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dc.creatorDias, Rafael Fioroni-
dc.date.accessioned2025-10-13T13:22:14Z-
dc.date.available2025-10-13T13:22:14Z-
dc.date.issued2025-09-15-
dc.identifier.citationFIORONI, Rafael. Indígenas e não indígenas: como se transformou historicamente a simbólica da alteridade dos Cayapó meridionais ao longo dos séculos XVIII e XIX. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47387-
dc.description.abstractThis research sought to investigate how the symbolic alterity of the southern Cayapó was historically transformed throughout the 18th and 19th centuries, in the present day Triângulo Mineiro region, northern São Paulo, and southern Goiás, based on contact with non-Indigenous people. The aim was to understand how the historical arrangements of contact relations enabled the appropriation and incorporation of symbolic and material goods of alterities, modifying and redefining the symbolic structure of the southern Cayapó while simultaneously altering the form of contact with non-Indigenous people. To this end, the research focused on analyzing the differential symbolic evaluations of alterities (Mano, 2020), on the one hand, towards Indigenous people and on the other, towards non-Indigenous people, on the place of war and plunder in Kayapó cosmology, on the relations between "practice of structure" and "structure of practice" (Sahlins, 1990), on Kayapó ontological production, and on overcoming the binaries attributed to the Jê models. Through a bibliographic analysis that combined anthropology and history, combined with an ethnographic projection that helped understand the symbolic structures and how the Cayapó cosmological universe operated in practice, it can be inferred that the southern Cayapó were groups that transcended their ethnic boundaries to produce and reproduce their social systems, occasionally redefining their symbolic structures and their different contact policies, enabling adaptations to changing historical circumstances. Thus, their histories and policies have not ended, but are re-enacted in the present.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCayapó meridionalpt_BR
dc.subjectNão indígenaspt_BR
dc.subjectSimbólica da alteridadept_BR
dc.subjectRelações de contatopt_BR
dc.subjectTransformações históricaspt_BR
dc.subjectSouthern Cayapópt_BR
dc.subjectNon-Indigenouspt_BR
dc.subjectSymbolic of alteritypt_BR
dc.subjectContact relationspt_BR
dc.subjectHistorical transformationspt_BR
dc.titleIndígenas e não indígenas: como se transformou historicamente a simbólica da alteridade dos Cayapó meridionais ao longo dos séculos XVIII e XIXpt_BR
dc.title.alternativeIndigenous and non-indigenous: how the symbolic otherness of the southern Cayapó was historically transformed throughout the 18th and 19th centuriespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mano, Marcel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2964635188776824pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Valéria de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1866483167966498pt_BR
dc.contributor.referee2Asnis, Gabriel Zissi Peres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990544770552184pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Robson Antonio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0068480121184829pt_BR
dc.creator.Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa buscou investigar como se transformou historicamente a simbólica da alteridade dos Cayapó meridionais ao longo dos séculos XVIII e XIX, nas atuais regiões do Triângulo Mineiro, norte de São Paulo e sul de Goiás, a partir das relações de contato com os não indígenas. A fim de compreender como as disposições históricas das relações de contato viabilizaram a apropriação e incorporação de bens simbólicos e materiais das alteridades, modificando e ressignificando a estrutura simbólica dos Cayapó meridionais ao mesmo tempo em que se alterava a forma de contato com os não indígenas. Para isso, a pesquisa incidiu na análise das avaliações simbólicas diferenciais das alteridades (Mano, 2020), de um lado aos indígenas e do outro aos não indígenas, no lugar da guerra e do saque na cosmologia Kayapó, nas relações entre “prática da estrutura” e “estrutura da prática” (Sahlins, 1990), na produção ontológica Kayapó e na superação dos binarismos atribuídos aos modelos Jês. Por meio, de uma análise bibliográfica que uniu Antropologia e História, somada à projeção etnográfica que auxiliou no entendimento das estruturas simbólicas e de como o universo cosmológico Cayapó operou na prática. Contudo, depreende-se que os Cayapó meridionais foram grupos que extrapolaram suas fronteiras étnicas para produzir e reproduzir seus sistemas sociais, ora ou outra ressignificavam suas estruturas simbólicas e suas diferentes políticas de contato, tornando possível adaptações diante das conjunturas históricas. E, deste modo, suas histórias e políticas não findaram, mas se reatualizam no presente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENApt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

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