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dc.creatorTormena, Laura Bortoleto-
dc.date.accessioned2025-10-15T11:38:06Z-
dc.date.available2025-10-15T11:38:06Z-
dc.date.issued2025-09-18-
dc.identifier.citationTORMENA, Laura Bortoleto. Educação Física no Novo Ensino Médio: implicações pedagógicas a partir da produção acadêmica. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47416-
dc.description.abstractThis study focuses on Physical Education within the context of the New Secondary Education Reform (Novo Ensino Médio – NEM), analyzing its pedagogical implications based on recent academic production. The research aimed to answer the following question: What are the implications of the changes introduced by the NEM for the pedagogical work of Physical Education, as identified in the academic literature? The general objective was to understand the historical, political, and pedagogical foundations of the reform and its effects on the field, supported by a systematization of academic studies. This qualitative research was conducted through a bibliographic review in academic databases and organized into three stages: a survey of general studies on the reform, selection of works specifically addressing Physical Education, and in-depth analysis of the selected studies. The results revealed that the reform, grounded in neoliberal policies, provoked curricular flexibilization, an increase in full-time school hours, and the introduction of formative itineraries, which generated criticism concerning its imposed character and the intensification of educational inequalities. In Physical Education, findings highlighted a reduction in class hours, its partial removal from the mandatory curriculum, and the reduction of subject-specific content, compromising students’ comprehensive education and weakening the pedagogical identity of the discipline. Therefore, the NEM exacerbates educational precarization and demands a critical stance from teachers to develop alternatives that ensure the appreciation of public schools and the preservation of their curricular components.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectReforma Educacionalpt_BR
dc.subjectEducation Reformpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCurrículo Escolarpt_BR
dc.subjectSchool Curriculumpt_BR
dc.subjectTrabalho Pedagógicopt_BR
dc.subjectPedagogical Praticept_BR
dc.titleEducação Física no Novo Ensino Médio: implicações pedagógicas a partir da produção acadêmicapt_BR
dc.title.alternativePhysical Education in the New High School: Pedagogical Implications Based on Academic Researchpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Gislene Alves do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901901852545413pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Marina Ferreira de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450708231672629pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562169347266284pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948417473933216pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática central a Educação Física no contexto do Novo Ensino Médio (NEM), analisando suas implicações pedagógicas a partir da produção acadêmica recente. A pesquisa buscou responder à questão: Quais são as implicações das mudanças promovidas pelo Novo Ensino Médio para o trabalho pedagógico da Educação Física apontada pela produção acadêmica da área? O objetivo geral consistiu em compreender os fundamentos históricos, políticos e pedagógicos do NEM e seus desdobramentos para a área, tendo como apoio a sistematização de produções acadêmicas. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica em bases dados, organizada em três etapas: levantamento de estudos gerais sobre a reforma, seleção de trabalhos específicos (1 tese de doutorado e 7 dissertações, sendo 5 de mestrado profissional e 2 de mestrado acadêmico) da Educação Física e análise aprofundada das produções selecionadas. Os resultados revelaram que a reforma foi baseada em políticas neoliberais, provocou a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária em tempo integral e a introdução dos Itinerários Formativos, que gerou críticas quanto ao seu caráter impositivo e à intensificação das desigualdades educacionais. Na Educação Física, identificou-se redução da carga horária, perda de obrigatoriedade em parte do currículo e esvaziamento de conteúdos específicos, o que compromete a formação integral dos estudantes e fragiliza a identidade pedagógica da área. Portanto o NEM acentua a precarização e impõe uma resistência crítica dos docentes para a construção de alternativas que assegurem a valorização da escola pública e de seus componentes curriculares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.orcid.putcode194385561-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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