life is haunted by the ghost of Beloved, her deceased daughter, and on Denver, her youngest daughter. In this research, we argue that the Gothic representations present in Beloved go beyond mere narrative setting and extend in a profound and meaningful way to the manifestation of the characters’ traumas, which were repressed in the past and return to haunt them.
Palavras-chave: Amada
Beloved
Gótico
Gothic
Romance
Novel
Escravidão
Slavery
Morrison
Morrison
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Assunto: Morrison, Toni, 1931-2019 - Memória
Literatura
Ficção americana
Romantismo
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: SILVA, Cinthia Raquel de Castro. Entre fantasmas e memórias: a presença do Gótico em Amada, de Toni Morrison. 2025. 87 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.593.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.593
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47518
Data de defesa: 29-Ago-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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