Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47276
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Síntia Souza-
dc.date.accessioned2025-10-02T17:21:05Z-
dc.date.available2025-10-02T17:21:05Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationRAMOS, Síntia Souza. Prematuridade em bebês negros: implicações para a saúde materno-infantil e o desenvolvimento na primeira infância. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47276-
dc.description.abstractPrematurity represents a significant challenge for neonatal health and child development, as preterm infants are at greater risk of medical complications and difficulties in cognitive, motor, and socioemotional domains. Evidence shows that racial belonging is a determinant for the occurrence of preterm births in Brazil, given the interaction of biological, socioeconomic, and racial factors. In this context, the present study aimed to identify the factors influencing prematurity and to analyze its impacts on the development of Black children during early childhood. A qualitative approach was employed, based on bibliographic research and analysis guided by the historical-cultural perspective. The research was conducted between February and August 2025 in databases such as SciELO, PubMed, and Google Scholar, using the descriptors: maternal and child health and Black women; prematurity and Black children; child development and Black children. Ten articles published between 2015 and 2025 were included. The findings indicate that Black women face a higher risk of preterm birth due to pre existing health conditions, low educational attainment, unequal access to healthcare services, and structural racism. As a result, Black preterm children experience vulnerabilities in physical, cognitive, and socioemotional development, which are further aggravated by socioeconomic barriers and racism. Prevention and intervention strategies include public policies, early stimulation programs, multidisciplinary follow-up, and anti-racist practices that promote equity in maternal and child care. The study highlights the urgent need for integrated actions that are sensitive to racial issues in order to ensure the full and equitable development of Black preterm children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPrematuridadept_BR
dc.subjectPrematuritypt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectCrianças negraspt_BR
dc.subjectBlack childrenpt_BR
dc.subjectRacismo estruturalpt_BR
dc.subjectStructural racismpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.titlePrematuridade em bebês negros: implicações para a saúde materno-infantil e o desenvolvimento na primeira infânciapt_BR
dc.title.alternativePrematurity in Black Babies: Implications for Maternal and Child Health and Early Childhood Developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cirlei Evangelista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263pt_BR
dc.contributor.referee1Cury, Daniel Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605252184105436pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Yara Magalhães dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9238017578078410pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4324366528166204pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA prematuridade representa um desafio significativo para a saúde neonatal e para o desenvolvimento infantil, pois os bebês nascidos apresentam maior risco de complicações médicas e dificuldades no desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional. Pesquisas evidenciam que o pertencimento racial constitui um determinante para a ocorrência de partos prematuros no Brasil, considerando a interação entre fatores biológicos, socioeconômicos e raciais. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a prematuridade, bem como analisar seus impactos no desenvolvimento da criança negra durante a primeira infância. Para sua realização, utilizou-se da abordagem qualitativa, da pesquisa bibliográfica e da análise à luz da abordagem histórico-cultural. A pesquisa ocorreu entre fevereiro e agosto de 2025, nas bases de dados acadêmicas como SciELO, PubMed e Google Scholar, utilizando os descritores: saúde materno-infantil e mulheres negras; prematuridade e crianças negras; desenvolvimento infantil e crianças negras. Foram incluídos 10 artigos publicados entre 2015 e 2025. Os resultados mostraram que mulheres negras enfrentam maior risco de parto prematuro devido a condições de saúde pré-existentes, baixa escolaridade, acesso desigual a serviços de saúde e racismo estrutural. Consequentemente, crianças negras prematuras apresentam vulnerabilidades no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional, exacerbadas por barreiras socioeconômicas e experiências de racismo. Estratégias de prevenção e intervenção incluem políticas públicas, programas de estimulação precoce, acompanhamento multidisciplinar e práticas antirracistas que promovam equidade no cuidado materno-infantil. O estudo evidencia a necessidade urgente de ações integradas e sensíveis às questões raciais para garantir o desenvolvimento pleno e equitativo de crianças negras prematuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsPublicação em Periódicospt_BR
dc.orcid.putcode193386985-
dc.description.embargo2027-09-23-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PrematuridadeBebêsNegros.pdf
  Until 2027-09-23
TCC290.22 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons