Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47462
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-3854-9270
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Integração de Interface Conversacional (Chatbot) a uma Aplicação Web para Gestão de Consultas Médicas
Título (s) alternativo (s): Integration of a Conversational Interface (Chatbot) into a Web Application for Managing Medical Appointments
Autor: Yamaguti, Hisashi It
Primer orientador: Dorça, Fabiano Azevedo
Primer miembro de la banca: Silva, Higor Luis
Segundo miembro de la banca: Lima, Maria Adriana Vidigal de
Resumen: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um ecossistema para agendamento de consultas composto por: (i) um website no qual profissionais (médicos) e pacientes visualizam compromissos, criam disponibilidades e realizam marcações; e (ii) um chatbot no WhatsApp que executa a autenticação baseada em telefone. Na interação do usuário com o chatbot, a WhatsApp Cloud API gera um payload JSON contendo o número de telefone, garantindo a identificação inequívoca do contato. A partir disso, o chatbot registra o número no sistema e envia um link com código de acesso único para o painel correspondente ao perfil do usuário (médico ou paciente), liberando o acesso ao site apenas após a verificação. O website (\url{https://medcoqueiral.com.br}), desenvolvido em HTML, CSS, JavaScript e PHP e hospedado na LocaWeb, funciona como camada de interface, encaminhando requisições HTTP ao back-end em Python (Flask). Esse back-end, inicialmente exposto ao público por um túnel seguro via Ngrok para prototipação, foi posteriormente migrado para a infraestrutura do Google Cloud. O banco de dados PostgreSQL é compartilhado entre site e chatbot, armazenando contas, registros de consultas e assegurando a unicidade de e-mails e telefones. A solução automatiza o envio e o recebimento de mensagens via WhatsApp Cloud API (HTTP), gerenciando o fluxo conversacional e a persistência de dados. O objetivo principal é simplificar o agendamento entre clientes e profissionais, bem como o cadastro e a entrada segura no sistema, além de facilitar consultas (queries) aos agendamentos para apoiar a organização do profissional. Embora concebida para o contexto médico, a solução é escalável e aplicável a outras áreas que demandam marcação de compromissos. O sistema foi projetado em conformidade com as diretrizes da Meta e com a legislação brasileira, preservando a integridade dos dados e evitando práticas sujeitas a sanções. A adoção de um banco de dados estruturado e da linguagem Python também prepara o terreno para trabalhos futuros em análise de dados e construção de sistemas de recomendação, aproveitando o ecossistema robusto de bibliotecas de IA em Python.
Palabras clave: Chatbot
WhatsApp Cloud API
HTTP
Webhook
JSON
Endpoint
Flask
Python
PHP
Javascript
HTML
CSS
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: YAMAGUTI, Hisashi It. Integração de Interface Conversacional (Chatbot) a uma Aplicação Web para Gestão de Consultas Médicas. 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47462
Fecha de defensa: 29-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Aeronáutica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IntegraçãoInterfaceConversacional.pdfTCC2.51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.