Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47283
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Rodrigo Augusto-
dc.date.accessioned2025-10-03T13:35:43Z-
dc.date.available2025-10-03T13:35:43Z-
dc.date.issued2025-07-03-
dc.identifier.citationMENEZES, Rodrigo Augusto. Ensino de História da Cultura Brasileira Afrodiaspórica para estudantes surdos do 9º Ao do Ensino Fundamental II. 2025. 194 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado Profissional em Ensino de História, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.474pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47283-
dc.description.abstractThe central theme of this dissertation is the Teaching of History of Afro-diasporic Brazilian Culture, and the pedagogical resource developed seeks to promote the inclusion of deaf students in the 9th grade of Elementary School. The main objectives of this dissertation are to promote inclusion through the Teaching of History by presenting material adapted for deaf students and that also serves hearing students since both students occupy the same space in school, to address the History of Afro-diasporic Brazilian Culture, based on representative elements of this culture such as art, religion and rights. To develop the resource, Visual Pedagogy was used, a methodology that involves the use of images for teaching deaf students. The use of images is present in the teaching of history as a way of adding to teaching and in the formation of various forms of reading students and the defense of bilingual education for the deaf, enhancing teaching and inclusion. The pedagogical resource developed proved to be promising, as it was presented to teachers, interpreters and students who liked the result and were able to assimilate the knowledge that was being produced.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectPracticespt_BR
dc.subjectAfrodiaspóricapt_BR
dc.subjectAfro-diasporicpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.titleEnsino de História da Cultura Brasileira Afrodiaspórica para estudantes surdos do 9º Ano do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeTeaching the History of Brazilian Culture Afrodiasporic for Deaf Students in the 9th Grade of Elementary School IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ivete Batista da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852618590034600pt_BR
dc.contributor.referee1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jeanne-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8528187665285090pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2280082345471989pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como tema central o Ensino de História da Cultura Brasileira Afrodiaspórica, sendo que o recurso pedagógico elaborado busca promover a inclusão de estudantes surdos do 9º ano do Ensino Fundamental, os principais objetivos dessa dissertação são promover a inclusão por meio do Ensino de História apresentando um material adaptado para os estudantes surdos e que também atenda aos estudantes ouvintes pois ambos os estudantes ocupam o mesmo espaço na escola, abordar a História da Cultura Brasileira Afrodiaspórica, a partir de elementos representativos dessa cultura como arte, religião e direitos. Para a elaboração do recurso, utilizou-se da Pedagogia Visual, metodologia que envolve o uso de imagens para o ensino dos estudantes surdos, o uso de imagens está presente no ensino de história como forma de agregar ao ensino e na formação das várias formas de leitura estudantes e a defesa do ensino bilíngue para os surdos potencializando o ensino e a inclusão. O recurso pedagógico elaborado mostrou-se promissor, pois foi apresentado à professoras, intérpretes e estudantes que gostaram do resultado e conseguiram assimilar o conhecimento que estava sendo produzido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration194pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.474pt_BR
dc.orcid.putcode193459525-
dc.crossref.doibatchid8b9ecfab-549a-4363-8afb-521ec941290c-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoHistoriaCultura.pdfDissertação230.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons