Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47373
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise e simulação de tráfego urbano com dados municipais: um estudo de caso na região central de Uberlândia
Alternate title (s): Urban traffic analysis and simulation with municipal data: a case study in the central region of Uberlândia
Author: Devico, Loredana Romano
First Advisor: Couto, Leandro Nogueira
First member of the Committee: Santos, Fernanda Maria da Cunha
Second member of the Committee: Silva, Renato Aparecido Pimentel da
Summary: O crescimento da frota veicular em Uberlândia tem intensificado o congestionamento urbano na região central. Para diagnosticar este problema e o efeito de propagação do trânsito, este trabalho desenvolve uma metodologia integrada de análise e simulação do tráfego urbano utilizando dados reais do Departamento de Trânsito Municipal. A abordagem combina análise exploratória, Teoria das Filas (Lei de Little), Cadeias de Markov e simulação Monte Carlo de rede viária. Os resultados da análise de 12 cruzamentos revelaram saturação do sistema em 41,7\% do tempo durante dias úteis, com alta persistência do congestionamento. Concomitantemente, a simulação validou os gargalos identificados e seus impactos sobre os cruzamentos adjacentes, demonstrando que, embora a rotatividade de veículos seja fator dominante na eficiência operacional, a capacidade física das vias representa o limitante estrutural do sistema. Como contribuição prática, a metodologia oferece ferramenta diagnóstica acessível para cidades médias brasileiras, fornecendo base técnica para decisões de investimento em mobilidade urbana.
Abstract: The growth of the vehicle fleet in Uberlândia has intensified urban congestion in the city's central region. To diagnose this problem and the resulting traffic propagation effect, this work develops an integrated methodology for urban traffic analysis and simulation using real data from the Municipal Transit Department. The approach combines exploratory analysis, Queuing Theory (Little's Law), Markov Chains, and Monte Carlo simulation of a road network. The results from analyzing 12 intersections revealed system saturation 41.7\% of the time during weekdays, with high congestion persistence. Concomitantly, the simulation validated the identified bottlenecks and their impacts on adjacent intersections, demonstrating that, although vehicle turnover (exit rate) is the dominant factor in operational efficiency, the physical capacity of the roadways represents the system's structural constraint. As a practical contribution, the methodology offers an accessible diagnostic tool for medium-sized Brazilian cities, providing a technical basis for urban mobility investment decisions.
Keywords: Simulação de tráfego
Traffic Simulation
Processos cstocásticos
Teoria das filas
Cadeias de Markov
Mobilidade urbana
Stochastic Processes
Queuing theory
Markov Chains
Urban mobility
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DEVICO, Loredana Romano. Análise e simulação de tráfego urbano com dados municipais: um estudo de caso na região central de Uberlândia. 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47373
Date of defense: 25-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseSimulaçãoTrafegopdf5.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.