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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47298| ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-4999-6833 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Atividades complementares na formação de professores: sentidos, desafios e perspectivas diante das novas diretrizes curriculares |
| Autor: | Lima, Eduardo Henrique de |
| Primer orientador: | Pereira, Francielle Amâncio |
| Primer coorientador: | Tavares Junior, Melchior José |
| Primer miembro de la banca: | Ferreira, Fernanda Helena Nogueira |
| Segundo miembro de la banca: | Tilelli, Cristiane Queixa |
| Resumen: | Este trabalho tem como objetivo avaliar os impactos das Atividades Complementares (ACs) na formação inicial de professores, considerando também o novo cenário estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 4/2024. A pesquisa, de caráter bibliográfico, analisou produções acadêmicas publicadas entre 2014 e 2025, selecionadas a partir de critérios de relevância e aderência ao tema. Foram identificados 11 estudos, distribuídos majoritariamente nas áreas de Ciências Biológicas e Educação Física, enquanto cursos como Química, Física, Matemática, História e Geografia apresentaram escassez significativa de publicações, revelando lacunas importantes na produção científica sobre a temática. Os resultados apontam que as ACs desempenham papel formativo fundamental, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e técnico dos licenciandos, a construção da identidade docente e a articulação entre teoria e prática. No entanto, foram identificados desafios recorrentes, como a sobrecarga curricular que dificulta a conciliação dessas atividades com as disciplinas obrigatórias, além de limitações estruturais das universidades e problemas no processo de validação das horas registradas. Observou-se, ainda, que a maior parte dos trabalhos analisados reconhece as ACs como espaços privilegiados para o protagonismo estudantil e para o fortalecimento da autonomia crítica dos futuros docentes. Diante da nova política educacional que extingue a obrigatoriedade das ACs e prioriza as atividades de extensão, os achados desta pesquisa sugerem que a ausência dessas práticas podem fragilizar dimensões importantes da formação docente, especialmente no que se refere à vivência interdisciplinar, à reflexão crítica e ao vínculo com a realidade da profissão. Assim, a análise evidencia a necessidade de repensar os currículos das licenciaturas, a fim de preservar as contribuições formativas das ACs em diálogo com a extensão universitária. |
| Abstract: | This study aims to evaluate the impacts of Complementary Activities (CAs) on the initial training of teachers, also considering the new context established by Resolution CNE/CP No. 4/2024. The research, of a bibliographic nature, analyzed academic publications released between 2014 and 2024, selected based on criteria of relevance and alignment with the topic. A total of 11 studies were identified, mostly concentrated in the fields of Biological Sciences and Physical Education, while programs such as Chemistry, Physics, Mathematics, History, and Geography showed a significant lack of publications, revealing important gaps in scientific production on the subject. The results indicate that CAs play a fundamental formative role, contributing to the personal and technical development of teaching degree students, the construction of teacher identity, and the connection between theory and practice. However, recurring challenges were identified, such as curriculum overload that makes it difficult to balance these activities with mandatory courses, as well as structural limitations within universities and problems in the process of validating recorded hours. It was also observed that most of the analyzed works recognize CAs as privileged spaces for student protagonism and for strengthening the critical autonomy of future teachers. In light of the new educational policy that removes the mandatory nature of CAs and prioritizes extension activities, the findings of this research suggest that the absence of such practices may weaken important aspects of teacher training—particularly regarding interdisciplinary experiences, critical reflection, and engagement with the professional reality. Thus, the analysis highlights the need to rethink teacher education curricula in order to preserve the formative contributions of CAs in dialogue with university extension. |
| Palabras clave: | Atividades Complementares Complementary Activities; Formação docente Currículos de Licenciaturas; Identidade docente Políticas educacionais para a Educação Superior Teacher Education; Teacher Education CurEducational Policies for Higher Education |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | LIMA, Eduardo Henrique de. Atividades complementares na formação de professores: sentidos, desafios e perspectivas diante das novas diretrizes curriculares. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47298 |
| Fecha de defensa: | 12-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
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