Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Tatiana Ferraz-
dc.date.accessioned2025-10-20T13:17:07Z-
dc.date.available2025-10-20T13:17:07Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationCARVALHO, Tatiana Ferraz. Sob o véu do teletrabalho dos Técnicos Administrativos de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.614pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47458-
dc.description.abstractThis study aimed to characterize telework among Technical-Administrative Education staff (TAEs) at the Federal University of Uberlândia (UFU), seeking to outline their socio-professional profile as well as their perceptions of their experiences with telework. We sought to establish a dialogue at the intersection of health, work, and subjectivity, based on data collected through socioprofessional questionnaires and semi-structured individual interviews with employees of a Federal University in Minas Gerais. Analytical devices were employed to explore the relationship between subject and society in the field of work-related mental health, drawing on the principles of thematic content analysis developed by Laurence Bardin and Maria Cecília de Souza Minayo. The material was interpreted in light of concepts from Christophe Dejours’ work psychodynamics, as well as from the sociology of work. The analysis of telework organization revealed that TAEs are subjected to the neoliberal model of digital management by targets (imposed by the Programa de Gestão e Desempenho—PGD), to precarious working conditions, and to biomechanical and mental health risks that result in psychological suffering and mental strain. Most TAEs perceive telework as advantageous, particularly due to the flexibility of performing their tasks at any time and place, allowing reconciliation with domestic, personal, and leisure activities. However, under the logic and discourse of flexibility, they fail to perceive that the production and the mode of producing do not belong to them, but rather to the University (as an enterprise). This study contributes to the debate on transformations in the world of work, particularly within the federal public service, and highlights the urgency of institutional policies that take into account workers’ health in times of flexibilization and productive reconfiguration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectTécnicos administrativos em Educaçãopt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectSofrimento psíquicopt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.subjectTeleworkpt_BR
dc.subjectTechnical-administrative education staffpt_BR
dc.subjectWorker’s healthpt_BR
dc.subjectPsychological sufferingpt_BR
dc.subjectPrecarious workpt_BR
dc.subjectWork organizationpt_BR
dc.subjectGeografia médicapt_BR
dc.titleSob o véu do teletrabalho dos Técnicos Administrativos de Educação da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeUnder the Veil of Telework among Technical-Administrative Employees in Education at the Federal University of Uberlândiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Lucianne Sant'Anna de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9457603879375469pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Laura Câmara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6277780648747957pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Vivianne Peixoto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938875370335870pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4468115820940370pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo caracterizar o teletrabalho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), procurando traçar seu o perfil socioprofissional, bem como a percepção sobre as suas vivências no teletrabalho. Procuramos estabelecer um diálogo na interface saúde, trabalho e subjetividade, a partir dos dados obtidos por meio de questionários sociodemográficos e entrevistas individuais semiestruturadas, realizadas com os servidores de uma Universidade Federal de Minas Gerais, dispondo de dispositivos de análise da articulação sujeito e sociedade no campo da saúde mental relacionada ao trabalho, recuperando os preceitos da análise de conteúdo temática desenvolvida por Laurence Bardin e Maria Cecília de Souza Minayo. O material foi remetido a conceitos da psicodinâmica do trabalho de Christophe Dejours, bem como da sociologia do trabalho. A análise da organização do teletrabalho demonstrou que os TAEs estão submetidos ao modelo neoliberal da gestão digital por metas (imposta pelo Programa de Gestão e Desempenho-PGD), a uma condição precarizada de trabalho, expostos a riscos biomecânicos e para saúde mental que levam para o sofrimento psíquico e desgaste mental. A maioria dos TAEs percebe o teletrabalho como vantajoso, em especial, pela flexibilidade de poder realizar o trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora, podendo conciliar com a vida doméstica, pessoal e de lazer. Submetidos à lógica e ao discurso da flexibilidade, não percebem que a produção e o modo de produzir, não pertencem a eles, mas a Universidade (empresa). O estudo contribui para o debate sobre as transformações no mundo do trabalho, especialmente no serviço público federal, e aponta para a urgência de políticas institucionais que considerem a saúde dos trabalhadores, em tempos de flexibilização e reconfiguração produtiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration122pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.614pt_BR
dc.orcid.putcode194754669-
dc.crossref.doibatchidebf47304-a236-4e3c-8832-9c91a0a4c3d4-
dc.subject.autorizadoGeografia médicapt_BR
dc.subject.autorizadoHigiene do trabalhopt_BR
dc.subject.autorizadoTeletrabalho - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.subject.autorizadoSociologia do trabalhopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sobovéudoteletrabalho.pdfDissertação2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.