Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47507| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5191-0723 |
| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | O espectro da dialética das consciências: Paulo Freire e o “existencialismo cultural” |
| Título (s) alternativo (s): | The Spectrum of the Dialectic of Consciousness: Paulo Freire and 'Cultural Existentialism' |
| Autor: | Paiva, Thalles Valente de |
| Primer orientador: | Quillici Neto, Armindo |
| Primer miembro de la banca: | Siquelli, Sônia Aparecida |
| Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Manoel Messias de |
| Tercer miembro de la banca: | Danelon, Márcio |
| Cuarto miembro de la banca: | Araújo, José Carlos Souza |
| Resumen: | Este trabalho tem como objetivo investigar como a conscientização é constituída na obra de Paulo Freire. A partir da nossa pesquisa, a conscientização não se apresenta como uma simples palavra ou conceito abstraído dos demais; ela estrutura a forma do “Método Paulo Freire”. Ao problematizarmos como princípio, analisamos sua gênese, que vem da relação com o pensamento do ISEB, conhecido como ideólogo do nacional-desenvolvimentismo. A partir da leitura do contexto da época, pode-se observar que a conscientização era um método indutivista, advindo, principalmente, da leitura sistematizada pelo intelectual do IBF Vicente Ferreira da Silva, que sistematizou uma dialética das consciências. Ela parte do princípio de que todas as formas de pensamento são formas de consciência querendo realizar suas vontades no mundo, com particularidades que entram em divergência e em processos de dominação e libertação. A superação desse conflito se daria a partir da conversa entre vários pontos de vista conflitantes, visando a unidade do diálogo. O diálogo seria a forma de organizar as divergências e formar um projeto temporal coletivo para superar a dominação de um sobre os outros. A unidade não apenas formaria um projeto óntico, mas resgataria a essência do ser, humanizando o mundo. Nos anos 1950 e 1960, movido pela forma de organizar conteúdos distintos e antinômicos do conflito existencial da História, o educador apostou que a solução para a crise do Brasil era formar um projeto nacional-desenvolvimentista. Porém, a partir de sua "Pedagogia do Oprimido", Freire abandona suas ideias reformistas e aposta na utopia socialista para alcançar a tão sonhada humanização. A problemática da nossa tese é se, de fato, Freire descartou o modelo da dialética das consciências em favor de um novo princípio, ou se simplesmente descartou o nacionalismo desenvolvimentista, mas conservou a estrutura da dialética das consciências. Para nós, ocorreu o segundo movimento: Freire sempre insistiu na mesma forma, desde a maneira de pensar e organizar várias perspectivas antinômicas até a forma de praticar sua militância, alterando apenas os projetos ónticos, já que eles são finitos historicamente. Contudo, a ontologia da consciência de ser está presente em toda a sua obra. A História é simplesmente o desenvolvimento da consciência em busca de sua humanização. |
| Abstract: | This work aims to investigate how consciousness is constituted in the works of Paulo Freire. From our research, consciousness does not present itself as a mere word or concept abstracted from others; it structures the form of the "Paulo Freire Method." By problematizing as a principle, we analyze its genesis, which comes from the relationship with the thought of ISEB, known as an ideologue of national developmentalism. From the reading of the context of the time, one can observe that consciousness was an inductive method, primarily derived from the systematized reading by the IBF intellectual Vicente Ferreira da Silva, who systematized a dialectic of consciousnesses. It is based on the principle that all forms of thought are forms of consciousness seeking to realize their wills in the world, with particularities that enter into divergence and processes of domination and liberation. The overcoming of this conflict would occur through dialogue among various conflicting viewpoints, aiming for unity in the dialogue. Dialogue would be the way to organize divergences and form a collective temporal project to overcome the domination of one over others. Unity would not only form an ontic project but also rescue the essence of being, humanizing the world. In the 1950s and 1960s, driven by the way of organizing distinct and antinomic contents of the existential conflict of History, the educator believed that the solution to Brazil's crisis was to form a national developmentalist project. However, from his "Pedagogy of the Oppressed," Freire abandons his reformist ideas and bets on the socialist utopia to achieve the long-desired humanization. The problem of our thesis is whether, in fact, Freire discarded the model of the dialectic of consciousness in favor of a new principle, or if he simply discarded developmentalist nationalism while preserving the structure of the dialectic of consciousness. For us, the second movement occurred: Freire always insisted on the same form, from the way of thinking and organizing various antinomic perspectives to the way of practicing his activism, changing only the ontic projects, as they are historically finite. However, the ontology of the consciousness of being is present throughout his work. History is simply the development of consciousness in search of its humanization. |
| Palabras clave: | Paulo Freire Dialética Existencialismo cultural Dialética das consciências Conscientization Cultural existentialism Dialectic of consciousness |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Cita: | PAIVA, Thalles Valente de. O espectro da dialética das consciências: Paulo Freire e o “existencialismo cultural”. 2025, 559fl. Tese (Doutorado em educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.214 |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.214 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47507 |
| Fecha de defensa: | 26-feb-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EspectroDialeticaConsciencia.pdf | 4.94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
