Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47451Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Favoreto, Julia Jacob | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-17T14:07:34Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-17T14:07:34Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-25 | - |
| dc.identifier.citation | FAVORETO, Júlia Jacob. Análise do impacto de um acesso irregular à indústria em rodovias de pista simples. 2025. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47451 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Acessos Viários | pt_BR |
| dc.subject | Gestão de Acessos | pt_BR |
| dc.subject | Critérios de Projeto de Acessos Viários | pt_BR |
| dc.subject | Permissão de Acessos Rodoviários | pt_BR |
| dc.subject | Diretrizes para Acessos em Rodovias | pt_BR |
| dc.subject | Driveways | pt_BR |
| dc.subject | Access Management | pt_BR |
| dc.subject | Access Design Criteria | pt_BR |
| dc.subject | Road Access Permitting | pt_BR |
| dc.subject | Highway Access Guidelines | pt_BR |
| dc.title | Análise do impacto de um Acesso Irregular à indústria em rodovias de pista simples | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Rogerio Lemos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4253193151862752 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6536994501942049 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Leandro, Rodrigo Pires | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2122841792563527 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presença de acessos irregulares em rodovias federais de pista simples representa um fator crítico de risco à segurança viária, afetando diretamente a fluidez do tráfego e a ocorrência de sinistros. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos causados por esses acessos, e propor soluções técnicas para sua regularização, com base nas normas vigentes e em simulações computacionais. A metodologia adotada envolveu o levantamento de um acesso, a classificação segundo o Manual de Projeto de Acessos de Áreas Lindeiras a Rodovias Federais do DNIT, a análise de projetos geométricos funcionais padrão e a aplicação de microssimulação de tráfego por meio do software VISSIM. Como estudo de caso, foi analisado um cenário com acessos posicionados em lados opostos da rodovia, sem infraestrutura adequada, e com tráfego misto de veículos leves e pesados. Os resultados demonstraram que os acessos irregulares contribuem para a formação de conflitos veiculares, redução da fluidez e aumento da probabilidade de colisões. A proposta de fechamento dos acessos inadequados e de regularização dos essenciais, com a inclusão de faixas de aceleração, sinalização e ajustes geométricos, mostrou-se eficaz para melhorar a fluidez da rodovia. Contudo, sob a perspectiva da segurança viária, verificou-se que não é possível adotar uma padronização rígida, sendo necessário analisar cada situação de forma individualizada. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 194560268 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AnáliseImpactoAcesso.pdf | Dissertação | 4.22 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
