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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47373Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Devico, Loredana Romano | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-09T16:59:18Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-09T16:59:18Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-25 | - |
| dc.identifier.citation | DEVICO, Loredana Romano. Análise e simulação de tráfego urbano com dados municipais: um estudo de caso na região central de Uberlândia. 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47373 | - |
| dc.description.abstract | The growth of the vehicle fleet in Uberlândia has intensified urban congestion in the city's central region. To diagnose this problem and the resulting traffic propagation effect, this work develops an integrated methodology for urban traffic analysis and simulation using real data from the Municipal Transit Department. The approach combines exploratory analysis, Queuing Theory (Little's Law), Markov Chains, and Monte Carlo simulation of a road network. The results from analyzing 12 intersections revealed system saturation 41.7\% of the time during weekdays, with high congestion persistence. Concomitantly, the simulation validated the identified bottlenecks and their impacts on adjacent intersections, demonstrating that, although vehicle turnover (exit rate) is the dominant factor in operational efficiency, the physical capacity of the roadways represents the system's structural constraint. As a practical contribution, the methodology offers an accessible diagnostic tool for medium-sized Brazilian cities, providing a technical basis for urban mobility investment decisions. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Simulação de tráfego | pt_BR |
| dc.subject | Traffic Simulation | pt_BR |
| dc.subject | Processos cstocásticos | pt_BR |
| dc.subject | Teoria das filas | pt_BR |
| dc.subject | Cadeias de Markov | pt_BR |
| dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
| dc.subject | Stochastic Processes | pt_BR |
| dc.subject | Queuing theory | pt_BR |
| dc.subject | Markov Chains | pt_BR |
| dc.subject | Urban mobility | pt_BR |
| dc.title | Análise e simulação de tráfego urbano com dados municipais: um estudo de caso na região central de Uberlândia | pt_BR |
| dc.title.alternative | Urban traffic analysis and simulation with municipal data: a case study in the central region of Uberlândia | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Couto, Leandro Nogueira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9500586005920379 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Fernanda Maria da Cunha | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6802596562404346 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Renato Aparecido Pimentel da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5178445891550640 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7326901553776043 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O crescimento da frota veicular em Uberlândia tem intensificado o congestionamento urbano na região central. Para diagnosticar este problema e o efeito de propagação do trânsito, este trabalho desenvolve uma metodologia integrada de análise e simulação do tráfego urbano utilizando dados reais do Departamento de Trânsito Municipal. A abordagem combina análise exploratória, Teoria das Filas (Lei de Little), Cadeias de Markov e simulação Monte Carlo de rede viária. Os resultados da análise de 12 cruzamentos revelaram saturação do sistema em 41,7\% do tempo durante dias úteis, com alta persistência do congestionamento. Concomitantemente, a simulação validou os gargalos identificados e seus impactos sobre os cruzamentos adjacentes, demonstrando que, embora a rotatividade de veículos seja fator dominante na eficiência operacional, a capacidade física das vias representa o limitante estrutural do sistema. Como contribuição prática, a metodologia oferece ferramenta diagnóstica acessível para cidades médias brasileiras, fornecendo base técnica para decisões de investimento em mobilidade urbana. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciência da Computação | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 86 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Ciência da Computação | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AnáliseSimulaçãoTrafegopdf | 5.74 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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