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dc.creatorFavoreto, Julia Jacob-
dc.date.accessioned2025-10-17T14:07:34Z-
dc.date.available2025-10-17T14:07:34Z-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.citationFAVORETO, Júlia Jacob. Análise do impacto de um acesso irregular à indústria em rodovias de pista simples. 2025. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47451-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessos Viáriospt_BR
dc.subjectGestão de Acessospt_BR
dc.subjectCritérios de Projeto de Acessos Viáriospt_BR
dc.subjectPermissão de Acessos Rodoviáriospt_BR
dc.subjectDiretrizes para Acessos em Rodoviaspt_BR
dc.subjectDrivewayspt_BR
dc.subjectAccess Managementpt_BR
dc.subjectAccess Design Criteriapt_BR
dc.subjectRoad Access Permittingpt_BR
dc.subjectHighway Access Guidelinespt_BR
dc.titleAnálise do impacto de um Acesso Irregular à indústria em rodovias de pista simplespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Rogerio Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4253193151862752pt_BR
dc.contributor.referee1Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.contributor.referee2Leandro, Rodrigo Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122841792563527pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presença de acessos irregulares em rodovias federais de pista simples representa um fator crítico de risco à segurança viária, afetando diretamente a fluidez do tráfego e a ocorrência de sinistros. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos causados por esses acessos, e propor soluções técnicas para sua regularização, com base nas normas vigentes e em simulações computacionais. A metodologia adotada envolveu o levantamento de um acesso, a classificação segundo o Manual de Projeto de Acessos de Áreas Lindeiras a Rodovias Federais do DNIT, a análise de projetos geométricos funcionais padrão e a aplicação de microssimulação de tráfego por meio do software VISSIM. Como estudo de caso, foi analisado um cenário com acessos posicionados em lados opostos da rodovia, sem infraestrutura adequada, e com tráfego misto de veículos leves e pesados. Os resultados demonstraram que os acessos irregulares contribuem para a formação de conflitos veiculares, redução da fluidez e aumento da probabilidade de colisões. A proposta de fechamento dos acessos inadequados e de regularização dos essenciais, com a inclusão de faixas de aceleração, sinalização e ajustes geométricos, mostrou-se eficaz para melhorar a fluidez da rodovia. Contudo, sob a perspectiva da segurança viária, verificou-se que não é possível adotar uma padronização rígida, sendo necessário analisar cada situação de forma individualizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.orcid.putcode194560268-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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