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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Mary Wollstonecraft: o vicejar, a ruptura e sua filosofia
Título (s) alternativo (s): Mary Wollstonecraft: the auspicious foresight, the rupture and its philosophy
Autor: Sallum, Alessandra Carvalho Abrahão
Primer orientador: Almeida Júnior, José Benedito de
Primer miembro de la banca: Castro, Luciana Xavier de
Segundo miembro de la banca: Guimarães, Núbia Silvia
Tercer miembro de la banca: Ribeiro, Elisa Antônia
Cuarto miembro de la banca: Rodrigues, Mônica Cecílio
Resumen: A presente tese tem como objetivo investigar e compreender as influências filosóficas que moldaram o pensamento de Mary Wollstonecraft, com especial atenção às concepções dos Dissidentes Racionais e às formulações de Jean-Jacques Rousseau sobre educação e a condição feminina. A pesquisa busca não apenas identificar as bases intelectuais que contribuíram para a elaboração de sua filosofia, mas também demonstrar como sua obra oferece uma crítica contundente às normas de gênero do século XVIII, antecipando debates que permanecem relevantes na contemporaneidade. Dentre as questões que orientam esta investigação, destacam-se: Quais foram as principais influências dos Dissidentes Racionais na formação intelectual de Wollstonecraft? De que maneira as concepções rousseaunianas sobre as mulheres e a educação impactaram seu pensamento? Quais elementos centrais de sua filosofia expressam seu compromisso com a emancipação feminina e sua crítica à desigualdade? A tese parte da hipótese de que Wollstonecraft, embora influenciada tanto pelos Dissidentes Racionais quanto por Rousseau, desenvolveu uma perspectiva inovadora e própria, que transcende as limitações impostas pelas tradições filosóficas que a precederam. Para alcançar esses objetivos, adota-se uma abordagem qualitativa fundamentada em três eixos metodológicos principais: (1) Revisão bibliográfica, que compreende o exame detalhado das principais obras de Wollstonecraft, dos Dissidentes Racionais e de Rousseau, bem como de fontes secundárias que permitam contextualizar tais leituras; (2) Análise conceitual, que investiga os princípios filosóficos centrais em sua obra, como moralidade, virtude, liberdade e razão; e (3) Análise comparativa, que confronta suas concepções com as de Rousseau, identificando pontos de aproximação e distanciamento. Os resultados da pesquisa demonstram que Wollstonecraft construiu uma filosofia que, embora ancorada no Iluminismo e nas tradições dissidentes, rompe com as limitações impostas à mulher dentro desse contexto intelectual. Sua refutação ao ideal de feminilidade rousseauniano é exemplar nesse sentido: ao contestar a concepção de Sofia e Júlia, Wollstonecraft propõe um modelo de educação que enfatiza a razão e a autonomia feminina, em contraste com a submissão e o sentimentalismo atribuídos às mulheres por Rousseau. Ademais, a tese reafirma a necessidade de reconhecer Mary Wollstonecraft como uma filósofa de pleno direito. Sua obra não se restringe a uma crítica social ou a um manifesto feminista, mas apresenta uma estrutura filosófica rigorosa que dialoga com questões centrais da moral, da política e da educação. No entanto, o apagamento de sua figura no cânone filosófico reflete não apenas um viés de gênero na historiografia da filosofia, mas também a resistência às suas ideias inovadoras e radicais para a época. Nas considerações finais, argumenta-se que Wollstonecraft não apenas denunciou as desigualdades de seu tempo, mas também formulou um projeto filosófico e educacional que permanece atual. Sua defesa da educação como instrumento de emancipação feminina é um dos legados mais duradouros de sua obra, ressoando em debates contemporâneos sobre igualdade de gênero, direitos humanos e justiça social. Ao recuperar sua trajetória intelectual e inserir sua filosofia no debate acadêmico, esta tese contribui para reafirmar seu lugar no cânone filosófico ocidental, destacando-a não apenas como precursora do feminismo, mas como uma pensadora essencial para a compreensão das bases morais e políticas da modernidade.
Abstract: This thesis aims to investigate and understand the philosophical influences that shaped Mary Wollstonecraft’s thought, with particular attention to the conceptions of the Rational Dissenters and the formulations of Jean-Jacques Rousseau regarding education and the condition of women. The research seeks not only to identify the intellectual foundations that contributed to the development of her philosophy but also to demonstrate how her work offers a powerful critique of 18th-century gender norms, anticipating debates that remain relevant in contemporary times. Among the key questions guiding this investigation are: What were the main influences of the Rational Dissenters on Wollstonecraft’s intellectual formation? In what ways did Rousseau’s conceptions of women and education impact her thought? What central elements of her philosophy express her commitment to female emancipation and her critique of inequality? The thesis starts from the hypothesis that Wollstonecraft, although influenced by both the Rational Dissenters and Rousseau, developed an innovative and unique perspective that transcends the limitations imposed by the philosophical traditions that preceded her. To achieve these objectives, a qualitative approach is adopted, based on three main methodological axes: (1) Bibliographic review, which includes a detailed examination of the major works of Wollstonecraft, the Rational Dissenters, and Rousseau, as well as secondary sources that contextualize these readings; (2) Conceptual analysis, which investigates the core philosophical principles in her work, such as morality, virtue, freedom, and reason; and (3) Comparative analysis, which contrasts her conceptions with those of Rousseau, identifying points of convergence and divergence. The research findings demonstrate that Wollstonecraft constructed a philosophy that, although anchored in the Enlightenment and dissident traditions, breaks with the limitations imposed on women within this intellectual context. Her refutation of Rousseau’s ideal of femininity is exemplary in this regard: by challenging the representations of Sophie and Julie, Wollstonecraft proposes an educational model that emphasizes reason and female autonomy, in contrast to the submission and sentimentalism attributed to women by Rousseau. Furthermore, the thesis reaffirms the need to recognize Mary Wollstonecraft as a full-fledged philosopher. Her work is not limited to social critique or a feminist manifesto but presents a rigorous philosophical structure that engages with central issues in morality, politics, and education. However, the erasure of her figure from the philosophical canon reflects not only a gender bias in the historiography of philosophy but also resistance to her innovative and radical ideas for the time. In the final considerations, it is argued that Wollstonecraft not only denounced the inequalities of her time but also formulated a philosophical and educational project that remains relevant today. Her advocacy of education as a tool for female emancipation is one of the most enduring legacies of her work, resonating in contemporary debates on gender equality, human rights, and social justice. By recovering her intellectual trajectory and integrating her philosophy into academic discourse, this thesis contributes to reaffirming her place in the Western philosophical canon, highlighting her not only as a precursor of feminism but as a thinker essential to understanding the moral and political foundations of modernity.
Palabras clave: Filosofia
Philosophy
Wollstonecraft
Dissidentes Racionais
Rational Dissidents
Rousseau
Feminismo
Feminism
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
Tema: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Cita: SALLUM, Alessandra Carvalho Abrahão. Mary Wollstonecraft: o vicejar, a ruptura e sua filosofia. 2025. 454 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.352.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.352
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47439
Fecha de defensa: 27-ago-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Aparece en las colecciones:TESE - Filosofia

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