Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPessoa, Rafael Simplício-
dc.date.accessioned2025-10-14T12:52:32Z-
dc.date.available2025-10-14T12:52:32Z-
dc.date.issued2025-09-22-
dc.identifier.citationPESSOA, Rafael Simplício. To be sem o verbo to be: motivação e afetos em minha trajetória de aprendizado e letramento em língua inglesa. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47407-
dc.description.abstractThis monograph presents an autoethnographic investigation that critically analyzes the English language learning trajectory from childhood to teacher education, focusing on the interrelation between motivation and affects. It is with this intention — to understand, narrate, interpret and, perhaps, transform — that this work is born. By examining my own experience, I seek to contribute to a broader reflection on English teaching in public schools and its potential, limitations, and meanings. Drawing on theoretical frameworks by Dörnyei (1994, 2001, 2005, 2009, 2013), Gardner (1959, 1985, 2010), Ryan and Deci (2000) on motivation, and Spinoza (2009) on affects and conatus, this research employs evocative autoethnography to transform personal experience into an object of study, revealing how different contexts impacted my relationship with the language. The analysis demonstrates a striking contrast: while formal education, grounded in traditional grammar-translation methodologies and repetition, often generated boredom and frustration, informal and playful environments (videogames, music, internet, and films) acted as powerful catalysts for intrinsic motivation and joyful affects, fostering situated and multimodal learning. University education, particularly integrated skills courses and supervised teaching practicum, represented a turning point by introducing innovative multiliteracies pedagogies from scholars such as Rajagopalan (2011), Leffa (2011), Tagata (2014), and Ribas (2007, 2008), reframing English as a living tool for critical communication and social intervention. The study concludes that motivation is constructed and transformed through affective experiences, with educators playing a crucial mediating role in fostering positive experiences. This work advocates for breaking away from traditional decontextualized practices in favor of a pedagogy that values students' cultural universes, integrates technologies, promotes playful learning, and creates engaging environments. Thus, it becomes possible to foster joyful affects and enhance students' intrinsic motivation, contributing to truly emancipatory, inclusive, and transformative English teaching in public schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAfetospt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleTo be sem o verbo to be: motivação e afetos em minha trajetória de aprendizado e letramento em língua inglesapt_BR
dc.title.alternativeTo be without the verb to be: motivation and affection in my learning and literacy journey in Englishpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tagata, William Mineo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2561765490886281pt_BR
dc.contributor.referee1Ribas, Fernanda Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Walkiria Felix-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172452633560047pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta uma investigação autoetnográfica que analisa criticamente a trajetória de aprendizagem de língua inglesa, desde a infância até a formação docente, focando na inter-relação entre motivação e afetos. É com essa intenção — de compreender, narrar, interpretar e, quem sabe, transformar — que este trabalho nasce. Ao olhar para minha própria experiência, busco contribuir com uma reflexão mais ampla sobre o ensino de inglês na escola pública e suas potencialidades, limites e sentidos. Este trabalho se debruça em referenciais teóricos como Dörnyei (1994, 2001, 2005, 2009, 2013), Gardner (1959, 1985, 2010), Ryan e Deci (2000) sobre motivação e Spinoza (2009) sobre afetos e conatus. A pesquisa utiliza a autoetnografia evocativa para transformar a experiência pessoal em objeto de estudo, revelando como diferentes contextos impactaram minha relação com o idioma. A análise demonstra um contraste marcante: enquanto o ensino formal, pautado em metodologias tradicionais de gramática-tradução e repetição, frequentemente, gerava tédio e frustração, os ambientes informais e lúdicos (videogames, músicas, internet e filmes) atuaram como poderosos catalisadores de motivação intrínseca e afetos alegres, impulsionando uma aprendizagem situada e multimodal. A formação universitária, particularmente as disciplinas de habilidades integradas e os estágios supervisionados, representou um divisor de águas. As vivências introduziram pedagogias inovadoras dos multiletramentos de autores como Rajagopalan (2011), Leffa (2011), Tagata (2014), Ribas (2007, 2008), ressignificando o inglês como ferramenta viva para comunicação crítica e intervenção social. Conclui-se que a motivação é construída e transformada por vivências afetivas, sendo o papel do educador crucial como mediador de experiências positivas. O trabalho defende a ruptura com práticas tradicionais descontextualizadas em favor de uma pedagogia que valorize os universos culturais dos alunos, integre tecnologias, promova a aprendizagem lúdica e crie ambientes de engajamento. Dessa forma, é possível fomentar afetos alegres e aumentar a motivação intrínseca dos alunos, contribuindo para um ensino de inglês verdadeiramente emancipatório, inclusivo e transformador na escola pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.orcid.putcode194285179-
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ToBeSem.pdfTCC1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons