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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0387-0736
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Vozes do sul: explorando estudos sobre a avaliação no ensino de línguas em periódicos latino-americanos
Alternate title (s): Voces del sur: una exploración de investigaciones sobre la evaluación en la enseñanza de lenguas en revistas latinoamericanas
Author: Borja, Bruno Chaves
First Advisor: Esqueda, Marileide Dias
First member of the Committee: Loguercio, Sandra Dias
Second member of the Committee: Yamamoto, Márcio Issamu
Third member of the Committee: Leite, Letícia de Sousa
Fourth member of the Committee: Souza, Valeska Virgínia Soares
Summary: As práticas de avaliação impactam estudantes, pais, professores e diretores, embora a magnitude de suas consequências varie conforme o propósito e tipo de instrumento avaliativo utilizado. Ouvir as vozes dos estudantes submetidos a avaliações alinha-se com as teorias decoloniais, pois essas vozes raramente são ouvidas e dificilmente geram mudanças sistêmicas nas práticas avaliativas. Os avaliados são os mais afetados pelas repercussões negativas das avaliações, que afetam sua autoestima e limitam suas oportunidades. Grande parte da produção acadêmica do Sul Global se dirige ao Norte Global, destacando a necessidade de questionar a colonialidade do conhecimento e defender a inclusão de epistemologias do Sul. Este estudo descritivo utiliza indicadores bibliométricos para examinar pesquisas latino-americanas sobre avaliação no ensino de idiomas na base de dados da SCImago. Todas as plataformas acessíveis dos respectivos periódicos foram revisadas para identificar artigos relevantes sobre o tema. Dentre as principais conclusões do estudo, destacam-se, nesses artigos, o Letramento em avaliação por parte do corpo docente e uma mudança gradual rumo a práticas avaliativas mais diversas e qualitativas.
Abstract: Assessment practices impact students, parents, teachers, and principals, although the magnitude of their consequences varies depending on the purpose and type of assessment instrument applied. Listening to the voices of students subjected to evaluations aligns with decolonial theories, as these voices are rarely heard and seldom generate systemic changes in assessment practices. Those evaluated are the most affected by the negative repercussions of assessments, which impact their self-esteem and limit their opportunities. A significant portion of the academic output from the Global South is directed toward the Global North, highlighting the need to question the coloniality of knowledge and advocate for the inclusion of Southern epistemologies. This descriptive study uses bibliometric indicators to examine Latin American research on assessment in language teaching within the SCImago database. All accessible platforms of the respective journals were reviewed to identify relevant articles on the subject. Among the main conclusions of the study, there was a particular concern, in these articles, regarding assessment literacy among teachers, as well as a gradual shift toward more diverse and qualitative assessment practices.
Las prácticas de evaluación impactan a estudiantes, padres, profesores y directores, aunque la magnitud de sus consecuencias varía según el propósito y el tipo de instrumento evaluativo utilizado. Escuchar las voces de los estudiantes sometidos a evaluaciones se alinea con las teorías decoloniales, ya que estas voces rara vez son escuchadas y difícilmente generan cambios sistémicos en las prácticas evaluativas. Los evaluados son los más afectados por las repercusiones negativas de las evaluaciones, que afectan su autoestima y limitan sus oportunidades. Gran parte de la producción académica del Sur Global se dirige hacia el Norte Global, destacando la necesidad de cuestionar la colonialidad del conocimiento y defender la inclusión de epistemologías del Sur. Este estudio descriptivo utiliza indicadores bibliométricos para examinar investigaciones latinoamericanas sobre evaluación en la enseñanza de idiomas en la base de datos de SCImago. Se revisaron todas las plataformas accesibles de los respectivos periódicos para identificar artículos relevantes sobre el tema. Entre las principales conclusiones del estudio, hubo, en dichos artículos, una preocupación especial respecto al alfabetismo en evaluación por parte del cuerpo docente, así como un cambio gradual hacia prácticas de evaluación más diversas y cualitativas.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Ensino de línguas
Decolonização do conhecimento
Vozes dos estudantes
Instrumentos avaliativos
Pesquisa bibliométrica
Evaluación educativa
Enseñanza de lenguas
Decolonización del conocimiento
Voces de los estudiantes
Instrumentos evaluativos
Investigación bibliométrica
Educational assessment
Language teaching
Decolonization of knowledge
Student voices
Aassessment instruments
Bibliometric research
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Letramento
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: BORJA, Bruno Chaves. Vozes do sul: explorando estudos sobre a avaliação no ensino de línguas em periódicos latino-americanos. 2025. 196 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.482.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.482
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47411
Date of defense: 25-Jun-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

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