Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47444| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5060-3609 |
| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Entre linhas e pegadas: os animais na produção jornalística de Gabriel García Márquez e as tensões entre o real e o fictício |
| Título (s) alternativo (s): | Between Lines and Footprints: Animals in the Journalistic Production of Gabriel García Márquez and the Tensions between the Real and the Fictional Entre Líneas y Huellas: Los Animales en la Producción Periodística de Gabriel García Márquez y las Tensiones entre lo Real y lo Ficticio |
| Autor: | Pacheco, Raysa Barbosa Corrêa Lima |
| Primer orientador: | Silva, Maria Ivonete Santos |
| Primer miembro de la banca: | Soares, Leonardo Francisco |
| Segundo miembro de la banca: | Leal, Cristina Dayana Gutiérrez |
| Tercer miembro de la banca: | Freire, Deolinda de Jesus |
| Cuarto miembro de la banca: | Freitas, Tatiele da Cunha |
| Quinto miembro de la banca: | Valencia, Carlos Germán Van Der Linde |
| Resumen: | O escritor colombiano Gabriel García Márquez é reconhecido mundialmente como um dos autores que mais contribuiu para o boom da literatura latino-americana na segunda metade do século XX. No entanto, García Márquez começou sua carreira profissional como jornalista, tendo trabalhado em jornais de diferentes países, como Colômbia, Venezuela, Cuba e Espanha. Heloiza Herscovitz (2004) esclarece que nos escritos jornalísticos garciamarquezianos prevalece um estilo que rejeita descrições da realidade pautadas na objetividade do jornalismo tradicional, na medida em que os elementos composicionais da narrativa jornalística se apresentam articulados, ou melhor, “entranhados”, com recursos expressivos sobrenaturais (ou quase sobrenaturais) da realidade. Destacando características e especificidades da produção garciamarqueziana, Cristóbal Pera, no livro El escándalo del siglo (2018), reúne cinquenta de seus textos jornalísticos, publicados entre os anos de 1950 e 1984. Neles, é evidente a constante presença de animais, característica que já havia sido apontada por Jacques Joset (1974) como um dos aspectos relevantes da produção de García Márquez que ainda não recebeu a devida atenção da crítica. Com vistas a contribuir para o preenchimento dessa lacuna, esta pesquisa propõe a analisar a tensão entre o real e o fictício e, ainda, a presença dos animais a partir de uma abordagem que busca, no método indiciário de Carlo Ginzburg, detectar os rastros, as pegadas ou indícios deixados por García Márquez, o grande escritor, Nobel de Literatura em 1982, no García Márquez jornalista em onze textos de El escándalo del siglo: “Una equivocación explicable” (1950), “El asesino de los corazones solitarios” (1950), “El tigre de Aracataca” (1955), “Sólo doce horas para salvarlo” (1958), “6 de junio de 1958: Caracas sin agua” (1958), “Los cubanos frente al bloqueo” (1978), “Cuento de horror para la Nochevieja” (1980), “La poesía, al alcance de los niños” (1981), “El río de la vida” (1981), “Bogotá 1947” (1981) e “Vuelta a la semilla” (1983). Para realizar esta pesquisa, foram utilizadas as contribuições de filósofos e teóricos que se debruçaram sobre as questões das interseções entre jornalismo e literatura, das fronteiras entre o real e o fictício e da animalidade, como Gustavo Castro (2010), Felipe Pena (2022), Jacques Gilard (2006), Luiz Costa Lima (2006), Umberto Eco (2024), Carlo Ginzburg (2007), Wolfgang Iser (2002), Jacques Derrida (2002), Maria Esther Maciel (2023), J. M. Coetzee (2002), Gabriel Giorgi (2011), Irlemar Chiampi (2015), entre outros. |
| Abstract: | The Colombian writer Gabriel García Márquez is globally recognized as one of the authors who most significantly contributed to the boom of Latin American literature in the second half of the 20th century. However, García Márquez began his professional career as a journalist, having worked for newspapers in different countries such as Colombia, Venezuela, Cuba, and Spain. Heloiza Herscovitz (2004) explains that in García Márquez’s journalistic writings there prevails a style that rejects descriptions of reality grounded in the objectivity of traditional journalism, insofar as the compositional elements of journalistic narrative appear interwoven—indeed, “entangled”—with expressive resources that evoke the supernatural (or almost supernatural) aspects of reality. Highlighting characteristics and specificities of García Márquez’s production, Cristóbal Pera, in the book El escándalo del siglo (2018), compiles fifty of his journalistic texts, published between 1950 and 1984. In these texts, the constant presence of animals is evident—a feature that had already been noted by Jacques Joset (1974) as one of the significant aspects of García Márquez’s work that has yet to receive due critical attention. Aiming to help fill this gap, this research seeks to analyze the tension between the real and the fictional, as well as the presence of animals, through an approach that draws on Carlo Ginzburg’s evidential paradigm to detect the traces, tracks, or clues left by García Márquez—the great writer, Nobel Laureate in Literature (1982)—within García Márquez the journalist, across eleven texts from El escándalo del siglo: “Una equivocación explicable” (1950), “El asesino de los corazones solitarios” (1950), “El tigre de Aracataca” (1955), “Sólo doce horas para salvarlo” (1958), “6 de junio de 1958: Caracas sin agua” (1958), “Los cubanos frente al bloqueo” (1978), “Cuento de horror para la Nochevieja” (1980), “La poesía, al alcance de los niños” (1981), “El río de la vida” (1981), “Bogotá 1947” (1981), and “Vuelta a la semilla” (1983). To conduct this study, we have drawn upon the contributions of philosophers and theorists who have addressed the intersections between journalism and literature, the boundaries between reality and fiction, and the concept of animality, including Gustavo Castro (2010), Felipe Pena (2022), Jacques Gilard (2006), Luiz Costa Lima (2006), Umberto Eco (2024), Carlo Ginzburg (2007), Wolfgang Iser (2002), Jacques Derrida (2002), Maria Esther Maciel (2023), J. M. Coetzee (2002), Gabriel Giorgi (2011), Irlemar Chiampi (2015), among others. |
| Palabras clave: | Crônica Chronicle Reportagem Reportage Texto jornalístico-literário Literary-journalistic text Ficção e realidade Fiction and reality Animalidade Animality |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Tema: | Literatura García Márquez, Gabriel, 1928-2014 - Crônicas Literatura latino-americana Jornalismo |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
| Cita: | PACHECO, Raysa Barbosa Corrêa Lima. Entre linhas e pegadas: os animais na produção jornalística de Gabriel García Márquez e as tensões entre o real e o fictício. 2025. 224 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.565. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.565. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47444 |
| Fecha de defensa: | 25-ago-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | TESE - Estudos Literários |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EntreLinhasPegadas.pdf | Tese | 2.22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
