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dc.creatorDevico, Loredana Romano-
dc.date.accessioned2025-10-09T16:59:18Z-
dc.date.available2025-10-09T16:59:18Z-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.citationDEVICO, Loredana Romano. Análise e simulação de tráfego urbano com dados municipais: um estudo de caso na região central de Uberlândia. 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47373-
dc.description.abstractThe growth of the vehicle fleet in Uberlândia has intensified urban congestion in the city's central region. To diagnose this problem and the resulting traffic propagation effect, this work develops an integrated methodology for urban traffic analysis and simulation using real data from the Municipal Transit Department. The approach combines exploratory analysis, Queuing Theory (Little's Law), Markov Chains, and Monte Carlo simulation of a road network. The results from analyzing 12 intersections revealed system saturation 41.7\% of the time during weekdays, with high congestion persistence. Concomitantly, the simulation validated the identified bottlenecks and their impacts on adjacent intersections, demonstrating that, although vehicle turnover (exit rate) is the dominant factor in operational efficiency, the physical capacity of the roadways represents the system's structural constraint. As a practical contribution, the methodology offers an accessible diagnostic tool for medium-sized Brazilian cities, providing a technical basis for urban mobility investment decisions.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimulação de tráfegopt_BR
dc.subjectTraffic Simulationpt_BR
dc.subjectProcessos cstocásticospt_BR
dc.subjectTeoria das filaspt_BR
dc.subjectCadeias de Markovpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectStochastic Processespt_BR
dc.subjectQueuing theorypt_BR
dc.subjectMarkov Chainspt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.titleAnálise e simulação de tráfego urbano com dados municipais: um estudo de caso na região central de Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeUrban traffic analysis and simulation with municipal data: a case study in the central region of Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Couto, Leandro Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9500586005920379pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Fernanda Maria da Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802596562404346pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Renato Aparecido Pimentel da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178445891550640pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7326901553776043pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO crescimento da frota veicular em Uberlândia tem intensificado o congestionamento urbano na região central. Para diagnosticar este problema e o efeito de propagação do trânsito, este trabalho desenvolve uma metodologia integrada de análise e simulação do tráfego urbano utilizando dados reais do Departamento de Trânsito Municipal. A abordagem combina análise exploratória, Teoria das Filas (Lei de Little), Cadeias de Markov e simulação Monte Carlo de rede viária. Os resultados da análise de 12 cruzamentos revelaram saturação do sistema em 41,7\% do tempo durante dias úteis, com alta persistência do congestionamento. Concomitantemente, a simulação validou os gargalos identificados e seus impactos sobre os cruzamentos adjacentes, demonstrando que, embora a rotatividade de veículos seja fator dominante na eficiência operacional, a capacidade física das vias representa o limitante estrutural do sistema. Como contribuição prática, a metodologia oferece ferramenta diagnóstica acessível para cidades médias brasileiras, fornecendo base técnica para decisões de investimento em mobilidade urbana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação

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